Review de Produtos

O que são berimbelas? Para que servem?

janeiro 22, 2019
Tempo de leitura 3 min

As berimbelas, são uma originalmente um ornamento utilizado nos ombros como forma de condecoração e de qualificação, utilizada originalmente por forças armadas em todo o mundo e posteriormente exportado para o mundo da aviação.

Seu nome original vem do francês Épaulette que significa pequeno ombro (épaule significa ombro), sua utilização militar remonta ao século 17, na França, com um proposito mais de decoração do que servindo como uma patente.

Estes adornos conforme a imagem abaixo foram usados pelo Rei Louis XIV, conhecido como Rei Sol

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Berimbela da Aviação

Dentro do mundo da aviação, sua tradição teve início em 1931, quando a saudosa companhia Pan Am introduziu um uniforme que se diferenciava dos tradicionais modelos militares, e tinha como objetivo trazer maior segurança aos passageiros com um aspecto que se distanciasse da recém encerrada 1ª Guerra Mundial.

Como os voos eram efetuados em aeronaves anfíbias, a inspiração veio de uniformes dos oficiais da marinha, e com isso os comandantes passaram a se vestir como capitães, com as divisas no ombro e na manga do paletó, quepe e outros adornos.

A adoção deste novo padrão caio no gosto dos passageiros e rapidamente se propagou entre companhias aéreas de todo o mundo, foi, no entanto, incluído o brevet, com isso a “asinha” serviu como forma de diferenciação com relação aos oficiais da marinha.

Como funcionam as berimbelas?

Em geral as berimbelas são utilizadas para classificação dos profissionais na aviação, no entanto, ao contrário do que muitos pensam, não existe uma regra escrita que define estas patentes.

Dentro da aviação no Brasil, as definições clássicas são:

1 faixa   – Comissário de bordo

2 faixas – Co-piloto

3 faixas – Comandante (em geral de aeronaves de pequeno porte)

4 faixas – Comandante (em geral de aeronaves de grande porte).

Existem diversas variações, as faixas pode ser douradas ou prateadas, finas ou largas e o tecido delas pode ser preto ou azul marinho, o mais comum o entanto são as faixas douradas finas com tecido preto.

Diversas companhias aéreas adotam outros padrões, a Gol não utiliza faixas para os seus comissários, a Azul utiliza 3 faixas para os copilotos.

Berimbelas na Aviação de Instrução

Uma das maiores polêmicas no mundo da aviação de instrução é com relação ao uso de uniformes, breves e berimbelas, havendo uma etiqueta própria dentro deste universo.

Não existe ao certo um regulamentação (assim como na aviação comercial) sobre as berimbelas, uma vez que é de uso civil sem nenhum caráter oficial. No entanto existe um “acordo” informal, onde o uso das berimbelas fica restrito ao código do aeroclube. Em geral se usa de uma faixa quando se está estudando ou já se checou o piloto privado. Duas faixas quando se está cursando o Piloto Comercial. Três Faixas para os que estão estudando ou já são instrutores e voo e finalmente 4 faixas aos instrutores chefes e checadores.

O ideal é entender como a escola ou aeroclube se relacionam com esta questão antes de ir para o seu primeiro voo com um uniforme completo, na dúvida basta perguntar no hora da sua matrícula.

 

Se quiser ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, é só seguir a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário