Economia e Mercado

Marketing na Aviação Parte 2 – Fundamentos do Marketing

fevereiro 11, 2019
Tempo de leitura 4 min

Após entendermos um pouco sobre o que é marketing, podemos avançar um pouco nossa conversa e pensarmos em duas formas que podemos segmentar o marketing na aviação.

O universo aeronáutico é extremamente complexo e envolve uma quantidade de variáveis maior do que a maioria das industrias no mundo, uma cia aérea precisa se relacionar com os seus clientes, com o governo, com a comunidade dos locais aonde opera, e com os seus inúmeros fornecedores: empresas de combustível, fabricantes de aeronaves, catering, aeroportos e muitos outros.

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O que é B2B, B2C e B2G?

Com tantos públicos diferentes, com certeza as estratégias de marketing não será a mesma para todos eles, aqui podemos separar em 3 grandes segmentos: consumidores (B2C, Business to Consumer), com estratégias voltas a venda de passagens e a uma boa experiencia no voo; empresas (B2B, Business to Business), com suas ações focadas em outras empresas; governamental (B2G, Business to Government), buscando gerar valor frente a órgãos públicos.

As estratégias em geral são bem diversas de acordo como seu público, afinal de contas o valor e as necessidades são diferentes para cada um deles e, identificar cada cliente, suas necessidades e como satisfaze-las é tarefa fundamental do marketing. Para atingir estes objetivos, existe um famoso “mix de marketing” que nada mais é do que um composto das 4 principais atividades do marketing, separado em categorias. Mas quais são elas?

Os 4P´s de Marketing

O “mix de marketing” é conhecido como os 4P´s de marketing, sendo eles, preço, praça, produto e promoção. Como os termos são traduzidos do inglês, dois deles são um pouco confusos: praça se refere ao local da venda, a distribuição e logística, do inglês Place; já o termo promoção é relacionado ao ato de promover o produto e não ao desconto que popularmente chamamos de promoção, aqui a relação maior é com a comunicação.

No caso de uma cia aérea, o preço é de fato o valor da passagem; a praça são os aeroportos e locais que ela opera; o produto é tudo relacionado ao serviço de transporte de passageiros ou carga; e a promoção é a comunicação de marketing.

O modelo de 4P´s nos mostra uma aplicação dos princípios de marketing, no entanto precisamos entender que nenhum deles funciona de forma isolada, e que é necessária uma sinergia entre todos os elementos do mix de marketing. Aqui, o marketing precisa definir qual o produto a ser vendido (ou serviço no caso de uma cia área), o preço que irá cobrar, a praça (rotas) que irá atuar e a estratégia de comunicação (promoção) para persuadir o cliente e viajar pela empresa. Se um deste P´s não tiver uma boa execução, ou se elas estiverem desalinhadas, todo a estratégia irá por água abaixo.

Por exemplo, imagine que o produto (voo) é ótimo, não tem atrasos, o serviço de bordo é excelente, aviões novos e limpos, a comunicação é muito boa e todo mundo gostaria de voar pela companhia, o preço é extremamente atrativo, MAS ela não opera nas rotas que você precisa, de nada irá adiantar para você como cliente todo este trabalho. O mesmo pode ocorrer para qualquer um dos outros P´s, se o produto for ruim, se o preço for exorbitante ou se a comunicação for fraca e você nem souber que aquela empresa opera na seu aeroporto, qualquer falha irá comprometer todo a estratégia de marketing e consequentemente a empresa como um todo.

Os 4P´s na aviação

E você como tripulante ou futuro tripulante, onde se encaixa nessa história? Pelo menos dois pontos são bastante relevantes sobre o seu papel no marketing da empresa. O primeiro diz respeito ao produto, como tripulante o seu comportamento e o seu desempenho como profissional são muito importantes. Uma tripulação simpática, profissional e apaixonado pelo seu trabalho com certeza melhoram experiencia do passageiro, um pouso seguro nem se fala e, todos estes aspectos são relevante na geração de valor para o cliente.

Outro ponto importante diz respeito a comunicação (promoção), claro que não é de suma responsabilidade da tripulação, mas ela também tem o seu papel neste aspecto. Cada envolvimento que um membro de uma companhia tem com um cliente é um ponto de comunicação, isso vale para toda a equipe de solo e para a tripulação, todos estes contatos são relevantes na experiencia do cliente, na sua percepção de valor e claro para a sua satisfação. Além disso com as redes sociais, sabemos que experiencias negativas são rapidamente divulgadas e propagadas, gerando um efeito bola de neve que pode ser muito prejudicial a empresa.

 

Em breve teremos a parte 3 falando sobre marketing em cias aéreas!

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