Formação Aeronáutica

Simulador de voo: saiba tudo sobre os produtos da Bianch!

janeiro 18, 2019
Tempo de leitura 6 min

Estudar aviação, em qualquer parte do mundo, é coisa para poucos, seja por causa dos valores altos das aulas práticas, seja devido às exigências das provas teóricas para obtenção das carteiras de piloto privado ou comercial. Hoje, graças à tecnologia, podemos nos preparar melhor para essas fases, por meio do simulador de voo.

Os softwares se tornam essenciais para o treinamento dos futuros pilotos — e mesmo dos já experientes, em alguns casos. Pensando nisso, a Bianch apresenta em seu catálogo os mais completos programas e acessórios de simulação usados por grandes companhias áreas.

Se você precisa de treinamento ou estudo completo para utilizar um software do tipo, pode usar livros, workshops e tutoriais para ajudar nessa empreitada. Continue acompanhando o artigo e conheça as vantagens desse treinamento virtual, capaz de te colocar em diversas situações de voo com apenas alguns cliques. Boa leitura!

Como o simulador de voo pode ajudar na formação do piloto?

Ao usar a simulação, o aluno pode conhecer o avião de forma mais dinâmica e tranquila. Em uma situação real, o reconhecimento é feito rapidamente, o que pode atrasar o desenvolvimento do estudante.

No ambiente virtual, você consegue saber como um instrumento tem relação com os outros e identificar qual deles pode ser perdido sem que toda a operação seja prejudicada. Abaixo, listamos mais algumas vantagens proporcionadas pelo simulador de voo.

Ambientação do voo

Contar com um simulador ajuda também na ambientação do voo prático. Por mais que o aluno tenha um bom conhecimento teórico, desenvolvido por curiosidade ou pelas aulas durante o curso, é importante conseguir identificar onde ficam os instrumentos, como fazer os procedimentos e seguir as regras de tráfego aéreo. Tudo isso trará mais familiaridade para o estudante quando ele estiver diante da sua primeira experiência real.

Quando alguém chega na escola de aviação para sua aula prática inicial com uma noção de como se usa o avião, essa pessoa já terá agilizado todo o processo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Economia para sua formação de piloto

Atualmente, é necessário ter 150 horas de voo para trabalhar como piloto — e elas não são baratas. No início do curso, cada hora pode chegar a custar R$ 500,00 nas aeronaves mais básicas do aeroclube. Em algumas situações durante o curso, o aluno passa por uma aula com duração de 4 horas.

Já no final, quando se pilota uma aeronave mais robusta, a hora de voo pode chegar a R$ 1.500,00. Por isso, é importante que o estudante chegue para as primeiras aulas práticas já ambientado com o avião no qual ele terá aula.

Redução dos erros

Antigamente, os alunos só tinham contato com livros relacionados ao controle do avião. Com isso, a possibilidade de erros era maior, pois a teoria pode ser bem diferente da prática na aviação, sobretudo quando o estudante só passa a conhecer os controles do seu avião na primeira aula prática.

Com a chegada dos simuladores, os erros aparecem com menos frequência, uma vez que o aluno pode ter acesso a réplicas idênticas de todos os controles do avião e noções básicas para enfrentar situações de naturezas diversas.

Facilidade em procedimentos de emergência

Não é necessário aguardar momentos na vida real para que você saiba como colocar em prática o que aprendeu durante as aulas teóricas. Sendo assim, o simulador ajuda na realização de treinamentos específicos para cada emergência, pois mostra para o aluno onde ele encontra mais dificuldades, desde a aproximação até os procedimentos IFR.

Além disso, cada um desses exercícios conta com um checklist diferente e que precisa ser memorizado. Quando o estudo é feito via simulador, todo esse procedimento de checagem fica mais fluido e prático.

Quais são os simuladores de voo encontrados na Bianch?

Hoje, existem dois simuladores de voo que mais se destacam no mundo. Ambos oferecem uma gama de aviões de pequeno, médio e grande portes, com turboélice ou motor a jato, helicópteros de todos os tamanhos, entre outras possibilidades. Veja quais são eles a seguir.

Flight Simulator

O simulador da Microsoft é um dos mais elogiados e tradicionais do mercado. A última atualização desse simulador foi em 2012, mas ele oferece missões de vários níveis, que colocam o futuro piloto em situações que vão desde um pouso forçado até uma pane seca, passando por uma corrida aérea da Red Bull.

Também conta com o modo multiplayer, por meio do qual o usuário pode trabalhar como controlador. Ótima oportunidade para treinar a fraseologia padrão da aviação e entender como funcionam os procedimentos de pouso, decolagem e taxiamento.

Na Bianch, um dos primeiros materiais feitos é justamente ensinando a usar um simulador. O livro “Aprendendo a Voar no Flight Simulator”, de Denis Bianchini, é focado no simulador da Microsoft.

X Plane

Por ser considerado o mais fiel à física do voo real, o X Plane é o simulador usado por praticamente todas as empresas do ramo. Anualmente atualizado, o software passa por constantes reformulações na imagem, nos controles e na física, tornando-se uma ferramenta muito eficaz para o treinamento. O programa foi desenvolvido pela Laminar Research e lançado pela Aerosoft.

A nova versão do simulador — X Plane 11 — inclui momentos de realidade virtual. Porém, a função ainda está em fase beta. Com esse módulo, o usuário pode ter maior interação e manobrabilidade com a aeronave. Alguns ajustes ainda estão sendo feitos, mas já é possível contar com essa novidade.

Quando se trata de um simulador, é importante deixar claro que ele não um é jogo. Os simuladores profissionais, como os que a Bianch oferece, trazem a possibilidade de o aluno que ainda não sabe como manusear um avião na prática chegue em sua primeira aula reconhecendo os elementos do painel.

Mesmo com livros, tutoriais e vídeos, é fundamental que o aluno tenha em mente o seguinte: independentemente de ter um bom desempenho virtual, a habilidade para pilotar uma aeronave de verdade só será atingida plenamente por meio da prática em campo.

E aí, o que você acha de começar a investir no simulador de voo para se preparar e se tornar um piloto melhor? Acesse a nossa seção de simuladores na loja Bianch e comece sua preparação agora!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário