Formação Aeronáutica

Livros de meteorologia: saiba quais são os mais indicados

30/07/2019
livro-de-meteorologia

Você já deve saber o quão perigosa pode ser uma viagem aérea no meio de uma tempestade, em que turbulências no avião, embora normalmente não sejam motivos de grandes preocupações, podem ser bem assustadoras. Para saber como lidar com esse tipo de situação, é necessário que um piloto entenda bem de meteorologia.

Mais do que requisito para as principais provas da ANAC, conhecer meteorologia é fundamental por questões de segurança e eficiência de voo. Além disso, a meteorologia aeronáutica é de grande utilidade para estabelecer bons planos de voo, evitando ocorrências que sejam, no mínimo, desagradáveis para passageiros e tripulação.

O nosso objetivo é apresentar alguns livros de meteorologia que sirvam de referências para seus estudos de preparação para provas, bem como uma fonte segura daquele aprendizado a mais, que faz toda a diferença entre um bom e um excelente piloto. Se esse é o seu objetivo, siga nessa leitura e descubra quais são os exemplares mais indicados para o seus estudos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Meteorologia para pilotos – Denis Bianchini

A nossa primeira indicação é o livro “Meteorologia para pilotos”, de Denis Bianchini, que apresenta a temática de forma prática e foi criado especialmente para a preparação dos alunos que querem se dar bem na prova teórica da ANAC.

O interessante desse livro é que ele não serve apenas para o curso de pilotos privado, mas também para o curso teórico de piloto comercial. Afinal, aborda todo o conteúdo exigido pela ANAC e também pode servir de referência para pilotos de linhas aéreas. Ele pode ser facilmente encontrado na Bianch Pilot Shop, que é também a editora do livro.

Meteorologia Aeronáutica – Walkir Barros

Outro livro sugerido é o “Meteorologia Aeronáutica” de Walkir Barros, desenvolvido para piloto privado. A obra é concisa e ideal para quem deseja conhecer o assunto, abordando temas como turbulência, formação de gelo em tempestades, circulação de ar, nevoeiros, pressão atmosférica etc. — pode ser adquirida na loja virtual ou física da  Bianch.

Meteorologia para a aviação – Walkir Barros

De mesma autoria que a obra anterior, “Meteorologia para a aviação” foi escrito para atender também a formação de pilotos comerciais e de linhas aéreas. Ele abrange os mesmos conteúdos do livro já citado, porém, com o diferencial de ser mais profundo.

Além disso, o livro também inclui assuntos como altimetria, abordando cálculos para altitude verdadeira. Fala também sobre nuvens de cinzas vulcânicas e expõe um resumo sobre climatologia para as principais rotas de navegação aérea do Brasil.

Vale a pena conferir esses dois livros para obter um conhecimento sólido sobre esse assunto tão vasto e importante para a área.

Meteorologia: Noções Básicas – Ynoue, Ambrizzi, Reboita e Silva

Para quem está dando os primeiros passos no estudo da meteorologia aeronáutica, existem boas opções para o aprendizado da linguagem técnica e também de informações básicas sobre o assunto que podem auxiliar na hora dos estudos, como é o caso da obra “Meteorologia: Noções Básicas” de Rita Yuri Ynoue, Tércio Ambrizzi, Michelle S. Reboita e Gyrlene A. M. da Silva.

Nesse livro, o tratamento dado ao assunto de meteorologia é bem didático e direto, tudo de forma clara e simples para o leitor. Assim, o texto pode servir tanto para quem tem conhecimento mínimo sobre o assunto quanto para aqueles que querem reforçar seus conhecimentos em conceitos básicos de meteorologia.

A obra explora noções como a constituição da atmosfera e avança até mudanças climáticas, fala de pontos como temperatura, pressão atmosférica, padrão global de ventos entre outros, que servem para enriquecer o conhecimento de quem pretende ser um piloto.

Exemplares dessa obra são facilmente encontrados em livrarias físicas e virtuais. Se você está começando é interessante ter esse livro em sua coleção.

Meteorologia Prática – Antônio Gonçalves Ferreira

Para dar uma força, Antônio Gonçalves Ferreira preparou um belo material de estudos com o “Meteorologia Prática” que, por meio de imagens de satélites, os fenômenos atmosféricos são descritos e identificados.

A linguagem é simples e direta, além de fornecer as principais fontes de imagens de satélites. O “Meteorologia Prática” é ideal para aqueles que querem aprender a identificar eventos meteorológicos a partir de representações gráficas, tornando o aprendizado mais prático e completo.

Meteorologia e Oceanografia – Paulo Roberto Valgas Lobo

Embora “Meteorologia e Oceanografia” de Paulo Roberto Valgas Lobo seja bastante técnico e voltado para navegações marítimas, os sete primeiros capítulos são sobre o estudo da meteorologia.

A matéria é exibida de forma prática e com exercícios que visam a interpretação de imagens geradas por satélites. Além disso, conta com um capítulo voltado para a circulação de ar e ventos, assunto de grande importância para a navegação aérea — bem legal, não é mesmo?

Esse livro pode servir de complemento para acentuar a compreensão de conceitos meteorológicos.

Meteorologia – João Baptista Sonnemaker

De João Baptista Sonnemaker, “Meteorologia”  conta com exercícios de múltipla escolha no intuito de preparar seus leitores para as provas da ANAC, além de apresentar códigos aeronáuticos e fotografias coloridas de nuvens. É um livro bem objetivo e prático, preparado para atender as necessidades de quem está se preparando as provas de PP, PC, IFR e PLA.

O autor, bem-conceituado e com larga experiência em observações meteorológicas em aeroportos brasileiros, elaborou o livro com o propósito de fornecer um ensino prático em questões cotidianas, mas sem deixar de lado a íntegra do conteúdo para as principais provas da ANAC.

Códigos e Mensagens Meteorológicas – Walkir Barros

Esse é mais uma obra de Walkir Barros, que contempla de forma sucinta e completa a aplicação da meteorologia em aeronavegação nacional e internacional. O livro traz informações explicativas de códigos, mensagens e cartas de prognósticos meteorológicos utilizados na elaboração do plano de voo.

Para quem se prepara para ser um piloto privado, esse livro é uma grande ferramenta para o aprendizado daquilo que pode ser a sua tarefa diária.

Mais importante do que ter os livros é estabelecer uma programação de estudos, pois, para ser um excelente piloto são necessários conhecimentos em múltiplas áreas da aviação. Os livros de meteorologia apresentados, em conjunto com obras de outras matérias, podem ser a chave para o sucesso nas avaliações da ANAC.

Se interessou em adquirir algum desses exemplares? Então não deixe de visitar o nosso site e comece agora mesmo a montar a sua biblioteca de meteorologia.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais! estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário