Formação Aeronáutica

Quais os melhores materiais de estudo para piloto? Descubra aqui!

janeiro 2, 2019
Tempo de leitura 6 min

Você provavelmente não lembra de nenhuma matéria da escola que tivesse associação direta com o mundo da aviação. Física, química, matemática e línguas estrangeiras podem até fazer parte dos mecanismos e relações desse universo, mas no estudo para piloto, é preciso ser muito mais específico sobre elas.

Então sua formação escolar ou superior não vão servir na aviação? Elas servem sim, e muito. Até mesmo para tirar seu brevê é preciso ter, no mínimo, o segundo grau completo. Para as seleções nas companhias aéreas, muito mais.

Mas antes de chegar até elas ou sonhar com o comando na aviação executiva, é preciso focar nos estudos de meteorologia, motores e demais matérias que caem na prova da ANAC e são fundamentais para os profissionais da aviação.

Então, quer saber por onde começar ou como aprofundar seus estudos? Confira neste post todas as melhores dicas e informações que reunimos sobre o assunto.

Entenda quais são os conteúdos essenciais para a formação de um piloto

Pense bem. Para colocar um avião no ar, é preciso entender os mecanismos da física que possibilitam um objeto mais pesado que o ar flutuar, saber como funcionam os motores, engrenagens, assim como a coordenação da aeronave em todo o espaço aéreo, afinal de contas, não estamos sozinhos nos céus.

Ou seja, a formação de piloto não envolve apenas o conhecimento sobre os botões do painel ou como pilotar, é o entendimento de toda a cultura e relações que existem nesse universo.

O controle do espaço aéreo brasileiro, por exemplo, é realizado pela Aeronáutica, que junto com o exército e marinha, compõe as Forças Armadas do Brasil. Ao mesmo tempo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem supervisiona as atividades da aviação civil.

Para tornar esse mercado ainda mais complexo, entram na relação as empresas privadas de administração aeroportuária, as companhias aéreas, escolas de aviação, fabricantes de aviões, centros de manutenção etc.

Ou seja, todo aquele conhecimento da escola pode servir como base de aprendizado, mas serão os conteúdos da prova técnica da ANAC a porta de entrada para o entendimento de como todas essas entidades se relacionam e tornam a aviação mais segura e — por que não? — apaixonante.

Meteorologia

Nesse tópico, o piloto compreende como fazer a leitura do METAR e TAF, boletins das condições meteorológicas que podem influenciar na decolagem, trajeto e pouso. Ele é emitido pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET) e, portanto, é produzido dentro dos preceitos da entidade.

Formações de nuvens e outros assuntos relacionados também caem nesse tópico.

Navegação

Esse é um dos temas que dão maior prazer nos estudos para piloto, e a Rosa dos Ventos volta a ser a melhor amiga. Além do posicionamento em cartas de voo, também são abordadas questões como o tipo de navegação, como visual, estimada, por instrumentos etc. Essa matéria é retomada na parte prática do curso para piloto.

Teoria de voo

Aqui algumas aulas de física serão relembradas, mas agora, com foco na aviação. A terceira Lei de Newton, Teorema de Bernoulli e as terminologias dessa matéria encontram com os elementos de uma asa e a geometria do avião. Noções de ângulos, arrasto, sustentação, tipos de voo e muito mais.

Conhecimentos técnicos e motores

Os conhecimentos técnicos e sobre os motores das aeronaves também são fundamentais para a formação do piloto e caem na prova da ANAC.

É preciso conhecer o funcionamento das engrenagens para avaliar possíveis fatores que impeçam a realização de um voo ou dar orientações precisas para os responsáveis pela manutenção do equipamento, por exemplo.

Regulamentos de Tráfego Aéreo

Por fim, e não menos importante, a parte de regulamentos. Como já informado, a gestão do espaço aéreo é realizada pela Aeronáutica, mas para que tudo funcione a seu tempo, é preciso que todos os profissionais, em voo ou terra, estejam alinhados com as mesmas regras e condutas. E é exatamente isso que a matéria aborda.

Conheça os materiais mais adequados para concluir o estudo para piloto

Ler sobre as matérias é empolgante, mas é essencial ter em mente que é preciso ter conhecimentos aprofundados em cada um deles. Por isso, alguns materiais de estudos serão mais eficientes no processo de aprendizagem e fixação do conteúdo. Veja alguns deles!

Apostilas de cada matéria para estudo individual

É importante frisar que existem algumas apostilas que servem de apoio para um curso presencial e, portanto, não são detalhadas. Para quem quer estudar de maneira completa, o ideal é escolher materiais de estudo individual como os da Bianch, que trazem o conteúdo completo.

Apostilas de simulado

Simulados de provas anteriores da ANAC também são bons materiais para exercitar o conhecimento, mas é preciso ir além delas, pois os temas variam a cada banca.

Ferramentas de apoio

Computadores de voo, réguas etc. Não são obrigatórios, mas ajudam no entendimento da matéria.

Cursos online e pílulas de conhecimento

O curso online da Bianch tem um total de 60 horas e aborda todo o conteúdo de maneira minuciosa. Alguns planos também oferecem o acesso a fóruns de discussão e até mesmo conexão via WhatsApp com o instrutor responsável.

Além disso, vídeos curtos, também chamados de pílulas de conhecimento, trazem explicações rápidas e fundamentais para o estudo para piloto. Uma dica importante é sempre buscar conteúdos recentes e produzidos por especialistas.

Saiba onde encontrar esses materiais com qualidade

O tema da aviação é muito específico e detalhista, por isso, é comum encontrar poucos livros e materiais, e muitos deles, desatualizados. Para evitar isso, alguns cuidados podem ser tomados, como:

  • procure apostilas completas, atualizadas e que estejam de acordo com as exigências da ANAC;
  • dê preferência para materiais produzidos por especialistas e profissionais na ativa como o Denis Bianch — isso garante um conteúdo mais prático e atualizado;
  • escolha um curso online que tenha boas referências — eles não são mais obrigatórios para a realização da prova da ANAC, mas podem ajudar no aprendizado;
  • busque blogs e materiais complementares para o estudo — além do canal do Denis Bianch, o blog da Bianch também traz conteúdos atualizados e ricos de informações.

Uma das grandes vantagens que a Bianch traz para quem está focando no estudo para piloto é que ela reúne tudo o que é preciso em um só lugar. E-commerce com os melhores produtos e marcas, apostilas atualizadas e orientadas por especialistas e muito conteúdo compartilhado para ajudar os amantes da aviação a realizarem seus projetos.

Quer conhecer mais? Visite nosso e-commerce, veja nossas apostilas e produtos.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Brizola março 1, 2019 at 3:07 am

    Quando começa o curso e qual o valor real?

    • Bianch
      Responder Bianch março 8, 2019 at 2:32 pm

      Olá o senhor pode começar o curso quando desejar, o valor real varia muito.
      Se for apenas o teórico, se for o teórico e o prático, as carteiras que deseja, os aviões que irá voar, a região do Brasil.
      Infelizmente não podemos estimar pois são muitas variáveis.

    Deixe um comentário