Dicas da Aviação

Saiba quais são os instrumentos de voo essenciais

maio 15, 2019

Se você estuda ou tem interesse na área de aviação, saiba que é importante aprender sobre os instrumentos de voo dos aviões. Saber quais são e como funcionam é essencial para seus conhecimentos a respeito de pilotagem, voo e aeronaves. Aliás, caso tenha a intenção de seguir carreira nesse mercado, tornando-se piloto comercial, entendê-los se torna fundamental!

Para ajudar você a compreender e aprimorar seu aprendizado na área, separamos uma lista com os principais instrumentos e suas funções. Não deixe de conferir!

Quais são os instrumentos de voo essenciais?

A aviação trabalha com um modelo chamado de six pack, que engloba os seis principais instrumentos utilizados nela. Adiante, separamos os itens que fazem parte desse pacote.

Velocímetro

Esse aparelho mostra a velocidade do avião. Apresenta também um esquema de cores que auxilia os pilotos na navegação e na condução da aeronave.

Na parte direita, há um arco branco que mostra as velocidades permitidas em que os flaps podem ser baixados e usados. O arco verde, normalmente o mais amplo ou um dos mais abrangentes, indica as velocidades de segurança em que a maior parte do voo ocorre. Já as velocidades apontadas no arco amarelo requerem atenção. Após elas, está o arco vermelho, em que são indicadas velocidades que não podem ser atingidas.

Horizonte artificial

Esse equipamento tem as cores azul e marrom, representando o céu e a terra, sendo muito utilizado em voos por instrumento. Ele serve para evitar que ocorra a desorientação espacial. Graças ao seu uso, evitam-se acidentes em voos de visibilidade zero.

Altímetro

É um equipamento com marcação feita em centenas de pés e tem um ajuste baseado em polegadas de mercúrio (inHg). Dessa forma, quando um avião vai pousar, o piloto “recebe” do aparelho a altitude exata da elevação da aeronave, de acordo com o nível do mar, independentemente das condições climáticas do local.

Indicador de curva

Também conhecido por “pau e bola”, por conta de sua representação simbólica, serve para coordenar as curvas. O piloto deve deixar sempre a bolinha do equipamento no centro, mesmo durante uma curva. O instrumento acusará se ocorrer derrapagem.

Giro

É uma bússola que dispõe de todos os graus, para que o piloto saiba de que setor está vindo e para qual está indo. Nas aeronaves que têm piloto automático, também é por meio desse instrumento que se coloca a proa que se deseja seguir.

Climb ou variômetro

Esse aparelho mostra como a aeronave está subindo ou descendo, usando como base a medida “pés por minuto”, isto é, centenas de pés por minuto.

Outros equipamentos

Além do six pack, há outros equipamentos ou quadrantes no cockpit que são importantes para os pilotos e para o voo, como:

  • área de motores;
  • indicador de temperatura de óleo;
  • painel de rádio;
  • instrumento Automatic Directional Fanding (ADF), usado para navegação via radiofarol não direcional, conhecido em inglês como Non-Directional Beacon (NDB);
  • aparelho VHF Omnidirectional Range (VOR), o qual serve como sistema de navegação também.

Como escolher instrumentos de voo?

Os instrumentos não têm muitas variantes entre si, mas é possível avaliar pontos não só ligados a aspectos técnicos. No caso do Giro por exemplo, é possível adquiri-lo mesclado a outros itens de navegação, como o ADF e o VOR. Nesse caso, ao escolher os três equipamentos em um só, há grande chance de economizar.

Além disso, vejamos o caso de uma aeronave que tem o glass cockpit — componente de uma cabine de pilotagem com equipamentos de voo com display eletrônico, ou seja, os instrumentos mostram dados de forma digital. Fora dela, há uma versão analógica, para o caso de pane da primeira. Escolher essa modalidade é uma boa dica.

Outro ponto importante para escolher os equipamentos é avaliar a classe envolvida. Atualmente, existem duas na aviação:

  • homologada — a aeronave e seus instrumentos passam por diversos testes;
  • desportiva ou experimental — o próprio piloto monta a aeronave, sem que seja necessário nenhum teste.

No caso das aeronaves homologadas, é preciso autorização, e na desportiva ou experimental, não. Portanto, na hora de escolher os equipamentos, é fundamental observar em qual classe eles serão empregados, pois isso pode requerer mais trâmites legais, certificações, confirmações de testes etc.

Onde comprar equipamentos para voo?

Normalmente, muitos dos itens apontados já vêm no avião, ou seja, são colocados na aeronave pelo fabricante. Apesar disso é possível encontrar instrumentos de voo para troca ou reposição em lojas físicas ou virtuais de aviação.

As lojas deste setor também comercializam acessórios para aviação, objetos complementares, itens para ornamentação etc. Por exemplo, na Bianch, existe uma grande gama de produtos com o layout inspirado nos instrumentos do six pack.

Também há simuladores de voo, que correspondem softwares que emulam voos reais. Para aumentar o realismo da simulação pode-se adquirir acessórios como joysticks, painéis de rádio, painéis de controle, entre outros. Alguns destes consistem em pequenas telas de LCD, onde ao ligá-las, pode-se escolher o que será exibido e, assim, aprimorar e praticar seus conhecimentos sobre voo de uma forma mais prática.

A Bianch é uma das fornecedoras de artigos para aviação mais tradicionais do mercado, em atuação desde 1999, sendo a maior loja brasileira de seu segmento atualmente. Além da grande dimensão e da variedade de produtos, tem como diferencial a qualidade no atendimento e na assistência técnica.Também há ênfase no processo de trocas, pois sempre se busca resolver os problemas dos clientes, a fim de nunca deixa-los na mão.

Vale reforçar que conhecer os principais instrumentos de voo é fundamental para quem deseja se tornar piloto comercial ou simplesmente pilotar por hobby. Além de serem indispensáveis para a condução das aeronaves, são essenciais para a própria segurança do voo.

Que tal aproveitar agora para conhecer mais sobre os produtos da Bianch? Visite nossa página de simulação de voo voltada para instrumentos de voo!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação é só seguir a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário