Dicas da Aviação

Qual o maior avião de carga do mundo? Descubra aqui!

fevereiro 18, 2019
Tempo de leitura 3 min

Você sabe qual é o maior avião de carga do mundo? A verdade é que a indústria aeronáutica procura se superar cada vez mais, desenvolvendo aeronaves capazes de transportar grandes quantidades (ou de dimensões maiores, como veremos mais a frente) e projetando máquinas que são, no mínimo, impressionantes.

Pensando nisso, listamos algumas das maiores aeronaves de carga já construídas pelo homem. Leia até o final para descobrir a campeã!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Boeing 747 Dreamlifter

Muitos dos grandes aviões cargueiros são uma variação do Boeing 747, criado originalmente para o transporte de passageiros. O Dreamlifter foi criado com base no Boeing 747-400, apresentando 71,6 metros de comprimento.

Ele foi criado para transportar as peças do jato 787 entre as unidades da Boeing e uma de suas principais características é a “corcunda” da fuselagem, muito semelhante ao dos aviões Beluga, da Airbus. Segundo a própria Boeing, o peso máximo de decolagem dessa aeronave é de 364 toneladas, sendo 113 tde carga.

Airbus A300-600ST Beluga

O Airbus Beluga foi lançado em 1995 para substituir uma outra aeronave cargueira, chamada Super Guppy, e foi projetado para conseguir transportar grandes peças de outros modelos de avião, bastante semelhante ao Dreamlifter. Apesar de ser capaz de carregar grandes volumes, a capacidade em peso é bastante pequena (apenas 47 toneladas).

Uma curiosidade sobre esse avião é que as lâmpadas do compartimento não ficam no chão, como em outras aeronaves cargueiras. Além disso, o Beluga necessita de rampas especiais para ser carregado e descarregado. Seu comprimento é de 56,15 metros e seu peso vazio é de 86 toneladas.

Mil mi-26

O Mil mi-26 é o maior helicóptero de transporte de carga produzido pelo homem. É de fabricação russa e foi criado na época da União Soviética — já são 316 unidades produzidas. Essa poderosa máquina é capaz de transportar 20 toneladas de carga útil, pesando apenas 28 toneladas.

Com 40,25 metros de comprimento, esse helicóptero chega a voar a uma velocidade máxima de 295 km/h. Tem uma autonomia de voo de 1920 km, número excelente para aeronaves dessa categoria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Antonov AN-224 Mriya

E finalmente chegamos nele: o maior avião de carga do mundo! Com 84 metros de comprimento e 88 metros de envergadura, essa potência é equipada com seis motores e 32 rodas. É capaz de decolar com nada mais que 640 toneladas.

Foram necessários seis anos para a construção dessa preciosidade, única a viajar pelo mundo. Esse mega avião foi construído na década de 80, em meio à Guerra Fria, para o programa espacial da União Soviética, com a finalidade de carregar o ônibus espacial Buran.

O Mriya (ucraniano para “sonho”) chegou a ser aposentado de suas funções com o cancelamento do programa no início da década de 90, mas voltou às atividades em meados dos anos 2000.

Essa belezinha já fez algumas passagens pelo Brasil. A última aconteceu em novembro de 2016, para transportar um transformador de 155 toneladas de Cumbica para o Chile, que enfrentava problemas energéticos na época. Essa é a maior carga transportada da história da aviação brasileira. Quem diria que algo tão grande seria capaz de voar, não é mesmo?

Mesmo com os avanços na tecnologia, nenhum superou o maior avião de carga do mundo. Mas é verdade que podemos esperar muita inovação nessa área, que continuará surpreendendo e encantando os amantes da aviação!

E aí, o que você achou dessa lista? Confira agora os 10 livros sobre aviação mais vendidos no mundo!

Se você gostou deste post e deseja saber mais sobre a promissora carreira na aviação, acompanhe as novidades em nossa página no FacebookTwitter, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário