Dicas da Aviação, Formação Aeronáutica

Aprenda em 10 passos como solicitar o Código ANAC (CANAC)

08/10/2019
canac

Sempre que nos inserimos em um novo universo, muitos medos e receios começam a surgir, e na aviação não é diferente. Desde nossos primeiros passos na realização do sonho de trabalhar com aviação, sempre ouvimos falar das dificuldades e burocracias relacionada a Anac, que de fato podem ser um pouco complicadas no inicio e aqui incluímos o CANAC.

Para isso estamos aqui! Vamos lhe auxiliar em diversas etapas durante o processo para se inserir no mundo da aviação.

Neste post vamos falar como solicitar o Código ANAC (CANAC).

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Aprenda em 10 passos como solicitar o Código ANAC (CANAC)

O código ANAC é um número único, composto de 6 dígitos, que tem a finalidade de identificar todo candidato ou profissional relacionado a aviação civil. Os usuários podem solicitar um CANAC mesmo antes de obter qualquer licença ou habilitação, porém para a emissão de qualquer licença ou certificado é mandatório que a pessoa o tenha.

O SACI (Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil) é a plataforma online da ANAC que mantem todo o banco de dados do usuário, sendo a responsabilidade deste manter atualizas as informações lá contidas. Nesta plataforma, por exemplo, que os pilotos têm acesso a CIV digital para cadastro de horas e emissão de licença.

Recomendamos que o piloto aluno antes de iniciar sua jornada na aviação seja em um aeroclube ou escola, para a realização da matricula e os acertos burocráticos relativos ao curso ocorrerem de forma mais ágil, já tenha posse de seu código ANAC visando evitar quaisquer problemas.

Neste post, iremos detalhar o passo a passo para a solicitação deste código

 

1º Passo: Acessar a página da ANAC na web: www.anac.gov.br

 

2º Passo: Clicar em Serviços Online

 

3º Passo: Solicitar licenças e habilitações

 

4º Passo: Clicar em “Para acessar o SINTAC”

**Irá abrir na página “Solicitar Serviço”**

 

5º Passo: clicar em “Solicitar Código ANAC”.

**Irá abrir a página do SINTAC**

 

6º Passo: Preencher com os dados pessoais e endereço completo do solicitante.

 

7º Passo: Copiar o CÓDIGO DE SEGURANÇA que está na caixa de mensagem, não digite o código e sim o copie pois não é possível diferenciar maiúsculo de minusculo, delete os espaços entre os carácteres.

OBS: Caso ocorra algum problema com o código de segurança que não deixe você prosseguir, feche o navegador e comece o processo novamente. Isso é um erro normal do sistema da ANAC (SINTAC).

 

8º Passo (IMPORTANTE): Revisar todas as informações antes de continuar.

 

9º Passo: Clicar em AVANÇAR e seu CANAC será gerado.

 

OBS: Caso apareça uma caixa de mensagem, clicar em “OK”.

 

E então aparecerá no canto superior esquerdo da pagina (em vermelho), o código ANAC gerado. É recomendado que anote o código em um papel ou em outro local, para evitar esquecimento caso o e-mail de confirmação demore ou talvez nem chegue em seu e-mail.

 

10º Passo: Preencher os campos com foto 3×4 e anexar os documentos (todos digitalizados em jpg) solicitados, estes que são necessários para a emissão da licença impressa.

Clicar em “Salvar” e o CANAC está gerado, junto com o cadastro no SACI.

 

E se você esquecer o login, senha ou CANAC…?

Não tem problema, basta acessar a plataforma do SACI pelo link: https://sistemas.anac.gov.br/SACI/SCA/Usuario/LembrarSenha.asp e inserir o número do CPF e endereço de e-mail para que as informações relativas a recuperação sejam encaminhadas.

Se você gostou destas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário