Curiosidades

23 de Outubro – Dia do Aviador

23/10/2019
dia-do-aviador

Quem já está no mundo da aviação a algum tempo sabe que no dia 23 de outubro é celebrado o Dia do Aviador!

Mas você sabe o porque desta data? Qual a sua história? Confira neste post!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Por que é o dia do aviador?

Há 113 anos, em Bagatelle, Paris, o 14-bis de Santos Dumont fez um voo de cerca de 60 metros, a aproximadamente 2m do chão, sendo a primeira aeronave a deslizar e decolar utilizando apenas as suas próprias forças, sem nenhuma fonte de impulso externa.

Mais de mil pessoas estavam presentes, com diversos representantes da imprensa de todo o mundo e, puderam testemunhar o primeiro voo (desculpe irmãos Wright) de um avião na história. Esse feito gerou a Santos Dumont a Taça Archdeacon, o primeiro prêmio de aviação do mundo, dado a quem conseguisse efetuar um voo controlado por pelo menos 25 metros com angulo de queda inferior a 14 graus.

O primeiro registro de celebração do Dia do Aviador se deu na cidade de Palmyra, local de nascimento de Santos Dumont, que a essa altura já adotava o nome do Pai da Aviação! Posteriormente, através da Lei n° 218 de 4 de julho de 1936, o Dia do Aviador foi instituído oficialmente.

LEI Nº 218, DE 4 DE JULHO DE 1936

Institui o Dia do Aviador 23 de outubro.

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil:

Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sancciono a seguinte lei:

Art. 1º Fica instituido, no Brasil, o Dia do Aviador que será celebrado em 23 de outubro de cada anno,  providenciando os poderes publicos para que essa commemoração tenha sempre condgna celebração cívica, desportiva e cultural, esta especialmente escolar, e accentuando-se a iniciativa do notavel brasileiro Santos Dumont, quanto á prioridade do vôo em apparelho mais pesado do que o ar.

Sobre o primeiro voo em 23/10/1906

Santos Dumont começou seus experimentos para conquistar os céus com dirigíveis, que ele catalogava por números. Foram 14 ao todo. O chamado Nº 14, de 1905, tinha 41 metros de comprimento, 3,4 de diâmetro, 186 metros cúbicos de hidrogênio e um motor de 14 cavalos-vapor.

Então em 23 de outubro de 1906, sendo o primeiro a desafiar a gravitação terrestre com sucesso, o 14-Bis voou cerca de 60 metros a poucos metros de altura, por pouco mais de 8 segundos para emoção de uma multidão que estava presente em Paris e, viram seu avião decolar sem ajuda externa. Esta conquista levou jornais de todo o mundo a noticiar o voo, marcando para sempre essa data, sendo Alberto Santos-Dumont considerado o primeiro homem a levantar voo por meios próprios em uma máquina mais pesada que o ar.

No mesmo ano, em 12 de novembro, foi estabelecido um novo recorde de distância, com o avião voando pouco mais de 200 metros em cerca de 21 segundos. Nesse voo foram utilizados pela primeira vez os ailerons, sempre com o monitoramento e fiscalização do Aeroclube da França.

Dia da Força Aérea Brasileira

Além de ser o Dia do Aviador, 23 de Outubro também é o dia da Força Aérea Brasileira (FAB), uma das três Forças Armadas do Brasil, a data é, obviamente, uma homenagem a Santos Dumont e ao voo do 14-Bis.

A FAB foi criada em 20 de janeiro de 1941, juntamente ao Ministério da Aeronáutica, na época do então “Estado Novo”, comandado por Getúlio Vargas. O objetivo do governo Vargas era unificar as já existentes aviações militar e naval e torná-las mais sofisticadas e organizadas. Joaquim Pedro Salgado Filho foi o primeiro homem a chefiar esse Ministério. Com a criação do Ministério da Aeronáutica e da FAB, o Brasil investiu pesado na criação de infraestrutura, como bases aéreas.

O uso dos primeiros aviões da FAB teve caráter de patrulha das costas marítimas. Em 1941, o Brasil ainda estava neutro em relação à 2ª Guerra Mundial, mas mesmo assim as recém-criadas bases aéreas foram utilizadas pelos americanos. Em 1942, submarinos nazistas torpedearam navios mercantes brasileiros, o que forçou o Brasil a entrar na guerra ao lado dos americanos e demais aliados. Os primeiros aviões da FAB começaram seus primeiros combates contra os submarinos alemães. Depois, esquadras inteiras foram enviadas para a guerra na Europa.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário