Dicas da Aviação

Ivap para o Prepar3D v4 no Windows 10

maio 2, 2019
Tempo de leitura 7 min

O Felipe Bachian, instrutor de voo e fundador do canal Bachian Flight Academy produziu mais um guest post, e montou um tutorial sobre a Instalação do Ivap para o Prepar3D v4 no Windows 10.

A instalação do Ivap no Prepar3D exige um pouco de atenção, e como é um assunto que traz uma série de dúvidas e muita gente reclama de problemas, resolvi fazer um passo-a-passo para acabar com todas as incertezas.

Cabe lembrar que esta maneira é a forma com que faço e uso no meu simulador, e não necessariamente a forma com que a Ivao documenta.

O primeiro passo claro, é baixar a última versão do Ivap disponível no site da Ivao. Não recomendo que você faça o download de nenhum outro lugar. A versão mais atual no dia de hoje (ago/2018) é a versão 2.0.2 e está disponível no endereço abaixo (precisa de login):

https://www.ivao.aero/softdev/ivap.asp

Após acessar o site, faça o download da versão para Microsoft Flight Simulator X e Prepar3D. Ambos os simuladores utilizam a mesma versão.

Após baixar, execute o instalador.

Na tela inicial, clique em “Next”.

Selecione “I accept the agreement” e clique em “Next”.

Selecione “Single PC” e clique em “Next”.

Na próxima tela, vai aparecer um aviso dizendo que não foi possível detectar o caminho de instalação do seu simulador. Apenas clique em “OK”.

Neste ponto, você precisa clicar nos […] logo ao lado do Prepar3D e escolher o caminho de instalação do seu simulador.


Neste exemplo, ele está no local padrão “C:\Program Files\Lockheed Martin\Prepar3D v4”. Clique em “Next”.

Novamente você receberá um aviso de que o caminho de instalação foi trocado, apenas clique em “OK”.

Nesta tela, selecione “Yes” para rodar o MTL Installer logo após a instalação do Ivap. Clique em “Next”.

Essa é a hora que a maioria das pessoas fazem a escolha errada. É muito importante que você escolha “I only use my flight simulator in window mode” mesmo que você rode o seu Prepar3D em tela cheia. Isso fará com que a instância do Ivap rode independente do seu simulador. Caso o Ivap trave, você não perderá o seu voo. Clique em “Next”.



É necessário ter instalado o FSUIPC em seu computador para rodar o Ivap.

⚠️ ATENÇÃO:
Aqui novamente muitas pessoas cometem o erro de instalar essa versão do FSUIPC que é distribuída com o Ivap, e que é bem defasada e não é compatível com o Prepar3D v4.

Mesmo que você não tenha o FSUIPC instalado, recomendo que escolha a opção “No” e depois instale a última versão do site oficial. Se você instalar essa versão do FSUIPC que vem com o Ivap, você terá problemas com o Prepar3D. Clique em “Next”.

Escolha o caminho onde o Ivap será instalado em seu computador. Caso você opte pelo caminho padrão, que fica dentro da pasta “Arquivos de Programas (x86)” (“Program Files (x86)” em inglês), é importante de lembrar de sempre executar o Ivap como administrador. Se estiver em dúvidas como fazer isso, apenas escolha um outro caminho de instação, que é o mais recomendado.

Nessa janela não modifique nada, apenas clique em “Next”.

ara usar o Ivap você precisa ter instalado o TeamSpeak 2, mesmo que você tenha outra versão do TeamSpeak mais recente instalado.

Marque a opção “Install Teamspeak Voice Client” e clique em “Next”.


Nessa próxima tela um resumo de tudo que foi escolhido será exibido. Confira as informações e clique em “Install”.

Aguarde que a instalação termine.


Assim que terminar a instalação, o MTL Installer rodará automaticamente. Apenas clique em “OK” nesta janela de aviso.

Aqui vai de cada um. Eu recomendo que você não faça a instalação completa de todos os modelos de MTLs. A grande maioria deles você nunca vai usar, e vai apenas ocupar espaço em seu disco e tornar o seu simulador mais demorado pra abrir (qual a chance de você ver alguém voando um Mig-15?).

Utilize os filtros e escolha apenas os modelos e companhias mais populares.

Para usar o filtro por companhia aérea por exemplo, apenas digite o nome da companhia no campo “Company (name)” e clique em “Apply Filter”. Depois vá marcando os modelos que você quer.

Esse processo é demorado e trabalhoso, mas infelizmente é a melhor forma. Quando estiver satisfeito com todos os modelos escolhidos, clique em “Download”.

Uma janela vai abrir para que você escolha o servidor de onde as MTLs serão baixadas. Escolha qualquer um e clique em “Next”.


Uma a uma os modelos de aeronaves e pinturas serão baixados. Tenha paciência e aguarde que este processo termine.

Quando terminar, clique em “Done”.

Agora a instalação do Teamspeak 2 iniciará. Clique em “Next”.

Clique em “Next” novamente.

Clique em “Finish”.

Agora são os últimos passos da instalação. Clique em “Next” nesta janela.


Para finalizar, selecione “Yes, restart the computer now” e clique em “Finish” para que seu computador seja reiniciado.

Após reiniciar o computador, pressione as teclas WINDOWS+R.

Digite %ProgramData% no campo Abrir, e clique em “OK”.

Uma janela do Windows Explorer vai abrir já na pasta ProgramData, que por padrão é oculta no Windows. Procure pelo arquivo simobjects.cfg que fica no seguinte caminho:

C:\ProgramData\Lockheed Martin\Prepar3D v4\simobjects.cfg

Clique com o botão direito do mouse, selecione “Abrir Com” (“Open With”) e escolha o Bloco de Notas (Notepad).

Ao abrir o arquivo no Bloco de Notas, role até o final e veja se existem as entradas referentes às MTLs da Ivao, como está na parte marcada abaixo.

Se já possuir estas entradas, não precisa fazer nada neste arquivo e pode fechá-lo. Caso não tenha as entradas, você precisa acrescentar as linhas:

[Entry.XX]
PATH=SimObjects\IVAO_MTL
TITLE=MTL
ACTIVE=true
REQUIRED=true

Lembre-se de onde está o XX, trocar pelo número sequencial referente ao seu arquivo. No exemplo da imagem, é Entry.10. Salve o arquivo.

Para que o tráfego seja exibido corretamente no Prepar3D v4, você precisa baixar o software da iVao que atualiza os modelos pelo link abaixo (precisa estar logado):

http://forum.ivao.aero/index.php?topic=317836.0

Toda vez que você baixar novos modelos de MTL pelo MTL Installer, é preciso rodar este programa novamente para que ele possa atualizar os modelos para o Prepar3D v4.

Por fim, antes de abrir o seu simulador, certifique-se que possui a última versão do FSUIPC instalada. Na dúvida qual a última versão, veja no site oficial. Na data que criei esta matéria, a última versão do FSUIPC era a 5.14. Portanto, instale esta ou uma versão mais recente para o Prepar3D.

Após rodar o seu simulador e carregar o voo (não se esqueça de nunca carregar seu avião na pista), abra o iVap pelo Menu Iniciar do Windows. Lembre-se de rodá-lo como administrador, clicando com o botão direito do mouse.

Espero que este tutorial tenha esclarecido suas dúvidas.

Para saber mais sobre o trabalho do Bachian acesse o seu Canal no Youtube, participe do grupo no Facebook e da comunidade no Discord, e para contatos comerciais fale no fsimacademy@gmail.com.

Se quiser ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, é só seguir a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário