filmes-sobre-aviacao

9 Filmes Sobre Aviação Para Você Aproveitar!

As vidas dos aviadores e os desafios que eles passam deixam histórias marcantes, e não por acaso, são contadas em livros, documentários, jogos e filmes sobre aviação. Seja baseado em histórias reais, seja uma ficção com um enredo bem desenvolvido, o entretenimento com esse tipo de história é sempre garantido e produz novos apaixonados pelos ares.

Quem curte a temática certamente tem um filme preferido e, pensando nisso, preparamos uma lista com aqueles campeões de bilheteria e de crítica sobre o tema. Quer ver se o seu está por aqui ou encontrar uma sugestão para o fim de semana? Então, aperte os cintos e prepare-se para decolar nessa aventura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

1. Pearl Harbor (2001)

Esse filme já pode entrar para a lista dos clássicos do cinema. Se você nunca o assistiu, está na hora de mudar isso. O filme conta a história de dois pilotos que se conhecem desde a infância e se alistam na marinha americana para pilotarem caças. Nesse meio, ambos conhecem uma bela enfermeira e uma história dramática se desenvolve a partir daí.

O filme vai além desse triângulo amoroso, mostrando cenas de Segunda Guerra Mundial, incluindo o ataque japonês à base norte-americana Pearl Harbor, em 1941. Inclusive, o longa recebeu quatro indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro.

2. O voo (2012)

Você já imaginou o que pode acontecer ao se misturar álcool e drogas antes de voo? Esse filme trata exatamente sobre esse assunto. E para ajudar, problemas na aeronave colocam a vida dos passageiros e tripulantes em risco.

Estrelado por Denzel Washington, esse é o tipo de filme que lhe deixa tenso do começo até o final. Além disso, os diálogos são muito inspirados, criticando desde companhias aéreas até a existência de Deus, visto que o piloto questiona sua fé em diversos momentos da trama.

3. O Aviador (2004)

O que você faria se ficasse milionário agora? Howard Hughes, interpretado por Leonardo DiCaprio, herdou uma fortuna aos 18 anos. Passou, então, a investir em cinema, ajudando na carreira de vários astros. Contudo, paralelamente, Hughes se dedicou à aviação, projetando e testando seus próprios aviões.

Esse drama biográfico é bastante denso e longo, mas não chega a ser cansativo. O filme se estende até o primeiro e único voo do gigantesco hidroavião Hughes H4 Hercules, que aconteceu em 1947.

É um dos filmes sobre aviação mais aclamados pela crítica, tendo recebido 11 indicações ao Oscar e recebido 5 estatuetas. Além dele, o filme recebeu diversas outras premiações, como Globo de Ouro, BAFTA e SAG Awards — definitivamente, vale a pena conferir!

4. Sully — O herói do rio Hudson (2016)

Momento de retrospectiva: em 2009, o piloto Chesley Sullenberger pousou um Airbus A320 no rio Hudson apenas seis minutos após decolar do Aeroporto LaGuardia com destino à Carolina do Norte. O motivo? Uma colisão com aves que causou a perda de ambos os motores quase que instantaneamente. Nenhum passageiro morreu e apenas cinco tiveram ferimentos graves.

Esse acontecimento histórico é retratado no filme com Tom Hanks no papel principal e Clint Eastwood na direção. O mais interessante desse longa é que ele não cria nenhuma subtrama, o que deixa a história com um aspecto mais técnico, o que pode ser bem legal para quem quer trabalhar no ramo.

5. Voo United 93 (2006)

Baseado em fatos reais, esse filme conta a história de uma das aeronaves sequestradas no fatídico ataque terrorista aos EUA no dia 11 de setembro de 2001. Diferentemente dos outros dois que atingiram as torres do World Trade Center, o voo United 93 foi dominado pelos passageiros que acabaram impedindo que ele chegasse a cumprir seu objetivo final: abater a Casa Branca.

