Curiosidades

Conheça 6 modelos de aviões e os seus diferenciais

maio 3, 2019
modelos-avioes

Sejam amantes do setor, sejam interessados em fazer carreira na aviação, alguns ingredientes dessa relação ficam marcados para sempre na memória — é o caso de alguns modelos de aviões.

Cultuados por serem o equipamento utilizado para as aulas de instrução, beleza da estrutura ou por suas performances de voo inigualáveis, cada amante da aviação tem uma recordação ou admiração para relatar.

Neste post, fizemos uma lista que vai do saudosismo ao que há de mais moderno entre os modelos de aeronaves. Confira se o seu preferido está por aqui!

1. Paulistinha

Uma lista com modelos saudosistas não poderia ficar sem o CAP-4, mais conhecido como Paulistinha. Muitos pilotos em atuação nos tempos atuais fizeram suas primeiras aulas de instrução com essa aeronave, que tem um painel com pouquíssimos recursos, mas um ótimo desempenho do custo da hora de voo.

Com operação exclusivamente VFR (Visual Flight Rules), seus defensores costuma exaltar seu comando resumido como o grande diferencial para a formação de pilotos com habilidades de controle mais apuradas.

2. Cessna 172 Skyhawk

O Skyhawk também é muito usado em voos de instrução e tem versões para voos por instrumentos. O monomotor de asa alta e com 4 lugares também tem um ótimo desempenho de consumo de combustível. É uma aeronave fácil de pilotar e pode ser operada em aeródromos com pista curta, o que aumenta a cobertura territorial que ela pode realizar, é claro, com as devidas escalas de reabastecimento.

3. Airbus A350 XWB

O jato A350 XWB é o concorrente direto do Boeing 787 e, além de elegante, sua estrutura é projetada com mais flexibilidade, o que pode aumentar sua sustentação durante o voo, reduzindo assim seu consumo de combustível.

Por sua autonomia de aproximadamente 15.000 km, pode ser utilizado em voos internacionais pelas companhias aéreas. Sua configuração de cabine tem dois corredores, é espaçosa e também considerada uma das mais silenciosas do mercado, com 57 decibéis no topo de seu ruído interno com a aeronave em cruzeiro.

4. Airbus A320

Certamente é o modelo mais básico da família Airbus. Foi projetado para viagens de curta e média duração, de até aproximadamente 12.000 km, o que favorece sua adoção para a realização de voos regionais e pontes aéreas entre algumas capitais mais próximas uma das outras.

Mais longilíneo, o Airbus A320 é um dos jatos comerciais mais utilizados na atualidade.

5. Airbus A330

Com autonomia de até 13.430 km, o Airbus A330 é um bijato com capacidade de transportar até 335 passageiros. Pode ser utilizado em voos internacionais considerando seu alcance de voo e conforto de cabine. Além disso, é um modelo que, levando em conta a sua performance de consumo, também é utilizado para transporte de carga, com capacidade para decolar com até 230.000 quilos embarcados.

6. Boeing 787

Comparado ao A350, o Boeing 787 tem algumas vantagens que valem a pena serem mencionadas, como o fato de seus flapes, leme, profundor e demais estruturas da aeronave serem acionadas pelo seu sistema elétrico, e não o hidráulico como o padrão das demais fabricantes. Isso garante uma geração de energia própria 5 vezes maior do que os demais.

Além disso, as janelas da cabine são maiores que a de outras aeronaves desse padrão. Sua configuração de cabine permite determinar classes de assentos, e claro, seu alcance garante voos internacionais com conforto e economia.

A aviação é uma cultura, não é mesmo? Seja para admirar os diferentes modelos de avião, seja para sonhar com a carreira no setor, acompanhar suas curiosidades e novidades é mais do que prazeroso.

Se você também pensa assim, curta nossa página do Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário