Formação Aeronáutica

Afinal, quanto custa o curso de piloto de avião?

novembro 7, 2018
Tempo de leitura 4 min

Voar é um sonho de infância para muitos de nós. Se com o passar do tempo essa paixão só aumentou, o melhor mesmo é seguir essa vocação e se sentar no cockpit de um avião. Mas para isso, é importante sabermos, antes, quanto custa o curso de piloto privado para podermos nos programar.

Afinal, o caminho é longo e exige certo investimento. No entanto, o valor compensa pelo prazer inigualável de voar, sentindo, por todo o corpo, a liberdade dos céus e a comunhão com o vento. Além disso, trabalhar com o que amamos não tem preço.

Portanto, se você também tem esse sonho e quer saber quanto custa para ser piloto de avião, neste post, traremos algumas informações relevantes para iniciar sua formação. Confira!

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Quais são os benefícios de se tornar piloto privado de avião?

O maior benefício de ser habilitado como piloto de avião é, sem dúvida, a realização do sonho de voar. Mas, fora isso, a licença de Piloto Privado é o primeiro passo para quem deseja trabalhar comandando aviões executivos ou comerciais, de passageiros ou cargas.

Dessa forma, a habilitação abre a possibilidade de ganhar a vida fazendo o que gosta, em uma profissão excitante, com ótimo status e boa remuneração. Contudo, ser capacitado para operar uma aeronave é um privilégio para poucos.

A licença de voo — também chamada de brevê — requer dedicação, além de muita atenção em todas as etapas da formação para garantir a segurança ao voar. A seguir, detalhamos essas etapas. Não deixe de ler!

Como é a formação de um piloto de avião?

Para ser piloto civil de avião no Brasil, é preciso seguir um caminho básico inicial para, depois, se especializar. A primeira licença de voo necessária é a de Piloto Privado (PP). Ela autoriza o habilitado a comandar aviões de classe MNTE (Monomotores Terrestres) em voos particulares sem, no entanto, receber remunerações ou ter fins comerciais.

Para ser PP é preciso:

  • receber Certificado Médico Aeronáutico (CMA);
  • ser aprovado na prova teórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • participar de instrução prática, completando, no mínimo, 35 horas de voo;
  • realizar o voo de cheque para Piloto Privado e ser aprovado.

Tendo a licença de Piloto Privado, será possível iniciar o procedimento de habilitação como Piloto Comercial (PC), exigida para exercer a atividade profissionalmente.

Entretanto, da mesma maneira que qualquer formação profissional ou especialização, tudo isso tem um custo. No próximo tópico falaremos sobre os valores necessários.

Quanto custa o curso de piloto de avião?

A prioridade de um aviador deve ser, sempre, a segurança. E essa máxima precisa ser levada ao pé da letra desde a primeira formação. Isso significa estudar muito e prestar bastante atenção às informações e aos procedimentos ensinados, afinal, a sua vida, as da tripulação e as dos passageiros estarão em suas mãos.

Portanto, investir em cursos e materiais didáticos de qualidade é primordial, até porque a ANAC é severa em seus testes. Assim, a possibilidade de ter que refazer as provas é maior caso você tente economizar.

O valor da formação para Piloto Privado varia bastante, tanto pela localização (cidade e estado) como pelas instituições. Dito isso, os preços abaixo são, apenas, uma média para você se planejar. Confira:

  • CMA: R$ 600;
  • taxas ANAC (prova teórica e exame prático): R$ 500;
  • instrução prática (Cessna 172): R$ 500/hora x 35 h = R$ 17.500.

Além desses custos, como dissemos, é fundamental investir em livros, apostilas e, até mesmo, em um curso teórico que, para Piloto Privado, pode ser feito a distância. Os conhecimentos adquiridos nesses materiais serão de grande valia, dando o suporte necessário para começar seus voos com segurança.

Como vimos, quem quer realizar o sonho de voar no Brasil precisa passar por um caminho básico de formação que exige investimento alto. Nesse contexto, saber quanto custa o curso de piloto privado facilita seu planejamento e aumenta suas chances de conseguir o brevê.

Gostou de nossas dicas? Se pintou o interesse em saber mais sobre o curso de Piloto Comercial, em breve, publicaremos um artigo sobre o tema. Portanto, assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do nosso blog!

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12 Comentários

  • Responder Alan janeiro 15, 2019 at 9:35 pm

    Sou diabético consigo ser pp

    • Bianch
      Responder Bianch janeiro 21, 2019 at 7:27 pm

      Olá, tudo bem de acordo com o Canal Piloto a resposta é:
      O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que ocorre em decorrência da falta de açúcar, ou então devido à incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Ocorre em consequência do pâncreas não ser capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar nas células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, quando ocorre a falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, acarretará um aumento de glicose no sangue, e consequentemente, o diabetes. Teremos dois tipos de Diabetes:

      Tipo 1: o pâncreas perderá sua capacidade de produzir insulina, devido a defeito no sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

      Tipo 2: Poderá ocorrer pela diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

      A RBAC67, nos requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos, estabelece alguns critérios em relação ao Diabetes e também para valores glicêmicos. No caso, o candidato que tenha diabetes melito não tratada com insulina poderá ser considerado apto, a critério do examinador ou da ANAC, desde que seja comprovado que seu estado metabólico possa controlar-se de maneira satisfatória somente com dieta, ou dieta combinada com ingestão por via oral de medicamentos antidiabéticos, cujo uso seja compatível com o exercício seguro das atribuições do tripulante em voo, ou seja, que a medicação não tenha efeitos colaterais que possam interferir na segurança de voo.

      Em relação aos valores de glicemia, não poderá apresentar valor de glicemia inferior a 50mg/dl ou superior a 140mg/dl, confirmada após duas repetições, em dias diferentes. Nos casos de glicemia entre 50 e 69 mg/dl, ou entre 115 e 139 mg/dl, confirmadas após duas repetições, em dias diferentes, poderá ser considerado apto a critério do examinador ou da ANAC. No caso do uso de hipoglicemiantes orais, poderá ser considerado apto desde que fique constatado, após um período de observação de 60 dias, um controle satisfatório da glicemia, que deve ser superior a 69mg/dl e inferior a 140mg/dl, e que o examinador ou a ANAC, a seu critério, considere que não seja provável que afete a segurança de voo. Neste caso, a validade máxima a ser concedida para o CMA revalidado deve ser de 6 meses. O candidato portador de hipoglicemia reativa ou outra hipoglicemia de difícil controle, ou fora de possibilidade de controle, deverá ser julgado não apto.

      Atenciosamente,

      Dra. Tatiana Trigo

      Médica Aeroespacial

      O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Responder Evandro janeiro 23, 2019 at 6:29 pm

    Começar esses estudos após os 30 anos é muito tarde?

    • Bianch
      Responder Bianch janeiro 28, 2019 at 5:05 pm

      Olá Evandro, muita gente começa com essa idade pois antes não tinha condições de fazer ou não sabia ainda sua vocação.
      As empresas não tem nenhuma restrição para contratar pessoas, desde que estejam bem de saúde, com os estudos e carteiras em dia.

      Abraços!

  • Responder Silas da Silva fevereiro 2, 2019 at 7:50 pm

    Meu filho tem 12 anos quer ser piloto vou começar economia pra isto qual idade mínima para iniciar o curso ???

    • Bianch
      Responder Bianch fevereiro 4, 2019 at 12:47 pm

      Olá Silas, o curso de piloto privado, conforme falamos neste post, tem um custo médio de 20 a 30 mil.
      Já o de Piloto Comercial faremos um post em breve, mas ficará entre 100 e 150 mil.

      Abraços!

    • Responder Fabrício Barbosa março 19, 2019 at 9:49 pm

      Na verdade um pouco menos do que o editor do site falou.
      Hj é possível vc fazer um curso completo (entra sem saber nada e sai como instrutor de vôo) em uma das escolas mais renomadas do país (não farei propaganda, entretanto) por aproximadamente 120 mil Reais. Isso inclui:

      Teórico de PPA
      Horas práticas de PPA (46h)
      Teórico PCA
      Horas práticas de PCA (incluindo horas visuais, multimotor e IFR)
      INVA teórico
      INVA prático (aproximadamente 21,5h).
      Jet Training
      ICAO (sobretudo para quem deseja linha aérea)

      Existem umas especialidades como Upset Recovery (tipo o piloto ser treinado para sair de situações de muito risco, como parafusos, por exemplo). Aí já vai mais um pouquinho, mas isso é mais um plus, um diferencial, não um item obrigatório.

      É uma investimento alto, eu sei, mas quanto custa um sonho, não é mesmo? Só diga pro seu filho que TEM QUE ESTUDAR MUITO! SEMPRE. 🙂

      • Bianch
        Responder Bianch abril 10, 2019 at 7:21 pm

        Olá obrigado pela informação! Vamos levar ela em conta em um próximo post!

        Abraços!

  • Responder Geovanna cecilia março 10, 2019 at 10:10 pm

    tem como conseguir bolsa? ou desconto?

  • Responder junio bezerra abril 9, 2019 at 12:29 pm

    tenho 20 anos, estou na duvida se faço engenharia anaerótica ou se me torno piloto primeiro, eu encontro alguma bolsa de estudos para os cursos?

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