dicas-da-aviacao

Dicas Sobre a Carreira na Aviação

Tempo de leitura 4 min

Ser um piloto demanda muito treinamento e estudo, é uma profissão de muita responsabilidade, stress e dedicação. Por isso, estar por dentro do que pode ajudar você nesse processo é muito importante e nesse post vamos te dar algumas dicas sobre a carreira na aviação.

Acompanhe as  dicas que este artigo vai trazer sobre a carreira na aviação e se tiver alguma dúvida ou outras dicas deixe nos comentários.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Dicas sobre a carreira na aviação

Se você quer ser um piloto é importante saber que a carreira de um piloto comercial passa por muito treinamento teórico, em simuladores e claro práticas em horas de voo. Nosso primeiro conselho é se focar muito nos estudos, não apenas para passar na Anac mas se aprofundar no temas exigidos e nos complementares. A sua base de conhecimento se iniciará na teoria então foco nela.

Depois de uma boa base teórica você irá realizar a prova da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e desde que ela passou a ser aplicada pela FGV muitos temas complementares estão sendo requisitados no exame, então dedique parte de seu tempo para estudar além do que cai nos simulados. Leia sobre planejamento, segurança de voo, CRM, direito aeronáutico e outros temas que embora não sejam costumeiros nos simulados online podem te ajudar muito na prova e claro na sua carreira.

Após a prova você precisará fazer 40 horas de voo para poder checar o PP, aqui a nossa dica é pesquisar bastante sobre as escolas que oferecem as horas. Analise as aeronaves, a manutenção, a formação dos instrutores, a homologação da escola na Anac, pesquise com outras pessoas que já fizeram suas horas na instituição e claro estude os preços que variam bastante. Ás vezes compensa pagar um pouco mais caro, ou ir a uma escola mais distante para fazer suas horas de voo.

Outra dica que você já deve ter ouvido falar é sobre o networking, que diz respeito às relações e contatos que você cria ao longo da sua trajetória. Pilotos passam por inúmeros cursos e locais e fazem contatos com muitas pessoas, como pilotos e instrutores, um bom relacionamento pode te abrir muitas portas sobre vagas na aviação, sobre oportunidades de realizar horas de voo e até mesmo para fazer novos amigos e nutrir uma rede de contatos.

Ter bom relacionamento nesses ambientes é essencial para que você consiga obter oportunidades futuramente e ter mais chances de ser indicado para vagas de piloto em empresas tanto no inicio quanto durante toda a sua carreira na aviação.

A próxima dica pode parecer obvia mas é muito importante, foco no seu inglês. No Brasil apenas 5% das pessoas falam inglês e só 1% são fluentes, então você precisa buscar meios de ser um destes para se destacar e crescer na aviação.

Além disso, a quarta dica é para que você se especialize e vá além da formação básica. Existem requisitos para cumprir até poder pilotar um avião comercial, porém, para ter sucesso na carreira de piloto você deve ter excelentes qualificações. Isso quer dizer que você pode investir em estudos além da sua escola, bons cursos de inglês, assistir filmes em inglês sem legenda (ou com legenda em inglês), ler livros, fazer curso online e claro se puder passe um tempo em um país de língua inglesa.

 

Isso vai ser fundamental para conseguir uma boa vaga ou crescer na aviação, conseguir ICAO no mínimo 4, poder fazer voos aos exterior, realizar cursos e treinamentos fora do Brasil e até concorrer a vagas em outros países, não deixe para correr atrás depois, dedique seu tempo e uma parte de seus recursos para seu inglês.

Nossa última dica é pensar em começar pequeno e ir crescendo na sua carreira pois nem todos vão conseguir iniciar sua profissão na Gol, na Azul ou na Latam. Claro que você deve sonhar e buscar as melhores vagas no mercado, mas pense também em começar em pequenas empresas regionais, taxi aéreo, voos de malote, ser um instrutor em aeroclubes e ir conseguindo experiência, horas de voo e melhorando sua formação para estar pronto para os grandes processos seletivos.

A aviação é muito cíclica, com momentos de alta e de baixa na contratação de pilotos, nossa dica é estar pronto para os momentos de alta e se qualificar para estes momentos. Com a pandemia o mundo viveu um momento de baixa, mas a retomada promete ser muito boa e ainda dá tempo de estar pronto para ela.

 

Dessa forma, utilizando essas dicas que foram trazidas ao longo do artigo, você vai ter mais chances de ter sucesso na carreira de piloto e ir além do que muitos pilotos vão, com retornos pessoais e profissionais compensadores e a concretização do seu sonho de se tornar o melhor na sua profissão.

Gostou destas dicas? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.