curiosidades-aviacao

6 curiosidades sobre aviação que você precisa saber

Tempo de leitura 3 min

O mundo da aviação desperta a curiosidade de muitas pessoas, conquistando cada vez mais fãs ao redor do planeta, que por sua vez, buscam conhecer mais a fundo como funcionam essas máquinas que voam pelos céus.

Para saciar um pouco dessa sede, separamos seis curiosidades sobre a aviação e seu mundo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Os aviões e os raios

Em diversos voos, as aeronaves se deparam com um tempo chuvoso e, como consequência, com alguns raios saindo das nuvens. Existe a possibilidade de ele ser atingido por um deles, mas essa não é uma situação frequente.

Porém, caso isso ocorra, os passageiros que estão dentro dele não vão ser eletrocutados. Isso ocorre porque o avião possui a função de uma gaiola protetora, que segue o princípio da Gaiola de Faraday.

No século XIX, o físico e químico britânico, Michael Faraday, criou uma jaula metálica e sentou em uma cadeira de madeira em seu interior. Depois disso, aplicou uma descarga elétrica nela, comprovando a sua teoria, de que os elétrons apenas iriam percorrê-la, ignorando o interior.

Ou seja, o exterior da aeronave pode ser afetado, mas os passageiros ainda estarão sãos e salvos.

aviacao-raios
aviacao-raios

Os dejetos do banheiro

Quando damos a descarga no banheiro de um avião, vemos tudo ser sugado de forma rápida. Isso ocorre porque os dejetos são cuidados por um sistema especial a vácuo, gerando uma pressão diferente, entre o ambiente em que as pessoas estão e o os tubos.

Tudo o que for eliminado durante o voo, é armazenado em um local específico, que será adequadamente esvaziado quando chegar no seu local de destino, já em terra firme.

 

O ar no interior das aeronaves

Por estarem muito acima do nível do mar, o ar no interior das aeronaves é pressurizado, para que todos possam respirar sem maiores problemas.

Para que isso seja possível, as cabines contam com sistemas de ventilação bem específicos, que são responsáveis por filtrar o oxigênio, a fim de mantê-lo limpo o tempo todo, fazendo uma espécie de reciclagem do ar, algo semelhante ao que ocorre em unidades hospitalares.

 

Os rastros deixados no céu

Quando olhamos uma aeronave no céu, é comum vermos um rastro, que indica para nós por onde ela passou. Mas ao contrário do que alguns podem imaginar, isso não se trata de fumaça, mas sim de vapor d’água.

Ela é o resultado da condensação do vapor, também conhecido como esteira de condensação (ou “contrails”, na expressão da língua inglesa), que pode acontecer dependendo da altitude e da velocidade que o avião se encontra naquele momento.

aviacao-rastros
aviacao-rastros

Motores necessários para o voo

Apesar de terem, de modo geral, dois ou mais motores, as aeronaves comerciais que são homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são capazes de voar com apenas um deles funcionando, em caso de defeito nas outras turbinas.

 

Modo avião: ligado

Sempre que voamos, recebemos o aviso de desligar os aparelhos eletrônicos, com algumas empresas ainda permitindo o seu uso no “modo avião”. Isso se dá porque, em caso de ser feita alguma ligação, ela pode causar interferência na comunicação com a torre.

Além disso, ainda existe uma chance, mesmo que remota, de que essa interposição das ondas apague os computadores da cabine de comando.

 

Para ler mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar as publicações aqui em nosso blog. Estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos. Aproveite!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.