retomada-da-aviacao

A Retomada da Aviação Quando a Pandemia Acabar

Aviação foi um dos primeiros setores a ser afetado pela pandemia e, ao mesmo tempo, pode ser um dos últimos a se recuperar quando ela acabar. Por causa disso, muitos profissionais da área e pessoas que gostam de viajar se perguntam: quando e como a retomada da aviação à normalidade vai acontecer?

Devido a quarentena, as companhias aéreas precisaram cancelar milhares de voos em todo o mundo. Foi uma medida necessária para a contenção do vírus, mas que profundamente o setor, assim como todos que trabalham nele.

Conforme temos os primeiros sinais de melhora, as discussões sobre o retorno à normalidade se intensificam. Mas, quando falamos sobre a retomada da aviação, o que podemos esperar do cenário pós-pandemia?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A situação da aviação mundial depois da Covid-19

Tema de muitas discussões entre especialistas, a retomada da aviação pós-pandemia não será simples. Prejuízo financeiro causado por aviões parados e voos com poucos passageiros é um dano que pode levar anos para ser recuperado.

A queda repentina e expressiva da quantidade de voos impactou severamente o setor. Só que o retorno não será tão imediato assim. Mesmo quando tivermos uma vacina eficaz para a Covid-19, a sociedade não retornará imediatamente a antiga normalidade.

Parte da população ainda ficará com receio de viajar para lugares distantes e passar horas em um avião fechado. Até esta desconfiança passar, o movimento dos aeroportos provavelmente não será o mesmo dos últimos anos.

Uma pesquisa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em maio, revelou que a demanda global de passageiros para 2021 pode ser 30% menor do que o previsto inicialmente. Esta demanda só deve voltar aos índices de antes da pandemia em 2023. Assim, é esperado uma retomada progressiva, inclusive com alguns países tendo sucesso antes de outros.

Voos domésticos devem ser os primeiros a se recuperar. Isto porque a maioria dos turistas se sentirá mais seguro viajando dentro do próprio país do que ir para o exterior. Além disso, o controle de fronteiras também está mais rigoroso e deve se manter assim por um tempo.

Filas de imigração serão mais demoradas e severas para garantir que todos os passageiros estão em plena saúde. Assim como hoje algumas vacinas já são necessárias para certos trajetos, como a vacina da febre amarela, o mesmo acontecerá com a Covid-19. Testes rápidos da doença e atestados médicos também podem ser requisitados.

Todo este controle pode não ser só temporário, mas permanente. A expectativa para a retomada da aviação é que teremos um “novo normal” no pós-pandemia. As medidas de segurança e de vigilância sanitária vieram para ficar.

As checagens de temperatura e de outros sintomas podem virar padrão para viagens internacionais. Até uma simples gripe pode ser avaliada com mais cautela. É provável que a higienização constante de aviões e aeroportos também se tornará padrão. Acredita-se que serão implementados novas tecnologias e procedimentos para reduzir riscos de qualquer tipo de contaminação.

Felizmente, a aviação é um setor que aprende com os desafios do passado e sabe se adaptar para evitar que problemas se repitam. Assim, ainda que o cenário seja pessimista no momento, podemos esperar que a retomada da aviação seja conquistada com melhorias para todos. Tudo será feito para evitar que uma pandemia como esta ocorra novamente.

Enquanto a retomada da aviação ocorre progressivamente, use este período para manter seu conhecimento em dia. Acesse nosso site para conferir todo nossos materiais de estudo e outros produtos do universo da aviação.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.