Como se sabe, apesar dos esforços dos passageiros para evitar o pior para a história mundial, a aeronave acabou caindo na Pensilvânia sem nenhum sobrevivente. Apesar do símbolo de coragem, o filme também demonstra algumas das fragilidades do controle de segurança da aviação que posteriormente foram corrigidos.

equenta black friday

6. Midway — A batalha do Pacífico (1976)

Midway é um clássico para amantes da aviação e aficionados pela história da Segunda Guerra Mundial. Uma superprodução da década de 1970, com astros do cinema como Henry Fonda e Pat Morita, esse filme usa trechos de gravações militares reais das batalhas.

O enredo é baseado em duas batalhas no oceano Pacífico, Mar de Coral e Midway, que fizeram com que os EUA começassem a virar o jogo contra os japoneses em junho de 1942. Até então, o domínio da Marinha Imperial do Japão e sua superioridade em números e estratégia sobrepunham os esforços dos Aliados.

Com a presença de muitos aviões de guerra, o filme ainda recebe destaque por utilizar recursos de sons que aumentam a sensação física dos ruídos dos motores das aeronaves, manobras de mergulho, explosões de bombas, etc. Ou seja, é para aumentar o som e curtir um bom filme.

7. Red Tails (2012)

Red Tails é um filme lançado em 2012 com George Lucas como produtor-executivo e estrelado por Cuba Gooding Jr. e Terrence Howard. É um projeto pessoal de Lucas e conta a história de um grupo de recrutas afro-americano intitulado Tuskegee Airmen na Segunda Guerra Mundial.

Baseado em histórias reais, o filme conta que os EUA se viram obrigados a vencer seus preconceitos e autorizaram que seus pilotos afro-americanos fosse combater a Alemanha em suas aeronaves mais modernas. Duas batalhas, internas e externas, são retratadas no longa, e valem cada momento de atenção.

Mesmo se tratando de um filme de guerra, ele aborda aspectos de como as relações pessoais e emocionais podem afetar a concentração durante o voo. Os pilotos comerciais em formação podem tomar como exemplo as experiências retratadas pelos protagonistas para possivelmente ter algum insight de como lidar com mensagens e atitudes negativas à sua volta e concentrarem em seus objetivos, voando assim com mais segurança.

8. Santos Dummont — O homem que pode voar

Um documentário para quem quer visitar as origens da aviação . Dirigido por Nelson Hoineff, o filme conta a trajetória dos primeiros projetos do aviador brasileiro em Paris. O longa aponta os fracassos e correções dos principais projetos de Santos Dummont, assim como detalhes de sua vida pessoal, conflitos familiares e luta contra a depressão — um lado humano, que precisa ser compreendido.

Imagens de Demoiselle e 14 bis complementam o filme, assim como a disputa polêmica com os irmãos Wright, que até hoje não tem uma definição clara e unânime em todo o mundo.

9. Amelia (2009)

Lançado em 2009, o filme conta a história de Amelia Earhart, uma aviadora pioneira que batalhou pelos direitos das mulheres no setor e em outras áreas da sociedade. É estrelado por Hilary Swank, que também se apaixonou pela aviação, embora não tenha tirado seu brevê imediatamente depois das aulas de voo que realizou para interpretar o papel.

O enredo do filme é todo baseado em flashbacks sobre a história da aviadora, culminando em seu desaparecimento misterioso em um acidente. A história de Amelia é muito importante para as mulheres na aviação, e por isso, é interessante assistir ao filme para entender que, mesmo diante dos desafios e preconceitos, é preciso seguir em frente.

Assistir filmes sobre aviação é uma ótima maneira de conhecer um pouco mais sobre o assunto de uma forma mais descontraída. Além desses que apresentamos, existem muitos outros longas e até algumas séries que você também pode curtir.

Agora você já tem uma lista de ótimos filmes sobre aviação para assistir nos próximos meses. Também temos um post onde indicamos ótimas leituras sobre o tema 6 Livros sobre Aviação que você precisa conhecer. Bom divertimento!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais! estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.