CHT Digital: saiba tudo sobre o assunto

Tempo de leitura 3 min

O CHT digital ou Certificado de Habilitação Técnica, em meio digital, é o documento para comprovação de licenças ou habilitação para os profissionais da aviação civil, emitido pela ANAC.

Até setembro deste ano, o profissional devia apresentar o CHT digital através da plataforma juntamente com o de identificação oficial com foto, no entanto o governo federal lançou o novo aplicativo CHT de modo a facilitar a identificação, sendo que no app há a foto do profissional disponível.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como funciona?

Com o CHT digital disponibilizado no app pelo gov.br, ficou ainda mais prático efetivar a identificação do profissional no exercício da sua função.

O primeiro passo é baixar o aplicativo, de maneira gratuita, nas lojas App Store e Google Play.

No app, será solicitada a avaliação biométrica facial do profissional para garantir maior segurança à ferramenta, bem como ao setor aéreo.

A partir disso, o CHT digital no app dá acesso aos documentos oficiais do profissional de comprovação de licenças, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do CPF.

Uma facilidade desse aplicativo é que a foto do profissional já aparece disponível no dispositivo, sem que se faça necessária a apresentação de um documento oficial com foto no ato de validação de identificação nas áreas restritas dos aeroportos.

Quem pode ter acesso ao aplicativo CHT digital?

É importante saber que somente tem acesso ao app CHT quem já possui cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral – TSE ou CNH com QR Code, visto que essa etapa efetua a validação biométrica da foto do profissional antes de se tornar disponível no aplicativo.

Mesmo com a existência do app CHT, o profissional também terá a opção de validar sua identificação através da plataforma da ANAC ou com o documento impresso, não esquecendo-se da necessidade de apresentar um documento oficial com foto, nesses casos.

 

Como baixar e começar a usar o app CHT digital?

Segundo o passo a passo disponibilizado pelo gov.br para a utilização do app CHT, o processo é bastante simples:

• Baixe o aplicativo que está disponível nas lojas App Store e Google Play;

• Faça o login no app e selecione a opção “Meus documentos”;

• Escolha a opção “Certificado de Habilitação Técnica (CHT/ANAC)” para adicionar a sua CHT digital;

• Confirme se o seu documento já ficará disponível na lista;

• Obtenha o extrato do seu CHT digital em PDF clicando no botão de compartilhamento disponível no canto inferior direito do app.

Se você seguir essas orientações, terá em seu aparelho o CHT digital para usar sempre que for necessária à sua identificação no exercício do seu trabalho.

Vale lembrar que, ao utilizar o CHT digital através do app, o profissional só precisará portar o crachá da empresa para ter acesso aos locais restritos dos aeroportos.

Por fim, fique atento na hora de tirar a foto de validação facial no aplicativo, dando preferência aos locais mais iluminados e sem desenhos ou quadros de fundo.

Caso o profissional utilize óculos, pode ser preciso retirá-lo na hora da validação facial para que o processo seja concluído com sucesso.

É importante, também, manter o seu app atualizado, por isso confira na App Store (iOS) ou na Play Store (Android) sobre a existência de qualquer atualização.

Gostou destes posts? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.