Northrop-f5

O caça brasileiro Northrop F5

Tempo de leitura 3 min

Com a popularidade do caça brasileiro Northrop F5, é provável que já tenha ouvido falar muito sobre esta fantástica aeronaves. Se quiser saber ainda mais sobre este avião, não deixe de ler este conteúdo, aqui, abordamos um pouco da história do caça brasileiro Northrop F5. Não deixe de conferir, hein?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

História da criação do Northrop F5

O desenvolvimento do F-5 começou, de acordo com historiadores, em 1954, quando uma equipe da Northrop visitou os países menores da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e ocidentais para examinar as necessidades de defesa desses países.

A partir da pesquisa resultante dessas visitas, a empresa identificou uma clara necessidade de um equipamento multifuncional de baixo custo, que se concretizou com o desenvolvimento do caça leve N-156F.

No entanto, cabe dizer que a Força Aérea dos Estados Unidos inicialmente não se interessou por esta proposta porque o país não exigia caças leves. Em junho de 1956, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou que compraria a versão de treinamento T-38 Talon, que foi colocada em uso em março de 1961.

Nesse contexto, porém, a Northrop decidiu continuar o programa F-5 como um projeto privado e, em julho de 1959, a aeronave fez seu primeiro voo. Três anos após selecionar o F-5 para o Programa de Assistência Militar (MAP) no Departamento de Defesa, aliados americanos em busca de caças de baixo custo foram atraídos por essa aeronave pequena e flexível, porém super ágil.

O Northrop F5 foi um sucesso de vendas

Não se pode negar que o caça brasileiro Northrop F5 foi um sucesso nas vendas. Grandes encomendas foram feitas por diversos países, entre Canadá, Espanha, Suíça, entre outros.

Certamente, o que fez do Northrop F5 um sucesso de vendas foram as suas características: fácil de voar e pilotar, baixos custos de compra, operação e manutenção, aliados ao seu excelente desempenho, fizeram dessa máquina uma nova referência mundial.

Além disso, o Northrop F5 conta com peças de reposição com preços razoáveis ​​e fáceis de adquirir. Nesse sentido, cabe dizer que quando os outros modelos de caças falham, o F-5 está disponível.

Principais características do caça brasileiro Northrop F5

Para que se entenda o sucesso das vendas do caça brasileiro Northrop F5, é importante compreender suas características.

– É um avião altamente tecnológico. Conta com tecnologias de última geração, as chamadas tecnologias da 4º geração. Sua cabine é totalmente provida de displays, que proporcionam reduzido esforço para o piloto. Tais tecnologias, vale dizer, dialogam tranquilamente com as condições diversas do tempo, como frio, calor, noite e dia etc.

– Também dispõe de um avançado radar multimodo, que contribui a eficácia e precisão de defesa. É um equipamento superimportante no momento de combate.

– A aeronave mantém as mesmas características operacionais comprovadas do F-5E / F já em serviço no Brasil, mas é bastante aprimorada e aperfeiçoada pelo novo sistema incluído na solução Embraer-Elbit.

 

Você gostou de saber um pouco sobre o caça brasileiro Northrop F5? Então, que tal acompanhar as publicações em nosso blog para ficar por dentro de outros assuntos relacionados? Aproveite!

 

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.