tempo-piloto-aviao

Quanto tempo leva a formação de um piloto de avião?

Tempo de leitura 3 min

A profissão de piloto de avião e helicóptero é sem dúvida uma das mais apaixonantes que existem, muitos sonham com ela desde criança mas o caminho até atingir o topo da profissão demanda muito estudo e experiência. Uma vez qualificado na área, os piloto tem uma boa remuneração, bem acima das médias salariais do Brasil, além da possibilidade de voar  em outros países.

Diante disso, muitas pessoas têm o desejo de se profissionalizar na área. No entanto, a dúvida mais comum entre elas é quanto tempo leva para se tornar um piloto de avião. É também a sua? Então, continue a leitura e tome conhecimento disso!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Piloto privado (PP)

Para se tornar um piloto privado, é necessária a aprovação nas provas teóricas e práticas, no entanto para a parte teórica não é necessário realizar um curso em uma escola (embora seja recomendado), podendo o aluno ir direto para a prova.

Caso opte por realizar o curso teórico, ele tem uma duração que varia entre dois a seis meses, a depender da escola de aviação civil. Reforçamos que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) permite que o candidato realize seus estudos em casa.

Quanto ao curso prático, ele pode contar com uma durabilidade média de 60 dias, ou seja, dois meses. Nesse caso, o curso prático exige o cumprimento de uma determinada quantidade de horas (35/40 horas) para que o candidato possa conduzir aeronaves.

Assim, pode-se afirmar que para se tornar piloto nesta qualidade é preciso respeitar um período temporal de mais ou menos 8 meses. Este é o cenário mais otimista, considerando que o aluno já possui o dinheiro necessário para as aulas práticas.

 

Piloto comercial (PC)

Caso você deseje se tornar piloto de avião comercial, é preciso seguir, basicamente, o mesmo caminho que foi mencionado anteriormente. O curso teórico, pode ser feito na modalidade intensivo (45 dias) ou regular (120 dias) e é necessário já estar aprovado no PP para fazer a prova do PC junto a Anac. No entanto, o curso de PC pode ser iniciado antes de finalizar o PP, apenas a prova que demanda a aprovação prévia no Piloto Privado

Quanto ao curso prático, a duração do tempo é maior, podendo ser entre 12 e 24 meses.

Assim, podemos dizer que para se tornar piloto de avião comercial você pode levar um tempo que varia entre 1 e 3 anos, dependendo muito da disponibilidade de tempo e dinheiro para realizar as horas de voo.

Porém, é importante destacar que outras exigências podem ser solicitadas pelas escolas, de sorte que assim o tempo de duração do curso aumentará.

Quantidade de horas em voo

Para se destacar e conseguir boas vagas de trabalho, é preciso não apenas ter curso teórico e prático, mas também experiência, ou melhor, uma boa quantidade de horas em voo.

Nesse contexto, cabe destacar que, hoje, a maioria das companhias aéreas ao realizar um processo seletivo para o posto de piloto de avião, a primeira coisa que olham é se o candidato conta com larga experiência em voo. Assim, correr atrás de experiência é fundamental. Como o valor das horas de voo é muito elevado e a exigência das cias aéreas varia de 300 a 500 horas (pelo menos) o ideal é iniciar em empresas menores para adquirir experiência.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.