livros-piloto-aviao

5 livros que todo piloto de avião precisa ler

Tempo de leitura 3 min

O mundo da aviação conta com muitos livros interessantes, tanto para os seus entusiastas, quanto para quem é piloto, sendo este uma das peças mais importantes. Mas, no meio de tantas alternativas, você sabe por qual começar? Descubra 5 livros que todo piloto de avião precisa ler.

Para ajudá-lo a ingressar nos livros sobre este tema, separamos cinco boas opções, a fim de inspirá-lo a fazer o seu trabalho, de uma forma cada vez mais apaixonada.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A Decolagem de um Grande Sonho, de Ozires Silva

Esta obra lançada no ano de 2008, conta a história de criação da gigante brasileira Embraer, uma das maiores fabricantes de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares do Brasil e do mundo.

A história começa na década de 1970, falando sobre como surgiu a ideia de sua criação, sua formação e chegando até a sua consolidação no mercado internacional.

Seu autor, Ozires Silva, é engenheiro aeronáutico, ex-ministro das Comunicações do nosso país e também é um dos fundadores da empresa.

 

Conexão Wright-Santos Dumont, de Salvador Nogueira

Aqui nem os norte-americanos irmãos Wright, nem o brasileiro Santos Dumont, são colocados em um pedestal. A ideia do autor Salvador Nogueira foi realizar um grande trabalho de pesquisa, com o objetivo de mostrar mais sobre a criação do avião.

Neste livro, que foi lançado no ano de 2006, ele busca exaltar o trabalho em conjunto de vários inventores da época, que resultou na criação das primeiras aeronaves que o mundo viu.

 

The Female Few: Spitfire Heroines of the Air Transport Auxiliary, de Jacky Hyams

Este livro da jornalista britânica Jacky Hyams, conta a história de um grupo de elite, formado apenas por mulheres, que que arriscavam as suas vidas em plena Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de realizar a manutenção dos aviões.

As histórias são reais, com a obra contando com depoimentos e memórias de quem viveu este cenário sombrio de nossa história, em que a autora narra cinco histórias inspiradoras e emocionantes.

 

Fundamentos de Engenharia Aeronáutica, Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues

Esta é uma opção um pouco mais técnica, em que o autor conta os procedimentos necessários para fazer um projeto de aviões de pequeno e médio porte, falando ainda sobre detalhes, como o sistema propulsivo, por exemplo.

Em seu lançamento de 2013, o autor conta alguns dos fundamentos da aerodinâmica, desempenho e estabilidade, citando as diferentes condições que pode ocorrer, sempre de forma didática e simples, indo diretamente no assunto.

Para quem é mais visual, ele também inseriu figuras, fórmulas e gráficos, sempre com o objetivo de explicar os conceitos, a fim de que o leitor entenda todas as variáveis que a aviação possui.

 

Voo noturno, de Antoine de Saint-Exupéry

Para encerrar a lista, vamos falar de um clássico, feito no ano de 1931, pelo autor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry.

Esta é uma obra de ficção, que narra a história de um piloto, que realizou voos de correio noturno na região da Patagônia, nos primórdios da aviação comercial.

Sua história é inspiradora, sendo uma leitura obrigatória para os pilotos de todas as gerações.

Gostou das dicas?

 

Para ler mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar as publicações aqui em nosso blog. Estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos. Aproveite!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.