Como se tornar um controlador de tráfego aéreo?

Tempo de leitura 3 min

Trabalhar na área da aviação é o sonho de muita gente, não é incomum ouvir uma criança dizer que sonha em ser piloto de avião ou comissária de bordo, certo? Mas existem muitas outras opções de trabalho nesta área, que, apesar de não receberem a mesma atenção, são essenciais para o funcionamento dos aeroportos como o controlador de tráfego aéreo.

Nesse texto você vai descobrir como se tornar um controlador de tráfego aéreo, o que esse profissional faz e o quanto ganha.

Boa leitura!

O que faz o controlador de tráfego aéreo

O controlador de tráfego aéreo é um profissional essencial para a área da aviação. Sem ele, nenhum voo acontece e os aviões nem sequer saem do chão. A razão pela qual muitas pessoas nunca ouviram falar desse profissional é que ele trabalha nos bastidores, sem contato com os passageiros que circulam nos aeroportos e aeronaves.

O trabalho do controlador de tráfego é, como o próprio nome já diz, organizar e cuidar do tráfego das aeronaves. Esse profissional faz contato direto com os pilotos, orientando-os em suas rotas, pousos e decolagens, evitando que ocorram conflitos entre duas ou mais aeronaves e até mesmo impedindo acidentes muito graves e tragédias de acontecerem.

Sempre que um piloto vai pousar ou decolar de um aeroporto, ele precisa pedir autorização ao respectivo controlador de tráfego. Além disso, o controlador é responsável por oferecer todas as informações necessárias para que os pilotos realizem seu trabalho dentro do seu espaço de atuação.

 

Como se tornar um controlador de tráfego aéreo?

Como deu para perceber, a profissão de controlador de tráfego aéreo não é brincadeira. Esse profissional carrega muitas responsabilidades nas mãos, já que uma mera desatenção ou erro pode resultar em problemas catastróficos, envolvendo até mesmo a vida de outras pessoas.

Para seguir essa profissão, é importante que você seja um profissional cuidadoso, atento aos detalhes e muito dedicado. Além disso, o profissional precisa ter uma ótima capacidade de resolução de problemas e raciocínio rápido, especialmente sob pressão.

Para se tornar um controlador, existem alguns possíveis caminhos a ser seguidos. Um deles é via carreira militar. Para isso, é necessário prestar exame e ser aprovado na Escola de Especialistas da Aeronáutica, que fica em Guaratinguetá (SP). O curso para sargentos dura dois anos e é realizado em regime de internato. Após o curso, o profissional deve ficar atento e se inscrever nos editais de chamamento da FAB (Força Aérea Brasileira).

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) também oferece o curso de controlador de tráfego aéreo para civis. Para exercer a profissão é necessário então passar num concurso da Infraero. Quem deseja prestar o concurso deve estar sempre atento ao site da instituição para não perder a abertura de novos editais.

 

Quanto ganha um controlador de tráfego aéreo?

Como existem diferentes possibilidades de atuação nessa profissão, seja no campo civil ou militar, a faixa salarial pode variar muito. Normalmente o salário inicial, para um profissional com pouca ou nenhuma experiência, pode não ser muito alto. Porém, conforme o profissional vai crescendo em sua carreira, a recompensa pode ser boa.

Segundo o site Glassdoor, o salário de um controlador de tráfego aéreo no Brasil é de, em média, R$ 5 mil reais.


Gostou deste post sobre controlador de tráfego aéreo ? Visite nosso site agora mesmo!

Aproveite e nos siga nas redes sociais no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.

E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.