Quais são as principais diferenças entre comandante e piloto?
Uma dúvida muito comum para quem está começando no mundo da aviação é: qual é a diferença entre piloto e comandante. Muitas vezes, vemos esses dois termos sendo usados como sinônimos, o que acaba causando essa confusão. Nesse texto vamos explicar melhor a diferença entre piloto e comandante.
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que todo comandante é um piloto, mas nem todo piloto é um comandante.
Vamos explicar melhor: piloto é toda e qualquer pessoa que possui as habilidades, capacitação e licenças necessárias para conduzir um avião sejam civis ou militares, profissionalmente ou por lazer.
Já o comandante é o profissional de aviação responsável pelo voo, seus processos e pela segurança dos passageiros.
Diferença entre pilotos e comandante
Ficou claro que o termo piloto é um conceito mais genérico. Ele não indica se o indivíduo atua de forma profissional ou não ou se tem várias horas de voo. Ao aplicar o termo piloto, você está dizendo que determinada pessoa sabe pilotar uma aeronave.
O termo comandante passa uma noção de colocação, posição hierárquica na aeronave e em relação aos demais tripulantes. O posto de comandante é o mais alto na carreira dos pilotos.
Esse profissional tem anos de experiência, mais tempo voando e certificações que comprovam suas habilidades. Sendo assim, ele é o responsável por tudo o que acontece durante um voo, sendo a autoridade máxima do avião.
Por exemplo, o comandante é responsável por seguir todos os protocolos de segurança, mas tem a liberdade de ignorá-los em situações de perigo. Da mesma forma, o comandante é responsável por registrar qualquer morte ou nascimento que venha a ocorrer dentro da aeronave.
Além disso, as obrigações de um comandante são definidas por meio do do ICA 100-12, conhecido como Regras do Ar, estabelecido pelo Ministério da Defesa.
Esse texto determina que o piloto que estiver no comando, é quem tem autoridade para tomar decisões em tudo que for relacionado a aeronave enquanto estiver em vôo. É ele o responsável por garantir a realização da operação conforme as Regras do Ar. Dessa forma, o comandante só pode de “desviar” das regras quando estritamente necessário.
Piloto e Copiloto
Agora que já vimos a diferença entre piloto e comandante, o que difere o comandante e o copiloto? Os dois são profissionais qualificados capazes de pilotar a aeronave.
Nesse caso, a diferença está na experiência de cada profissional. O comandante é o profissional mais experiente a bordo. Já o copiloto não tem a mesma experiência de voo. Tecnicamente, ele está se preparando para se tornar um comandante no futuro.
Isso não quer dizer que ele não pilote a aeronave. Aliás, é praxe nos voos que o copiloto pegue o controle do avião. Sua função é auxiliar o piloto em tudo o que for necessário e assumir a posição de comando se o comandante não estiver em condições de fazê-lo.
Não importa se você é um piloto ou comandante, a Bianchi tem os acessórios certos para você. Visite o nosso site! Acesse nossa loja online!
Gostou deste post? Visite nosso site agora mesmo!
Aproveite e nos siga nas redes sociais no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.
E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com