Dicas da Aviação

Como se preparar para o concurso da ANAC?

abril 10, 2019
concurso da anac
Tempo de leitura 6 min

O concurso da ANAC tem grande visibilidade entre os concurseiros de plantão em todo o Brasil. O motivo é que ser aprovado nesse exame garante uma boa remuneração e estabilidade na contratação, pois é observada pelo regime estatutário.

É a oportunidade ideal para os amantes da aviação, que têm interesse em assuntos relacionados à segurança e aos bastidores dos aeroportos, pois os aprovados podem atuar em diversas áreas dos preparativos antes da decolagem.

Então, se você tem alguma dúvida sobre o concurso da ANAC e deseja saber o que é preciso fazer para alcançar a sonhada aprovação, continue a leitura deste post e acompanhe as dicas para uma preparação de sucesso!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é a ANAC e qual seu objetivo?

A Agência Nacional de Aviação Civil — ANAC, conhecida até 2005 como Departamento de Aviação Civil — DAC, é a agência reguladora federal que fiscaliza e controla o transporte aéreo no Brasil.

O órgão é responsável por supervisionar a infraestrutura aeronáutica e aeroportuária no País e está vinculado à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Por isso, a ANAC é encarregada de implementar políticas e orientações determinadas pelo Governo Federal.

A atividade regulatória é o principal objetivo da agência, que se divide em duas categorias: regulação técnica e econômica. A regulação técnica visa garantir a segurança dos passageiros e usuários da aviação, mediante certificação e fiscalização das operações aéreas.

A regulação econômica estabelece os regulamentos para as companhias aéreas e os operadores dos aeródromos, visando à máxima eficiência de seu funcionamento.

Vale a pena fazer o concurso da ANAC?

Para quem deseja aliar o ingresso no serviço público com o sonho de trabalhar na aviação, esse é o caminho certo. Mas, se a dúvida ainda existir, veja abaixo alguns motivos pelos quais vale a pena realizar o concurso da ANAC:

  • exigência de escolaridade: ensino médio para os cargos de técnico administrativo e em regulação. Para analistas e especialistas em regulação, é preciso ter ensino superior em qualquer área;
  • garantia de estabilidade empregatícia: contratações realizadas em regime estatutário;
  • remuneração: no último exame, os salários ofertados foram de R$ 6 a R$ 12 mil;
  • servidores estudantes têm condições especiais em seus horários para atender aos períodos de estudos;
  • benefícios como 13º salário, auxílio-transporte, assistência pré-escolar, adicional de férias e gratificações natalinas;
  • possibilidade de contribuir para uma sociedade melhor, pois o trabalhador da ANAC tem compromisso com a segurança e o desenvolvimento das aviação civil e de seus usuários.

Quais as exigências para realizar o concurso?

Os candidatos ao concurso da ANAC devem apresentar o nível de escolaridade médio ou superior, conforme o cargo pretendido, descrito acima.

Além disso, é preciso ter disciplina, empenho e determinação para os estudos, pois as vantagens oferecidas pelos cargos fazem crescer o número de concorrentes às vagas disponibilizadas pelo órgão.

O que cai na prova?

De acordo com o último exame realizado, as provas são objetivas, com 80 questões de múltipla escolha para candidatos de nível médio e 130 para os de nível superior. Os pretendentes devem observar a pontuação mínima exigida por prova.

O conteúdo é dividido em:

  • conhecimentos básicos: língua portuguesa, direito constitucional, direito administrativo e informática básica;
  • conhecimentos específicos.

Além disso, para cargos de nível superior, há uma prova discursiva para elaboração de dissertação com 45 a 60 linhas sobre os conhecimentos específicos de cada área pretendida.

Como escolher os melhores materiais para estudar?

Primeiro, é preciso decidir se você pretende estudar sozinho ou se o melhor é fazer um curso preparatório. Em ambos os casos, é preciso dedicação máxima, ou seja, é incorreto pensar que uma é mais fácil que outra.

Se a sua opção for estudar sozinho, saiba que é preciso planejar um cronograma de estudos e segui-lo com muita disciplina. Nesse caso, o candidato deve investir em apostilas físicas ou materiais digitais para turbinar o conhecimento. Na internet ou nos cursos preparatórios, há muitos materiais à venda.

Porém, caso você julgue melhor assistir a aulas, se você pensa que rende mais ouvindo a explicação de um professor e dialogando com colegas, existem, no mercado, alguns cursos preparatórios — presenciais ou online — que se adéquam ao seu caso. Muitos oferecem vantagens para quem realizar a matrícula com antecedência.

O importante é pesquisar bastante e ter boas referências para adquirir conteúdos ou matricular-se em cursos de boa qualidade. Além disso, os testes anteriores do concurso da ANAC estão disponíveis para download na internet.

O que é necessário para ser aprovado?

Para obter sucesso no concurso da ANAC, é preciso organização e planejamento na hora de estudar, por isso o estudante precisa conhecer muito bem o edital para investir sua preparação nos assuntos relevantes.

Considere dedicar mais tempo a matérias que têm maior peso na pontuação do exame ou àquelas em que apresenta mais dificuldade de aprendizado. Para isso, faça uma agenda e defina os dias e horários em que cada conteúdo será visitado.

Por isso, organização e disciplina devem ser prioridade para criar uma rotina que não seja estressante e concilie com o trabalho, as horas de estudos e também o lazer.

Conheça a banca examinadora e entenda como funciona a cobrança de pontos e critérios de desempate. Na hora da prova, comece resolvendo as questões que considerar mais fáceis, pois isso garante agilidade e produtividade ao realizar o exame.

Pode ser que os fins de semana fiquem preenchidos com leituras, estudos e aulas, mas é importante lembrar que este é um exame de alta concorrência e que, em casos assim, o diferencial é o conhecimento adquirido.

Portanto, enquanto muitos candidatos desejam apenas um cargo público e a garantia de estabilidade, tenha atitudes para sair à frente e alcançar seus objetivos. O investimento em horas de estudos, o foco nas matérias exigidas, a dedicação e o compromisso com a preparação é que podem levar à aprovação no concurso da ANAC.

Quer conhecer mais sobre o mercado da aviação e agregar conhecimento para decolar na carreira profissional? Leia também nosso artigo com dicas de livros sobre aviação que você precisa conhecer!

Quer conhecer nosso produtos com o famoso logo Remove Before Flight? Então acesse agora mesmo nosso e-commerce.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário