C-130-Hercules

Saiba mais sobre o Lockheed C-130 Hercules

Tempo de leitura 2 min

Há quase 68 anos, em 23 de agosto de 1954, o primeiro avião militar da família C-130 (o Lockheed C-130 Hercules) fazia seu voo de estreia na Califórnia, Estados Unidos, ainda como um protótipo, conhecido como YC-130. Dois anos mais tarde, no dia 9 de dezembro, o modelo passou a ser usado pela USAF (United States Air Force, ou Força Aérea dos Estados Unidos em tradução para o português).

De lá para cá, o avião da fabricante Lockheed (atualmente Lockheed Martin) ganhou o mundo, sendo hoje utilizado em todos os continentes. Quer saber mais sobre esse modelo e todas as suas características? Continue lendo esse post e descubra tudo o que você precisa saber sobre o Lockheed C-130 Hercules. Confira a seguir!

 

Lockheed C-130 Hercules: características e vantagens

O modelo conhecido como Lockheed C-130 Hercules é um avião militar que tem como principal função o transporte aéreo global de carga e tropas, com capacidade útil de 33 mil quilos. Isso significa que o modelo pode comportar, por exemplo, 92 passageiros ou 64 paraquedistas ou dois veículos blindados do tipo M-113. A aeronave pode transportar até mesmo helicópteros utilitários.

Hoje, porém, o modelo desempenha também outros papeis importantes graças ao seu design flexível, tais como o reconhecimento climático, o combate a incêndios, a evacuação aero médica e o reabastecimento aéreo, além de sua forte atuação em missões de busca e salvamento.

Devido às suas principais características e ao fato de que pode decolar e pousar em pistas pequenas, rudimentares e até mesmo improvisadas, inclusive na areia e no gelo, ele tem sido bastante utilizado nas forças armadas da maioria dos países, seja em missões civis, militares ou de ajuda humanitária. Aliás, aeronaves desse modelo costumam ser as primeiras a chegar a um local com problema.

No Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) já operou 29 aviões C-130 em missões como reabastecimento em voo, transporte de tropas e carga e no Programa Antártico Brasileiro.

lockheed-C-130
lockheed-C-130

Por falar nas características do C-130 Hercules, abaixo estão listadas as principais no que se refere à estrutura física do avião:

• Quatro motores turboélices do tipo Allison T56-A-15;

• Potência de 4.590 cavalos de potência por motor;

• 29,80 metros de comprimento;

• 40,4 metros de envergadura;

• 11,6 metros de altura;

• Velocidade máxima de 592 quilômetros por hora;

• Teto máximo de 10.060 metros;

• Razão de subida de 9,3 metros por segundo;

• Um radar AN/APN-241 para navegação e clima.

Um C-130 Hercules custa em torno de 30 milhões de dólares, ou aproximadamente 162 milhões de reais. Quanto à tripulação, ele é capaz de comportar cinco pessoas, sendo dois pilotos, um encarregado de carga, um navegador e um engenheiro de voo.

A família C-130 é, sem dúvida alguma, uma das mais utilizadas no mundo. Além de ser reconhecida por atributos como durabilidade e confiabilidade, ela detém o recorde histórico do mais extenso ciclo de produção de modelos aeronáuticos militares. Para se ter uma ideia, até 2015 já foram produzidos mais de 13 mil unidades.


Gostou deste post sobre o Lockheed C-130 Hercules? Visite nosso site agora mesmo!

Aproveite e nos siga nas redes sociais no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.

E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.