Formação Aeronáutica

4 acessórios para aviação que são indispensáveis

dezembro 20, 2018
acessórios para aviação
Tempo de leitura 3 min

Não importa quão moderna seja uma aeronave, alguns acessórios para aviação continuam sendo indispensáveis e outros, verdadeiros talismãs para os pilotos. São seus melhores amigos desde o curso de formação e garantem o sucesso do voo, do seu planejamento a execução.

Todo piloto conhece ou tem uma história com um desses equipamentos. O computador de voo que salvou na hora da prova da ANAC, ou o fone de ouvido de qualidade que só quem já voou em um monomotor barulhento sabe dizer o quanto ele é bem-vindo e impossível de ser compartilhado.

Fizemos uma lista com os quatro acessórios indispensáveis da aviação. Confira quais são eles e se você também tem uma história para contar sobre eles.

1. Computador de voo

Companheiro de todas as aulas de navegação, os modelos tradicionais de computador de voo podem até estar longe de serem tecnológicos, mas com certeza, têm muitas possibilidades de cálculos e soluções.

Movimentando suas faces é possível fazer conversões e cálculos de altimetria, altura e ventos. Modelos digitais, os cálculos de navegação também são consideravelmente melhorados, garantindo que as fórmulas matemáticas não tenham que ser decoradas.

2. Régua para navegação

Agora imagine a cena, uma carta de voo aberta no cockpit de um monomotor. Como fazer uma medição segura sem uma régua de navegação flexível, não é mesmo?

Além de sua elasticidade, porém, é preciso lembrar que ela é desenvolvida especificamente para esse propósito e tem escalas de 1:1.000.000 Milhas náuticas (MN) e Quilômetros (KM).

3. Fone de ouvido ou headsets

Suas funcionalidades são simples: proteção auditiva e comunicação. E sobre essas duas aplicações, podemos dizer:

  • pode ser considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), portanto, faz total sentido investir em um que seja só seu; e
  • a proteção e o isolamento para uma comunicação clara serão totalmente alinhados com a qualidade do equipamento, ou seja, listar alguns requisitos para seu escolha é fundamental.

O e-commerce da Bianch tem vários modelos de fones de ouvido que valem a pena conferir depois de estabelecer a ordem dos seus critérios, como conforto, peso do equipamento, qualidade do isolamento, preço etc.

4. GPS

Por fim, e obviamente não menos importante, temos o GPS. Começamos este post falando sobre a importância de não abandonar os métodos tradicionais da aviação por tecnologias que deixam o piloto mais acomodado e menos atento à sua atividade, então nesse caso, o GPS deve ser considerado como uma ferramenta auxiliar.

Ou seja, seja em um voo visual ou por instrumentos, ele deverá ser utilizado em caráter suplementar.

Trazendo seu conceito e funcionalidade, o Global Positioning System (GPS) é um sistema que usa as informações por satélite para indicar o seu posicionamento, assim como dados complementares.

Assim como os headsets, têm variações que permitem que o piloto faça sua escolha de acordo com suas preferências e necessidades. É preciso ter alguns cuidados com seu uso, por exemplo, definir a rota antes da decolagem, colocar em local visível e evitar seu manuseio em excesso durante o voo.

Esses acessórios para aviação são largamente utilizados, por isso, adquiri-los com qualidade é um cuidado que também deve ser tomado. Conversar com especialistas na hora da compra é fundamental, afinal de contas, somente quem vive a experiência de voo sabe dizer quais são as características e qualidades que se destacam em cada um deles.

Quer qualidade no atendimento e nos produtos? Então, confira a seleção de acessórios para voo que a Bianch oferece.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário