Formação Aeronáutica

Quais os tipos de computador de voo?

janeiro 31, 2019
Tempo de leitura 6 min

Se você já começou ou está pensando em começar o curso teórico para se tornar um piloto privado­ (PP), certamente já ouviu falar do computador de bordo. Essa ferramenta, apesar de não ser obrigatória, é fundamental para uma boa formação, podendo auxiliá-lo durante o curso e durante a prova da ANAC.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto e acertar na escolha do computador de voo ideal, é só continuar a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é um computador de bordo?

Mas afinal, o que é o computador de bordo? Apesar de levar o nome computador, o componente não tem nada de eletrônico. O instrumento serve para auxiliar e resolver os principais cálculos de navegação, adaptados de uma régua utilizada na engenharia. Ele é capaz de calcular velocidade, tempo, distância, consumo de combustível, velocidade aerodinâmica, altitude, densidade etc. Além disso, pode converter algumas unidades de medida.

Ele apresenta duas faces, sendo uma delas responsável pelos cálculos e a outra, pelos componentes do vento. Não se preocupe: tudo isso será ensinado durante o curso teórico. Mas você sabia que existem diferentes tipos de computadores de voo? Cada um tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Quais os tipos de materiais usados na fabricação de um computador de voo?

Os preços de computadores de voo podem variar bastante por conta do material de fabricação. Você pode encontrar, basicamente, três materiais nos computadores: papelão, PVC e metal. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada um?

Papelão

Os modelos de papelão plastificados costumam ser bastante populares. Até 2010, o modelo E6B da Jeppesen era um dos mais vendidos. Esse é um dos computadores de bordo que, por ser feito de um material não tão frágil, que é o papelão, é mais fácil de ser transportado.

Porém, não pode ser exposto à umidade e altas temperaturas, pois isso pode detoná-lo. Cuidados para que ele não rasgue também são essenciais para garantir uma maior durabilidade.

PVC

Os computadores de voo de PVC são bastante utilizados por serem os mais baratos disponíveis. Sua maior desvantagem talvez esteja no próprio material, que é rígido, o que o torna suscetível a trincas e quebras. Assim com o de papelão plastificado, os computadores de PVC podem ficar descalibrados quando expostos a altas temperaturas.

Metal

Dizem que um computador de voo de metal é para a vida toda. Mas, embora seja feito de um material mais resistente, também exige alguns cuidados especiais para que não sofram com ferrugem e oxidação. É o computador de voo mais preciso disponível no mercado.

Os computadores de navegação metálicos costumam ser bem mais caros do que os mencionados, podendo ter variações de até 100% no preço. Porém, é possível encontrar boas promoções desse tipo de produto.

Quais os formatos de computadores de voo disponíveis?

Existem dois principais formatos de computadores de voo disponíveis no mercado. O primeiro e mais comum é o de régua, que tem duas partes:

  • a circular giratória, com duas faces (uma para conversões de altimetria, temperatura e velocidade, e outra para o cálculo das componentes de vento);
  • a parte separável, utilizada, principalmente, nos cálculos de velocidade, com diferentes limites em cada face.

O segundo é o computador de voo circular, que não conta com essa régua separável do anterior, e os cálculos de velocidade de vento ficam limitados apenas à parte circular, o que torna esse design um pouco limitado. A vantagem é sua praticidade, pois seu tamanho reduzido permite que ele seja transportado mais facilmente.

Os cursos de piloto privado, porém, utilizam o primeiro tipo de computador que apresentamos aqui, mas vale a pena conferir quais outros você pode utilizar se preferir. Tanto o modelo de régua quanto o modelo circular são aceitos pela ANAC para a realização da prova.

Em quais idiomas estão disponíveis?

A maioria dos computadores de voo que você encontra por aí estão em inglês. Dominar essa língua é fundamental para quem quer trabalhar na área de aviação, pois boa parte dos instrumentos e materiais didáticos se encontram nesse idioma. Além disso, a comunicação com torres de comando fora do país também será feita em inglês.

Mas tudo bem se você ainda não o domina. Você pode ir trabalhando nisso durante sua formação. Se você se sentir inseguro, é possível encontrar alguns computadores de bordo em português, geralmente feitos de PVC.

Existem computadores de voo digitais?

A tecnologia está avançando cada vez mais. Na realidade, todos os cálculos do computador de voo já são feitos de maneira eletrônica e automática pelas próprias aeronaves (mas isso não retira a responsabilidade do piloto saber realizá-los manualmente em caso de necessidade).

Para alegria de alguns, já existem computadores de voo digitais, que funcionam como uma calculadora. Eles são bem mais caros do que qualquer outro que apresentamos aqui, porém, bem mais funcionais. Contudo, eles não são aceitos na prova da ANAC, e isso deve ser levado em consideração caso você esteja pensando em adquiri-lo.

Qual a melhor opção?

Você já conheceu os tipos de computador de voo disponíveis. Agora, qual é o melhor? Existe alguma marca específica recomendada? É verdade que a qualidade varia de fabricante para fabricante?

A Jeppesen Sanderson é uma das principais fabricantes desses instrumentos de navegação, que já fabricou seus computadores em diversos locais. A qualidade do acabamento dos instrumentos varia um pouco se compararmos aos modelos fabricados em diferentes localizações.

Outras boas marcas de fabricantes são a Asa2FLy e a própria Bianch, que fornece produtos nacionais com ótima qualidade e preço bastante acessível. E por serem instrumentos brasileiros, o idioma da interface é o português.

É importante ressaltar que a escolha do fornecedor faz toda a diferença. Produtos de baixa qualidade causam variações e imprecisões. É óbvio que você não reprovará na banca por diferenças mínimas de cálculo, mas já que é para comprar um computador de voo, por que não investir em um que terá maior durabilidade? Você poderá até vendê-lo ao final do curso, se ele estiver em boas condições.

O computador de voo é ferramenta essencial na formação do piloto. Agora que você já sabe os tipos existentes, é só escolher o que melhor se encaixa no seu orçamento. Deixamos como opção, este computador de voo em PVC (e em português). Não deixe de conferir!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário