Review de Produtos

Review SPOT GEN3

10/06/2019
spot-gen3
Tempo de leitura 5 min

Quando pensamos em voar, a primeira palavra que vem em nossa cabeça é “Segurança” e para que possamos nos sentir mais seguro, existe o Spot Gen3! Se você ainda não o conhece, se liga nesse post e saiba mais.

Já imaginou estar perdido? Perdido de verdade, no meio do nada, em uma ilha deserta, em uma mata fechada, em um lugar em que seu celular não pega, não se ouve nenhum carro e ninguém irá passar por lá tão cedo, o que você faria?

Bem se você já assistiu ao filme 127 horas, ou a documentários da Discovery, já deve ter percebido que esta não é uma situação muito fácil de superar e de sobreviver. No entanto talvez você consiga, apertando 1 botão!

Sobre localizadores pessoais

Se você chegou nesse post sobre o Spot Gen3, provavelmente pratica esportes de aventura, é um piloto de avião ou costuma visitar locais remotos em todo o mundo. Então sabe como pode ser desesperador estar perdido.

Um localizador pessoal é uma garantia de segurança, um backup caso algo inesperado ocorra, funcionam via satélite e com isso garantem um sinal de qualidade em quase todo o planeta. Eles podem ter uma série de função, desde um simples rastreador, até uma comunicação completa por telefone e acesso à internet!!

Procurando em lojas na internet, ou em sua cidade, você verá uma série de modelos de rastreadores, desde os mais simples até os mais completos. No entanto, se o objetivo dele é trazer segurança, nada melhor do que escolher uma marca de confiança, um produto certificado pela Anatel, (para os pilotos de avião ele também é reconhecido pela ANAC) e que tem os seus próprios satélites distribuídos em todo o mundo!

O que faz o SPOT Gen3?

Basicamente ele é um rastreador e comunicador com um CHIP que que determina sua localização e a envia com suas mensagens para os satélites de comunicação.

Estes satélites retransmitem as mensagens para antenas satelitais específicas ao redor do mundo, e estas retransmitem para as redes comerciais mais próxima.

Com isso você consegue enviar a sua localização para seus contatos cadastrados, mensagens personalizadas e pedir socorro para a equipe da SPOT Gen3, que irá acionar as autoridades responsáveis de acordo com a sua localização e cuidará do seu resgate.

Sou piloto de avião, preciso de um SPOT?

Se você é um piloto de avião deve estar se perguntando, eu preciso do SPOT Gen3? Provavelmente as aeronaves que você voa já contam com um ELT, obrigatório na maioria dos aviões civis a mais de uma década. No entanto, lembre-se que muitos proprietários de aeronaves não mantém as revisões em dia e falhas podem existir em qualquer equipamento, e, assim como muitos gostam de ter um GPS reserva ou um rádio extra em caso de falhas, o SPOT Gen3 será o seu backup em caso de qualquer problema com o ELT.

Além disso o SPOT Gen3 comunicará a SPOT que irá providenciar o resgate, além de comunicar os seus contatos de segurança para eles saberem que você está bem e precisa de ajuda.

Deste modo sua localização será compartilhada com diversos órgãos e pessoas e todas elas poderão contribuir em seu resgate.

Ele é autorizado pela ANAC?

Sim, de acordo com a PORTARIA Nº 3.775/SPO, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018, a ANAC autorizou o uso do SPOT como dispositivo similar nos termos do parágrafo 91.207(j) do RBHA 91. Conforme regras abaixo:

Art. 1º Autorizar o uso do SPOT como dispositivo similar ao PLB (personal locator beacon), para efeito de cumprimento do parágrafo 91.207(j) do RBHA 91, desde que: I – o operador mantenha a vigência da assinatura anual corrente; e II – a utilização seja sempre com o modo “tracking” ativo. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor em 1º de janeiro de 2019.

Quais os diferenciais do SPOT Gen3?

Neste ponto você já deve ter percebido o quão importante são os localizadores pessoais, e como eles podem salvar vidas, mas qual o diferencial do SPOT Gen3 para os demais?

Em primeiro lugar precisamos destacar que ele não é só um localizador pessoal, e sim um comunicador pessoal. Ele irá funcionar sim como um rastreador, mas também irá emitir sinais personalizados para pessoas pré-cadastradas, ou seja, ele não irá apenas informar o sinal, mas informará o tipo de emergência que você cadastrar. Podendo cadastrar até 10 celulares e e-mails.

Fora isso ele faz a função normal de compartilhamento de localização, mesmo aonde celulares e outros dispositivos não funcionam, emitindo sinais entre 2,5 minutos e 60 minutos, de acordo com a sua necessidade.

E finalmente ele tem uma opção de S.O.S, com certeza a função que mais fará a diferença para você. Com ela você não precisa que alguém entenda que está em perigo, que sofreu um acidente ou que receba a sua mensagem. Em situações extremas o botão S.O.S aciona uma assistência internacional para te ajudar. Sim, não importa aonde esteja, a central GEOS recebe um chamado, entra em contato com seus contatos de emergência e coordena o seu resgate junto as autoridades responsáveis pelo resgate em sua localização.

 

Você encontra o SPOT Gen3 na Bianch Pilot Shop com o melhor preço do mercado e a pronta entrega.

Se quiser ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, é só seguir a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

1 comentário

  • Avatar
    Responder Sergio Bassi 12/06/2019 at 19:01

    Artigo bem escrito e fundamentado. A autorização da ANAC para o uso do SPOT em substituição ao ELT ou PLB é exclusiva para Planadores, Aeronaves Leves Esportivas, Aeronaves rebocadoras de planador, Aviões de Acrobacia, Aviões lançadores de paraquedistas e Aeronaves voltadas para o aerodesporto em geral conforme o texto abaixo do RBHA 91.207(j).
    ” Somente é permitido operar um planador, aeronave leve esportiva, rebocador de planador, aeronave de acrobacia, aeronave lançadora de paraquedista ou aeronave voltada para o aerodesporto em geral, se existir um ELT de qualquer tipo, um PLB (personal locator beacon), ou outro dispositivo similar autorizado pela ANAC a bordo da aeronave.”

  • Deixe um comentário