companhias-aereas-mais-antigas-do-mundo

As Companhias Aéreas Mais Antigas Do Mundo Que Operam Até Hoje

A história da aviação conta com diversos feitos memoráveis. Isso não se dá a toa, já que muitas companhias têm muitos anos de estrada, ou melhor, de ares.

O ano de 2019 é histórico para algumas dessas companhias, que completam um século de existência. Essa marca demonstra a persistência de grandes entusiastas da aviação que lutaram para fundar essas companhias e de seus sucessores que obtiveram êxito em mantê-las funcionando até os dias atuais.

Conheça nesse post as 5 companhias aéreas mais antigas do mundo que operam até hoje:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

KLM – Holanda

A companhia aérea KLM (Koninklijke Luchtvaart Maatschappij ou Companhia Aérea Real Holandesa) completou, em 7 outubro de 2019, um século de existência. Ela é a companhia mais antiga do mundo que ainda está em operação.

Apesar de ser fundada em 1919, seu primeiro voo se deu apenas em 1920. No dia 17 de maio de 1920 uma aeronave da companhia decolou voo de Londres (Inglaterra) e voou até Amsterdã, capital da Holanda.

Nesses cem anos de história a empresa passou não só por bons momentos mas também por crises, como a paralisação dos voos durante a Segunda Guerra Mundial. Recentemente, em 2004, a empresa juntou-se a gigante Air France.

Avianca – Colômbia

A companhia aérea Avianca (não confundir com a Avianca Brasil) foi fundada por um grupo de imigrantes alemães em solo colombiano. Ela nasceu em dezembro de 1919 com o nome de SCADTA (Sociedad Colombo Alemana de Transporte Aéreo) e somente em 1940 passou a se chamar Avianca.

Os primeiros registros de voos da companhia datam um ano após sua fundação, em 1920, quando um avião da companhia fez o trajeto Barranquilla – Puerto Berrío, ambas cidades colombianas. A Avianca se destaca por ser a primeira companhia aérea que ofereceu voos comerciais para passageiros nas Américas.

Qantas – Austrália

A companhia aérea Qantas (Queensland and Northern Territory Aerial Services) foi fundada em 16 de novembro de 1920 na Austrália. É a terceira companhia aérea mais antiga do mundo e teve seu primeiro voo registrado em 1922. A viagem se deu entre dois municípios australianos, partindo de Longreach e indo até Cloncurry.

A companhia teve grande destaque no mundo da aviação, principalmente pelo fato de ligar a Austrália a diversas rotas no mundo.

Aeroflot – Rússia

A empresa aérea russa Aeroflot foi fundada em março de 1923 com o nome de Dobrolet. Mudou seu nome em 1932 para Aeroflot e operou diversos anos com serviço de transporte aéreo interno na Rússia. Ela foi considerada uma das maiores companhias aéreas durante a era  soviética.

Em 1956, a empresa iniciou a operação comercial do segundo avião a jato do mundo, o Tupolev Tu-104.

Czech Airlines – República Checa

A companhia aérea foi fundado em 6 de outubro de 1923 inicialmente com o nome de Czechoslovak State Airlines (CSA). Na época, a República Checa era a Checoslováquia.

O nome atual, Czech Airlines, só foi atualizado em maio de 1995. Seu primeiro voo tem registro poucas semanas após sua fundação. Em 29 de outubro de 1923 a empresa fez o primeiro voo entre as cidades de Praga (República Checa) e Bratislava (Eslováquia).

É entusiasta ou profissional da aviação? Então acesse nosso site e confira nosso produtos!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.