Museus-de-aviacao

Conheça museus de aviação para visitar no Brasil

Tempo de leitura 3 min

Quem é apaixonado por aviação sabe que existem vários museus de aviação espalhados pelo mundo. Nesses lugares, é possível conhecer muitas curiosidades e a história por trás do que está em exposição.

E você sabia que no Brasil também existem museus de aeronaves? Os museus de aviação daqui possuem coleções incríveis, e fazem qualquer pessoa que gosta de aviação, ficar ainda mais apaixonada. Confira a seguir museus de aviões para você visitar no país!

4 Museus de aviação para você visitar no Brasil

1. Museu Aeroespacial (MUSAL)

MUSAL é simplesmente o maior museu de aviões da América Latina. Localizado no bairro de Campo dos Afonsos, no estado do Rio de Janeiro. É considerado como local onde nasceu a aviação no Brasil, pois foi o primeiro bairro a receber uma instituição aeronáutica.

O museu, atualmente, possui em seu patrimônio cerca de 15 mil artefatos museológicos, além de preservar 140 aeronaves históricas e de contemplação cultural. Inclusive, o acervo conta com uma réplica do 14 Bis de Santos Dumont e aviões de guerra.

Quer visitar o MUSAL? Então confira as informações: Está funcionando com entrada gratuita de terça a domingo, nos horários das 9h às 16h.

2. Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)

Memorial Aeroespacial Brasileiro é considerado um museu de aviões, pois guarda em seu acervo aeronaves comerciais e militares da Embraer, além do primeiro avião que teve seu desenvolvimento e fabricação aqui no Brasil.

Construído em 2004, o MAB fica localizado em São José dos Campos, no estado de São Paulo, e conta com uma coleção de foguetes em maquetes de tamanho real. Seu ambiente foi dividido em cinco áreas: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Pesquisas Associadas e Espacial.

Quer visitar o MAB? Então confira as informações: Sua entrada é gratuita e faz agendamento de visitas apenas para grupos. Os horários de visitação: terça a quinta, das 8h às 12h. Às sextas das 8h às 17h e aos domingos/feriados, das 9h às 17h.

3. Museu de Bebedouro

Museu Eduardo Matarazzo, conhecido como Museu de Bebedouro, foi fundado em 1964 para preservar equipamentos militares, veículos e máquinas antigas.

No entanto, o atrativo maior é o acervo de aviões que está em exposição no Museu, e atrai muitos amantes da aviação para visitação do local, lá é onde está exposto o último Saab 90 Scandia do mundo.

Quer visitar o Museu Bebedouro? Então confira as informações: Fica localizado na Praça Santos Dumont em Bebedouro, cidade do estado de São Paulo. Funciona de quarta-feira a domingo, no horário das 9h às 17h com entrada no valor de R$10.

4. Museu de Aeronáutica de Recife

Museu de Aeronáutica de Recife fica localizado no Bairro Jordão, agora residindo no antigo Parque de Material Aeronáutico, possui 10 salas e um estacionamento privativo, e é o único museu aeronáutico do Nordeste.

O ambiente conta com coleção de miniaturas de aviões e vários objetos da aeronáutica. Além de uma sala exclusiva para o Comando Aéreo Regional (COMAR II), fazendo com que o museu seja considerado indispensável para a história da aviação nordestina.

Quer visitar o Museu de Aeronáutica de Recife ? Então confira as informações: seu funcionamento é de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.


Gostou deste post sobre os museus de aviação ? Visite nosso site agora mesmo!

Aproveite e nos siga nas redes sociais no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.

E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.