Formação Aeronáutica

Como conseguir o CMA, certificado médico aeronáutico?

fevereiro 6, 2019
Tempo de leitura 4 min

Ingressar na carreira aeronáutica é um sonho desafiador diante de tantos estudos, testes e exames para a formação do profissional. Dentre todos os desafios, o CMA, certificado médico aeronáutico é um dos exames mais rigorosos para quem busca se profissionalizar nessa área.

Por isso, preparamos este artigo para apresentar a você as ferramentas necessárias e todo o processo para obter a certificação, além de mostrar a importância que ela tem e dar o passo a passo de como é possível alcançar o sonho de iniciar suas aulas de voo. Continue a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é o Certificado Médico Aeronáutico – CMA?

O CMA é o documento que indica a aptidão física e mental de tripulantes por meio da realização de diversos exames periciais de saúde. Ele é o passaporte para quem deseja realizar as aulas de voo.

O principal objetivo da certificação é garantir a segurança do voo quando ela se relaciona com problemas de saúde — física ou mental — da tripulação, por isso tem validade específica conforme categoria, idade, classe e função do tripulante.

O que fazer para obter o CMA?

O certificado médico aeronáutico deve ser agendado em clínicas credenciadas e realizado por médicos autorizados a fazer exames periciais. Os médicos podem proceder com os exames de 2ª, 4ª, e 5ª classes, enquanto que as clínicas podem atender todas as classes.

Mas, antes do agendamento é imprescindível ler e assinar o Termo de Responsabilidade – Formulário de Antecedentes Médicos, disponível no site da ANAC, e apresentar o Código ANAC.

Para quem não tem o código, basta acessar o portal da ANAC, fornecer os dados pessoais solicitados e imprimir o número que será gerado automaticamente. Para quem já tem o código ANAC, não é necessário gerar um novo, basta comparecer no dia agendado com um documento de identificação com foto, válido em território nacional.

Após agendamento, a inspeção de saúde pode ser feita na clínica credenciada que realiza tanto os exames como a consulta médica, ou pela marcação de consulta com o médico credenciado que vai solicitar os exames.

A relação dos exames exigidos inclui eletrocardiograma, radiografias, exames odontológicos e análises de sangue laboratoriais, entre outros. A descrição de todos eles está disponível no site da ANAC.

A ANAC não regulamenta o valor cobrado pelas clínicas e médicos credenciados, por isso vale conferir a relação de profissionais disponíveis e comparar os preços dos exames.

Como verificar o resultado?

Após realizar o processo e passar pelo exame de saúde pericial, o resultado do certificado médico aeronáutico estará disponível no site da ANAC em até dois dias úteis.

Caso o candidato discorde do resultado obtido, ainda é possível entrar em contato com o examinador e recorrer junto à Anac. Para isso, é preciso observar o prazo de 30 dias a contar da data de divulgação do resultado de exame de saúde pericial.

Quais os cargos exigem a certificação?

O CMA é categorizado em classes divididas conforme a função desempenhada dentro da aeronáutica. São elas:

  • 1ª classe: pilotos de linha aérea, comercial e privado com habilitação IFR;
  • 2ª classe: piloto privado, mecânico de voo, comissário de voo, operador de equipamentos especiais e piloto de balão livre;
  • 4ª classe: pilotos de aeronave leve e planador; e
  • 5ª classe: piloto remoto de VANT.

A validade do certificado médico aeronáutico depende de cada classe, conforme idade do tripulante, variando de 6 a 48 meses.

O exame médico da aeronáutica é tão temido pelos futuros profissionais porque, de fato, é um processo rigoroso que conta com uma lista extensa de restrições físicas e psicológicas. Porém, com as informações deste artigo, é possível seguir os passos para obter o certificado médico aeronáutico e iniciar a busca por voos mais altos.

Se você gostou deste guia completo de como conseguir o certificado médico aeronáutico e deseja saber mais sobre a promissora carreira na aviação, acompanhe as novidades em nossa página no FacebookTwitter, YouTube, Instagram e LinkedIn.

 

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário