evolução-dos-aviões

A evolução dos aviões ao decorrer dos anos

Tempo de leitura 2 min

A história da aviação passa por várias inovações e segue em pleno desenvolvimento, cada vez surgem modelos de aviões com tecnologias diversas, mais sustentáveis e econômicos, substituindo modelos anteriores. Neste post vamos abordar um pouco sobre conhece a evolução dos aviões ao decorrer dos anos.

Você vai conhecer um pouco mais sobre a evolução dos aviões, vai conhecer alguns dos principais modelos que deram origem aos aviões que conhecemos atualmente, e descobrir o que o setor da aviação está reservando daqui para frente.

Boa leitura!

A evolução dos aviões

Na história da aviação existe controvérsia em quem, de fato, foi o pioneiro em alçar o primeiro voo. Mas, além disso, existe muita história e evolução ao passar dos anos, entre o século XV com o avião em forma de pássaro de Leonardo Da Vinci e o 14 BIS de Santos Dumont.

No período da Primeira Guerra Mundial, pela primeira vez com utilização em grande escala, os aviões foram atualizados para carregar mais de um piloto e receberam motores com mais potência, ainda não decisivos na resolução da guerra, tiveram importante papel estratégico.

Já o primeiro voo comercial aconteceu em janeiro de 1914 e durou apenas 23 minutos, com um passageiro. Porém, logo depois da Segunda Guerra Mundial é que a aviação comercial decolou e passou a ser feita em grande escala, com maior frequência e acessibilidade.

Um dos primeiros aviões para essa finalidade foi o Boeing 707, em 1958, sendo o primeiro modelo a jato para passageiros. Além dele, em 1960 entraram em cena o Boeing 720, seguido pelo Douglas DC-8 e o Convair 880. Todos, nos EUA.

Depois, outros modelos apareceram com grande potência e maior economia e ingleses, soviéticos, norte-americanos e franceses começaram investir no desenvolvimento de aviões cada vez mais modernos, maiores e com capacidade para centenas de pessoas. Neste época chegaram a ser desenvolvidos os primeiros modelos supersônicos, com velocidade que supera a do som.

Porém, foi no final de 1970 que um dos modelos mais conhecidos até hoje foi criado, o Boeing 747. Além dele, surgiram os modelos Lockheed Tristar L01011 e o Douglas DC-10.

O desafio, atualmente, está em desenvolver aviões mais velozes e econômicos, bem como mais sustentáveis ambientalmente. Modelos como o 737 Max, com capacidade para 172 passageiros e alcance de 7.130km se destacam neste novo ambiente, embora ainda sejam necessários muitos ajustes.

Já o Cessna 408 SkyCourier tem lançamento comercial previsto para 2021, seguido de lançamentos para 2022 e 2023, com o novo A321XLR e 737 MAX 10.

Sendo assim, a aviação pelo mundo todo está sempre em constante evolução, com necessidades cada vez maiores de encontrar meios de transportes mais versáteis e adaptados para as necessidades específicas do mercado da aviação porém com desafios de economia e sustentabilidade.

 

Gostou destas dicas? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.