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Como surgiram os quepes? Porque eles são utilizados na aviação?

maio 10, 2019
quepe-aviação
Tempo de leitura 4 min

Como você já deve presumir, os quepes, assim como as berimbelas que falamos neste post, tem sua origem ligada ao militarismo. O quepe é um tipo de chapéu com o topo circular e aba sobre os olhos, possui diversos formatos de acordo com o país, força armada e graduação. Desde a sua criação por volta de 1830, ele passou a ser utilizado também por civis, não militares, como maquinistas de trem, motoristas particulares, em hotéis e principalmente por aviadores, mas de onde eles surgiram, qual sua função e como se tornaram um símbolo do glamour da aviação comercial?

A história dos quepes

                Os quepes tem sua origem associada com os militares e policiais franceses, com registros remontando a 1830. Em seguida o seu uso se espalhou por forças armadas em todo o mundo durante os séculos 19 e 20, já nos Estados Unidos ficou famosos durante a guerra civil americana, onde os dois lados combatentes fizeram uso do ornamento.

Em seus primórdios, foi utilizado durante a invasão francesa na Argélia, e se mostrou uma alternativa ao shako, (capacete de metal utilizado pelo império húngaro durante o século 18 e posteriormente importado pela França) sendo mais leve, prático e barato do que a opção de metal. Em seguida durante a Guerra da Criméia, entre 1860 e 1870, passou a ser utilizado pelos exércitos russos e britânicos, e em 1870 se tornou o ornamento de cabeça oficial da França, com a exclusão dos shakos por decreto de Napoleão Bonaparte.

                Os primeiros modelos tinham a aba reta, prejudicando um pouco a proteção ao sol, apenas em 1876 surgiram as versões com o visor curvado e se tornou um símbolo do exército francês durante décadas. Suas cores, modelos e emblemas variavam de acordo com a região em que combatiam, sua função e a ocasião, existindo modelos festivos e de combate.

Modelos de quepes franceses

Os quepes no Brasil

                No Brasil, durante a guerra do Paraguai, as tropas brasileiras, argentinas e uruguaias utilizavam ornamentos de cabeça, no entanto apenas as forças brasileiras utilizavam os quepes, enquanto as demais ainda utilizavam os antigos shakos. De lá para cá os quepes se tornaram parte da cobertura dos militares (cobertura é o termo dado para acessórios de cabeça como bonés, boinas, chapéus, etc), no entanto sua utilização hoje é feita em uniformes de gala e passeio, sendo vistos em casamentos, solenidades, eventos festivos ou como parte do traje usado fora de serviço.


Hermes da Fonseca, presidente do Brasil entre 1910 e 1914

                Considerando as divisões das nossas forças armadas e suas respectivas cores, hoje os militares da marinha utilizam os quepes na cor branca, do exercito na cor verde e da aeronáutica na cor azul como pode ser visto na imagem abaixo.

O uso de quepes na aviação civil e comercial

                É quase impossível falarmos sobre uniformes de aviação e seus adereços sem citarmos a Pan Am. A primeira grande empresa de aviação no mundo, estabeleceu diversos parâmetros no mundo aeronáuticos e, com certeza, se tornou uma das grandes referencias quando o assunto são os uniformes.

                Com o início dos voos com aeronaves anfíbias militares para a América do Sul, como o Sikorsky S-38 e o S40, por volta de 1939, a Pan Am decidiu adotar o uso de uniformes que diferenciasse sua tripulação, civil, da militar, usualmente associada a estas aeronaves e a aviação como um todo.

                Outro motivo para o uso dos uniformes foi para aumentar a confiança dos passageiros, que passaria a ver a tripulação com roupas padronizadas, asseadas e com requintes de sofisticação, como o uso de quepe, berimbela, brevet e terno.

Cena do seriado Pan Am, com replicas fiéis aos uniformes originais.

                Com o sucesso da Pan Am e sua expansão durante os anos 50, diversas companhias aéreas do mundo todo passaram a adotar um padrão de uniforme e, como os quepes já eram conhecidos tanto no universo da aviação militar como da civil, o acessório passou a ser utilizado como um símbolo do glamour ao qual a aviação está envolta.

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