tecnologia-no-setor-da-aviacao

O Crescente Uso da Tecnologia no Setor da Aviação

Sabemos que o desenvolvimento da tecnologia a cada ano traz consigo diversas ferramentas inovadoras, capazes de otimizar ainda mais as atividades de todos os setores de mercado, especialmente o da aviação. Com o apoio da tecnologia nessa área, as viagens estão cada vez mais seguras e os processos relacionados a manutenção e segurança estão mais eficientes.

Quer saber como anda a tecnologia no setor da aviação? Então, leia o post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A evolução de tecnologia na área de transporte aéreo

Em geral, sabemos que a área de transporte aéreo sofre constantes mudanças. Assim, desde o seu surgimento na história, o avião sempre manteve presença nas inovações e nos avanços tecnológicos.

Em suma, podemos observar a evolução de motores revestidos de tecido e madeira bem no início do século 20 para grandes máquinas de fuselagens em compósito, cruzando o oceano em nossa atualidade.

Contudo, ainda estamos caminhando rumo a novas etapas tecnológicas no transporte aéreo, onde a modernidade promete tornar-se eficiente para a segurança técnica e mecânica de aviões, além do bem-estar de passageiros durante o período de viagens.

A presença da tecnologia no setor da aviação

Para que possamos entender a importância de dispositivos e ferramentas tecnológicas nessa área, vamos enumerar algumas tendências extremamente cruciais para as demandas atuais. Confira abaixo quais são elas:

  1. Cloud computing

Traduzido como computação em nuvem, toda a cadeia de logística do setor aéreo pode ser integrada de forma eficiente, fazendo o fluxo de informações ser repassado de forma segura.

Processos de check-in, despacho, emissão de passagens e acompanhamento de dados podem ser transmitidos entre os setores de forma centralizada, objetivando a confirmação de dados pessoais e otimizando as atividades internas. Isso tudo contribui para um atendimento mais tranquilo, rápido e seguro para os passageiros.

  1. Internet das Coisas (IoT)

Para quem não sabe, a IoT faz os dispositivos de um setor serem totalmente integrados, de modo que consigam conectar-se entre si sem a necessidade de um computador para acesso.

Desse modo, todas as informações podem ser transmitidas de forma rápida, tendo apenas a   necessidade de possuir um dispositivo conectado à internet, seja um celular ou tablet, por exemplo. De forma prática, podemos avaliar a precisão do conserto de uma aeronave, otimizando ainda mais os processos mecânicos e buscando prevenir falhas através de sistemas analíticos complexos.

Gostou dicas? Conforme vimos, o setor da aviação possui amplas possibilidades de crescer no decorrer dos anos, priorizando sempre a qualidade dos serviços, a otimização e segurança de processos técnicos e mecânicos e, principalmente, a satisfação de clientes.

Agora que você já conhece o papel crescente da tecnologia nesse setor, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.