Curiosidades

Ozires Silva: entenda sua importância para a aviação

22/05/2019
ozires-silva

O Brasil sempre teve um papel importante na história da aviação, a começar, claro, por Santos Dumont. No entanto, muitos outros episódios marcaram nossa paixão por voar, como a tentativa de Edmond Plauchut, em 1911, e a calorosa recepção dos cariocas, em 1922, quando os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral concluíram a primeira travessia transatlântica. Porém, foi só em 1969 que, de fato, a aviação brasileira se tornaria uma referência internacional e assumiria uma posição insubstituível na história do país: Ozires Silva anunciava a abertura da primeira fábrica de aviões, genuinamente, brasileiros.

É justamente sobre esse último personagem, cofundador da Embraer, que dedicaremos este post especial, contando um pouco de sua trajetória e importância para a aviação que conhecemos nos dias de hoje. Quer conferir? Então, aperte os cintos e embarque nessa viagem com a gente!

Paixão de berço e um acontecimento que desmotivou Ozires Silva

Nascido na cidade de Bauru, interior de São Paulo, em 1931, Ozires Silva sempre foi apaixonado pela aviação. Ainda na juventude, sonhava em seguir carreira como engenheiro aeronáutico, mesmo que ainda não existisse especialização na área no Brasil.

Na década de 40, ao lado de seu melhor amigo Benedito, Ozires Silva se alistou na FAB e iniciou sua carreira militar, até que em 1948, ambos os jovens se tornaram aviadores oficiais. Infelizmente, em 1955, um acidente aéreo separou os amigos.

Ozires Silva seguiria na carreira sem a presença de Benedito e isso o desmotivou a seguir sua paixão pela aviação.

Nascia a primeira empresa de aviação do país

Após essa turbulência na vida de Ozires, o tão sonhado curso de Engenharia Aeronáutica finalmente começou a ser ministrado no Brasil, com a criação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O jovem aviador se tornaria um dos primeiros profissionais graduados pela instituição, em 1962, além de ser convidado a fazer parte do CTA (Centro Técnico Aeroespacial).

Em uma oportunidade única, Ozires Silva recebeu como oficial responsável o então presidente da república Costa e Silva, e falou sobre sua ideia de criar uma empresa de capital misto, que produziria peças e aviões de todos os tipos, revolucionando o setor e a economia do país.

Nascia assim, em 1969, a Embraer, comandada por Ozires Silva e com a produção a todo vapor. Em 75, os primeiros modelos, EMB 110 bandeirantes e o EMB 200 Ipanema, já traçavam os céus brasileiros e enchiam de orgulho um povo que assistia o progresso de seu país.

A Embraer de hoje e sempre

Depois desses feitos, Ozires Silva continuou a ter muitos outros papéis importantes no país, chegando a ser presidente da Petrobrás, da antiga Varig e ministro da Infraestrutura.

Hoje, mesmo não fazendo parte mais da rotina da Embraer, assiste o progresso da empresa se consolidando, cada vez mais, no mercado nacional e expandindo no internacional, com um recente acordo com a gigantesca Boeing.

A história de Ozires Silva, além de inspiradora, é um marco para a história da aviação brasileira e mundial. São poucas as marcas nacionais conhecidas globalmente e que se fazem presentes em todo o mundo como uma referência. A Embraer é uma delas e sempre será motivo de muito orgulho para um país que sempre sonhou em voar alto.

Curtiu o post? Então, compartilhe-o com os seus amigos, aviadores, profissionais e todos aqueles apaixonados por aviões em suas redes sociais.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais! estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário