altura-maxima-aviao

Qual a altura máxima que um avião pode voar?

Tempo de leitura 2 min

Os aviões são máquinas usadas de diversas formas pelo homem. Por exemplo, eles são meios de transporte, ferramentas agrícolas ou armas de guerras. Entretanto, uma curiosidade sempre permeia essas máquinas: qual a altura máxima que um avião pode voar?

Essa é uma pergunta que possui várias respostas. Isso porque, a altura máxima que um avião pode voar é determinada pelo tipo de estrutura e pelo tipo de motor que a aeronave possui.

Sendo assim, é possível encontrar aviões que voam a alguns metros do solo e também aeronaves cujo teto de voo é superior à linha das nuvens.

É preciso ter em mente que voar acima do limite é extremamente perigoso. O esforço exigido da estrutura da aeronave e do seu motor, geralmente levam a um colapso do sistema. Sendo assim, é provável que um acidente grave acabe acontecendo.

Qual a altura máxima que um avião pode voar?

 

Como dissemos, a altura máxima que um avião pode voar difere para cada modelo de aeronave. Sendo assim, vamos mostrar o teto de altitude que alguns modelos podem alcançar.

Os monomotores são os modelos mais simples e leves. Por isso mesmo sua altura máxima é uma das menores entre as aeronaves. Esse modelo de avião é capaz de chegar a 938 metros de altura. Justamente pela sua simplicidade e baixa altitude, esse modelo é muito utilizado no setor agrícola mundial.

Já os modelos dotados de turboélice monomotor possuem uma altura máxima bem maior. Geralmente, sua altura de cruzeiro gira em torno dos 3 mil metros. Entretanto, alguns fabricantes afirmam que sua altitude operacional pode chegar a mais de 7 mil metros.

Piloto Privado ead

Ainda pensando nos modelos turboélice, mas que são bimotores, notamos que a altura máxima que um avião pode voar é de cerca de 6.000 mil metros de altura.

Agora, se pensarmos nos jatos comerciais, a altura máxima que um avião pode voar aumenta consideravelmente. Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante.

Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde. Esse tipo de avião pode chegar a quase 20 mil metros de altura ou 60 mil pés.

Da mesma forma que existe uma altura máxima que um avião pode voar, também existe um teto de altitude para os helicópteros. Esse tipo de aeronave possui uma autonomia menor e, por isso mesmo, não alcança grandes alturas.

A altura máxima alcançada por um helicóptero muda conforme modelo e fabricante, assim como os aviões. Entretanto, a variação entre elas não é tão dispare. Sendo assim, a altura máxima de um helicóptero varia entre 5.700 e 6.500 metros de altura.

É importante destacar que os modelos que conseguem atingir maiores altitudes são os modelos de combate, como o Apache, helicóptero de combate do exército americano.


Acesse nosso site e fique por dentro das novidades e das curiosidades do mundo da aviação.

Aproveite e nos siga nas redes sociais no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.

E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.