Curiosidades

Os Aviões Mais Rápidos do Mundo

19/11/2019
avioes-mais-rapidos-do-mundo

Praticamente todos os apaixonados por aviões já se fizeram esta pergunta: quais são os aviões mais rápidos do mundo?

O avião é uma das mais incríveis criações já feitas pela humanidade. É considerado o meio de transporte mais rápido e seguro do mundo, e foi o responsável por uma grande diminuição de distâncias e conexão dos mais variados pontos do globo.

Não é a toa que existem tantas pessoas apaixonadas pela aviação. Confira a seguir quais as aeronaves que bateram recordes de velocidade!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Aeronaves mais rápidas do mundo

Alguns tipos de aviões comerciais, como os da Airbus e da Boeing, possuem velocidades que podem alcançar mais de 900 km/h. Isto já é incrivelmente rápido, mas  existem aviões ainda mais velozes. Bons exemplos são as aeronaves militares, que deixam aviões de passageiros comendo poeira.

Veja abaixo a lista de alguns dos aviões mais rápidos do mundo.

F-111

Lançado no ano de 1964, este jato foi um dos mais utilizados na história por causa de sua alta velocidade, aproximadamente 2655 km/h. Empregado pela Força Aérea dos Estados Unidos, este avião teve participação em todos os conflitos militares que ocorreram entre as décadas de 1970 a 1990.

F-15 Eagle

Este caça é bastante eficiente em todas as condições atmosféricas. É um avião tático e extraordinariamente manobrável. Seu primeiro voo foi em 1972 e sua velocidade pode chegar a aproximadamente 2.665 km/h. Foi amplamente utilizado até a chegada de um novo modelo, o russo Su-27.

Apesar disso, o F-15 Eagle continua com um papel importante na aviação militar, sendo o principal avião de combate das forças aéreas dos EUA, Japão, Coréia, Arábia Saudita e outros.

Tupolev Tu-144

Representando a aviação comercial, podemos citar o Tupolev Tu-144 (o Concorde soviético), que foi um avião supersônico de passageiros criado na antiga União Soviética. Ele voou por um curto período de tempo, entre os anos de 1975 a 1979. A aeronave foi removida de operação devido a graves questões de segurança.

Sua capacidade de transporte era de 167 passageiros e atingia uma velocidade de 2.878 km/h.

MIG-31

O MIG-31 é um avião de combate com um sistema de radar bastante poderoso, com a capacidade de rastrear outros aviões a uma distância de 400 km. A aeronave ainda pode atingir velocidades de 3030 km/h. Seu lançamento se deu no ano de 1975 e atualmente ele tem sido empregado pela Força Aérea da Rússia e do Cazaquistão.

XB-70 Valkyrie

O protótipo de bombardeiro XB-70 Valkyrie voou na década de 1960 e já atingia a velocidade de 3.300 km/h. Houveram entretanto, problemas envolvendo o jato, que incluíam um grande orçamento (maior do que o calculado anteriormente), e seu envolvimento em um acidente grave. Por estas razões, o projeto que incluía a sua utilização foi cancelado.

Atualmente, a força militar dos EUA está tentando criar um avião inspirado nos moldes do XB-70 Valkyrie, tanto em tamanho, quanto em velocidade.

Bell X2

O Bell X2 foi a primeira aeronave a ultrapassar a barreira do som, no ano de 1947. O projeto testou a reação de resistência da estrutura da aeronave em velocidades acima do que se tinha registro até então.

No ano de 1955, o avião chegou a atingir a velocidade de 3.370 km/h. O que foi aprendido durante este experimento foi utilizado em projetos posteriores de aeronaves fabricadas nos EUA.

YF-12

O YF-12 foi um protótipo criado pela Força Aérea dos EUA, com a intenção de voar a uma velocidade de 3661 km/h. Seu projeto foi cancelado após complicações e custos altos demais para sua operação. Ainda assim, sua base de construção foi utilizada como base para criar a aeronave espiã SR-71.

SR-71

O SR-71 Blackbird, lançado no ano de 1964 e utilizado até 1999, foi criado a partir de estudos baseados na construção do YF-12. Era um avião de função estratégica que contava com uma velocidade máxima de 3540 km/h. Lançado pela Força Aérea dos EUA, foi transferido para a NASA, onde foi usado até 1999 em testes de velocidade e altitude.

X-15

O North American X-15, criado em 1967, é o avião mais rápido de todos os mencionados anteriormente, alcançando velocidades absurdas de até 7,273 km/h. A aeronave foi um projeto experimental, construído através de um esforço conjunto da Força Aérea dos Estados Unidos com a NASA.

Agora você já sabe alguns dos modelos de aviões mais rápidos do mundo! Esperamos ter te ajudado a matar a curiosidade.
Aproveite e confira as miniaturas de aeronaves que temos em nosso site!

 

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário