o-que-faze-aviao-turbulencia

O que Fazer Quando o Avião Passa por Turbulência?

Não importa se é sua primeira ou milésima vez viajando de avião, se tem algo que não é agradável a ninguém é a famigerada turbulência. Infelizmente este é um fenômeno relativamente comum em voos, mas é importante lembrar que, justamente por conta disso, as aeronaves e os profissionais da aviação são muito bem preparados para lidar com estes acontecimentos. Posto isso, vamos explicar a seguir o que fazer quando o avião passa por turbulência. Acompanhe:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que fazer em situações de turbulência durante o voo?

A turbulência pode ocorrer por diversos fatores ambientais, principalmente mecânicos e térmicos, além de variar em intensidade, indo de leve a severa.

É essencial deixar claro que o avião é considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, então já pode ficar mais tranquilo. Mesmo assim, se você já está com a passagem comprada e quer saber como agir nestas situações, confira algumas boas recomendações:

  • Mantenha a calma: sabemos que pode ser bem difícil controlar os ânimos quando se está  passando por uma área de turbulência, mas é essencial para que não ocorram prejuízos à sua saúde. Portanto, quando for informada a turbulência, procure não se desesperar e controle a sua respiração com o simples exercício de inspirar bem fundo e expirar logo em seguida. No caso de turbulência leve é possível ouvir uma música e ler um livro, atividades que vão te ajudar a manter a cabeça distraída.
  • Atenha-se às instruções de segurança: Nestas situações, prontamente a equipe de voo informará sobre quais os procedimentos de segurança necessários e o momento correto para estes serem realizados. Dependendo do grau de turbulência, os procedimentos podem ser bem simples (como manter a calma e permanecer nos lugares) ou mais rigorosos (como acionar o uso dos equipamentos de segurança). O ponto aqui é prestar muita atenção nas instruções enunciadas pelos profissionais a bordo pois elas são fundamentais.
  • Equipamentos de segurança: O uso do cinto de segurança por exemplo  é essencial em qualquer viagem, seja de carro, ônibus ou avião, portanto lembre-se de prendê-lo assim que se sentar ao banco. Em um episódio de turbulência, os equipamentos de segurança são fundamentais para os passageiros. Existem ainda outros equipamentos como máscaras de oxigênio que serão disponibilizadas caso necessário.

Como já foi dito no início, o avião é um transporte altamente seguro, uma vez que é projetado para lidar com esta e tantas outras situações adversas.

equenta black friday

Enfim, agora você está a par de algumas boas práticas caso tenha de enfrentar uma turbulência em voo, mas nada de sofrer por antecedência. São episódios que podem acontecer, mas você terá à disposição uma equipe altamente experiente e capacitada para ajudá-lo. Piloto, co piloto e comissários de bordo sabem exatamente quais as decisões que devem ser tomadas nesses momentos, então pode ficar tranquilo.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.