devo-comprar-um-computador-de-voo

Devo comprar um Computador de Voo?

Tempo de leitura 4 min

Por Alexandre Sales – Piloto Privado de Avião

Com o elevado valor da formação aeronáutica é comum os alunos procurarem economizar onde podem. Até mesmo a opção de estudar de modo autodidata ao invés de em uma escola presencial, é um dos mais famosos modos de economizar para as futuras horas de voo.

Nesse fluxo de raciocínio uma hora o aluno se depara com o Computador de Voo, uma régua de cálculo que pode ser usada em muitos exercícios, mas não é obrigatória, e acima de tudo, esses materiais não costumam ser baratos. Nisso surge a questão: O quão necessário o computador de voo é?

O problema da matéria teórica

É importante entender primeiramente o desafio do aprendizado teórico na aviação. O ponto é que a matéria por si só não é difícil. Os livros são didáticos, os conceitos tem lógica e apenas conhecimentos básicos de matemática são requeridos, algo a nível de ensino médio. O gargalo de aprendizado portanto não é no aprendizado, é na memorização.

Isso significa que o maior desafio do aluno é conseguir se lembrar de tudo aquilo que já entendeu. Ao longo de um estudo de meses, há grandes chances de ele esquecer conteúdos do início do estudo, caso não se atente a fixar o conhecimento através de provas e simulados.

O papel do computador

É nesse momento que o computador de voo se mostra útil. O que ele faz na prática é livrar o aluno de precisar decorar uma série de fórmulas, macetes e esquemas para fazer conversões, cálculos de altimetria e influência de ventos.

Quanto mais o aluno avançar no estudo, mais agradecido ele ficará pela existência do computador, principalmente em Navegação, onde ele mais o utilizará.

Onde as coisas complicam

Algumas pessoas podem notar que certos cálculos do computador poderia ser substituídos pela simples Regra de Três, e isso é fato. Porém para isso ser efetivo o aluno teria de decorar o valor padrão de uma série de medidas utilizadas na aviação, desde algumas simples e frequentes, como quantos metros tem 1 Milha Náutica, até algo mais específico, como a diferença de litragem entre galões americanos e galões imperiais. Quanto mais informações você precisa decorar, maiores são as chances de esquecer algo, e com o computador, muito disso é poupado.

As coisas complicam quando chegamos em cálculos mais avançados, como os de altimetria onde precisamos computar a influência de temperatura e pressão, e também na face dos ventos, ou precisamos entender como um vento influencia o voo da aeronave, ou até descobrir especificamente com que intensidade e direção esse vento flui.

Dependendo do problema, até mesmo o Teorema de Pitágoras precisará ser utilizado. Nada que seja impossível, mas é um enorme contraste saber que esse longo processo poderia ser poupado simplesmente girando os discos do computador de voo.

O investimento pode retornar

equenta black friday

Uma aspecto negativo desse material é ao mesmo tempo algo positivo: Você não o usará para sempre.

Após o aprendizado teórico (tanto o de PP quanto o de PC), você notará que nas aulas de voo praticamente não o irá utilizar, com exceção do planejamento para os voos de navegação. Então em boa parte das aulas práticas de voo, e em sua carreira após formado, dificilmente você computará algo com ele, ainda mais atualmente quando há diversos aviônicos, GPS e aplicativos que fazem boa parte de seu trabalho.

Com isso, caso tenha cuidado com seu material, você pode muito bem o revender se desejar ter o retorno do investimento. Os computadores plastificados requerem maior cuidado, mas os de metal tem uma enorme durabilidade, e seguirão como novos por muitos anos.

O que a ANAC permite

Vale reforçar que a ANAC não permite que você utilize na prova seu celular (nem para calculadora), não tolera folhas com anotações, e também proíbe computadores de voo digitais. São permitidas calculadoras simples, réguas, transferidores, e… O computador de voo.

Então mesmo que você esteja usando durante seu aprendizado um computador de voo virtual, ou algum aplicativo que emule um, saiba que não poderá utilizá-lo no dia da prova.

Com isso, em um momento onde você terá poucas horas para demonstrar todo o conhecimento que adquiriu ao longo de meses, ter com você uma ferramenta que lhe auxiliará em dezenas de cálculos é uma grande ajuda.

O que recomendo

O investimento na formação aeronáutica é pesado e cada centavo de economia conta.

Porém, algo que irá lhe impactar mais que o gasto do computador de voo, é ter dificuldades ou ser reprovado na prova justamente por não tê-lo. Sendo assim eu totalmente recomendo que adquira um.

Não veja como um gasto, pois realmente não é apenas isso. É um investimento, um auxílio na sua aprovação, que lhe dará mais segurança e tranquilidade na prova da ANAC.

Ainda quer economizar?

Caso deseje comprar seu computador de voo na maior loja de aviação do país, insira o código “canalpiloto5” no campo de cupons de desconto, e economize 5% do preço. Suas futuras horas de voo agradecem.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.