nova-geracao-aeronaves

Saiba mais sobre a nova geração de aeronaves

Tempo de leitura 2 min

O setor da aviação vive em constante evolução e investe em inovação para criar aeronaves cada vez mais desenvolvidas. Nesse sentido, você sabe as principais tendências e expectativas sobre a nova geração de aeronaves?

A partir deste artigo você vai conhecer mais sobre a nova geração de aeronaves para saber o que pode esperar de novidades nos próximos lançamentos das maiores companhias do setor.

Boa leitura!

Nova geração de aeronaves

A principal tendência na busca pelo desenvolvimento de novas aeronaves é no sentido de obter melhores motores, com desempenho superior e menos gasto de combustíveis, além de redução significada na emissão de gases poluentes.

Diante disso, a Embraer, que é empresa brasileira e a terceira maior fabricante de jatos comerciais em todo o mundo, tem planos inovadores para a nova geração de aeronaves.

A companhia está investindo na criação de modelos com decolagem vertical e funcionamento elétrico, os chamados carros voadores. O projeto já está em fase de testes e para isso foi criada uma empresa à parte: a Eve.

Esse tipo de aeronave pode ser utilizado no projeto de táxis voadores da empresa Uber, que deseja criar viagens aéreas compartilhadas, com pagamento e agendamento por aplicativo, assim como ocorre com os carros.

A estreia desse projeto está prevista para final de 2025 e pode ter inicio nos EUA e Austrália, sendo esses os locais escolhidos para iniciar os testes com clientes.

Além disso, a Embraer também está com outros projetos inovadores para a futura geração de aeronaves, como é o caso do avião elétrico e um novo turboélice. A fabricação de avião turboélice, que até então é dominada por empresa franco-italiana, está em estudo e em busca de investidores.

Isso porque, a parceria que estava sendo desenvolvida com outra grande empresa, a Boeing, não foi adiante e foi cancelada no primeiro semestre de 2020. Mas os planos da Embraer seguem os mesmos, sendo uma das empresas que mais está investindo em desenvolvimento mesmo com a instabilidade que o setor enfrenta em virtude da pandemia de Covid-19.

Além disso, outra empresa do ramo, a startup norte-americana de nome SE Aeronautics, possui projeto também inovador e que tem foco de reduzir em 70% o consumo de combustível por cada passageiro, bem como reduzir em 80% as emissões de CO2.

O projeto seria para uma aeronave que comporta 264 passageiros, com alcance de 17 mil quilômetros, sendo a solução mais lucrativa e prática de aviões comerciais de baixo desempenho da atualidade.

As empresas estão focadas em desenvolver aeronaves mais modernas, com tecnologias mais baratas e eficientes e que sejam mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, inclusive sem depender de combustíveis para o funcionamento.

Assim, resta aguardar para conhecer o futuro da aviação e conhecer as novidades que as maiores empresas do ramo apresentarão, bem como ficar atento com novas empresas que estão ganhando espaço com projetos ambiciosos e que têm tudo para serem um divisor de água na história da aviação.

 

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Leia outros como este acompanhando as publicações em nosso blog. Combinado?

 

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.