Dicas da Aviação, Economia e Mercado

Como se preparar para entrevista de emprego de piloto?

maio 8, 2019
entrevista-de-emprego-piloto
Tempo de leitura 4 min

A entrevista de emprego de piloto tem algumas particularidades, mas assim como as demais funções e setores, exige que o candidato se prepare para ter sucesso. É preciso saber quais são os principais requisitos analisados, qual o perfil de profissional que a empresa busca, bem como sua história e valores.

Isso é importante, pois, não só o piloto deve atender as necessidades da empresa, mas ela também deve oferecer tudo que o profissional espera de uma contratante — ou seja, deve ser a união perfeita.

Quer saber como se preparar para a entrevista de emprego de piloto para garantir essa sintonia? Listamos neste post algumas dicas estratégicas.

Quais são as principais perguntas de uma entrevista de emprego de piloto?

É comum que o recrutador queira saber quais os objetivos profissionais do candidato e quais as atividades relacionadas a carreira de piloto mais o satisfazem.

Além disso, as expectativas que para o cargo e sua interação com as tendências e novidades do mercado da aviação também podem ser analisadas com algumas perguntas na hora da entrevista. Outros possíveis questionamentos são:

  • Qual seu plano caso não seja chamado para essa vaga?
  • Como você se enxerga profissionalmente e pessoalmente daqui a 5, 10 e 20 anos?
  • Como seus conhecimentos podem ser utilizados para melhorar a experiência dos passageiros?
  • O que você considera mais importante: pontualidade ou eficiência de voo?

Isso garante que a empresa identifique se o candidato está alinhado com a vaga ofertada. Se ele estiver aquém ou acima da proposta, pode ser uma contratação com grandes chances de durar pouco, que tenha falta de comprometimento e de motivação para o cargo.

É sabido que, na aviação, alguns aspectos emocionais podem afetar diretamente o desempenho do piloto e até mesmo seu nível de atenção durante o comando. Ou seja, garantir que ele esteja satisfeito com o cargo que ocupa é primordial para a segurança de voo.

Como se preparar para a entrevista?

Uma entrevista não tem como foco apenas os conhecimentos técnicos, mas também os aspectos comportamentais dos pilotos. Dessa forma, é importante se preparar para ela.

Saiba como se comportar frente ao entrevistador

É preciso mostrar interesse e entusiasmo para a vaga, mas também demonstrar maturidade para o exercício do comando. Por isso, um comportamento que transmita confiança e equilíbrio emocional é fundamental.

Entenda como elaborar um currículo realista e atrativo

Não só as horas de voo são importantes no currículo. Por isso, considere colocar informações e cartas de recomendação de empresas ou contratantes que possam referenciar o conhecimento de voo.

Além disso, outras experiências que não estão diretamente ligadas ao mundo da aviação também podem ser importantes, como a participação em projetos sociais, por exemplo. Isso demonstra o aspecto humano do candidato.

Considere as atitudes que contam a favor do profissional para sua contratação

É importante demonstrar interesse em progredir na carreira, bem como conhecer a história da empresa, quais equipamentos ela opera e rotas que esteja operando. Por isso, estude a companhia, seu marketing, novidades sobre as aeronaves que utiliza, etc. Isso dará mais embasamento para responder as perguntas.

Saber como evitar os erros mais comuns também conta como parte da preparação para a seleção de piloto. A imagem profissional na hora da apresentação e a pontualidade para a entrevista, por exemplo, devem ser impecáveis.

Emitir críticas sobre antigos contratantes, colegas de comando ou dizer que o período de instrução foi cansativo também são falhas que não devem ser cometidas em uma entrevista de emprego de piloto.

O mercado da aviação tem grandes oportunidades, mas é preciso escolher aquela que tem mais sintonia com seu perfil, necessidades, e claro, saber demonstrar suas habilidades para exercer tal cargo com o máximo de eficiência. Ou seja, não tem margens para erros quem quer desenvolver sua carreira.

Aliás, você sabe como anda o mercado da aviação profissional e porque não pode deixar erros bobos eliminarem suas chances de contratação? Leia mais sobre o que esperar do setor da aviação quando se é piloto de avião.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação é só seguir a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário