Economia e Mercado

Marketing na Aviação Parte 4 – Tendências de Marketing

abril 11, 2019
Tendências-de-Marketing
Tempo de leitura 3 min

Falamos anteriormente um pouco sobre O que é Marketing, os Fundamentos de Marketing e Marketing em Cias Aéreas, e agora vamos focar em algumas tendências de marketing.

Muito do que já falamos de marketing na aviação tem uma abrangência mais geral e neste post iremos focar em tendências de marketing na aviação que o mercado e os consumidores estão apontando para os próximos anos!

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1. Personalização de serviços

De acordo com a pesquisa “Key Airline Marketing Trends” da Diggin Travel em 2018, 55% dos profissionais de marketing que trabalham com aviação informaram que irão investir em personalização de serviços para os clientes. Embora este seja um tema tratado com muito afinco a algumas décadas, o crescente uso de big data pelas empresas poderá auxiliar muito neste processo. Embora ainda não seja claro como estes dados serão usados e sua implementação no mercado de aviação, sua importância é crescente e quem conseguir prover serviços cada vez mais de acordo com a necessidade de cada consumidor, fatalmente sairá na frente de seus concorrentes.

2. Cias aéreas cada vez mais digitais

Em um mundo que a cada dia se torna mais digital e com a internet das coisas presente em diversos seguimentos, as companhias aéreas perceberam que se tornar mais digital é fundamental para melhoras a experiência dos consumidores e conseguirem prover serviços cada vez mais personalizados. Neste ponto a AirAsia saiu na frente de muitas cias aéreas, utilizando dados para ajudar o cliente em sua busca de passagens, por hotéis, por táxis, para ajudar os consumidores a definirem seus próximos destinos, e claro, com check-in online, auxiliando o máximo possível seus clientes em todo o processo de compra.

A Aeroméxico por exemplo ampliou sua equipe de marketing digital de 5 para 80 pessoas, trabalhando com atendimento online eficiente e diversas opções de check-in. A empresa dobrou as suas vendas online entre 2015 e 2018.

3. Entrada de gigantes da tecnologia

Existe algum mercado que empresas como Apple, Google, Facebook e Microsoft ainda não entraram? Sim, e a aviação é um deles, mas isso pode ser por pouco tempo. Detentoras de uma parcela muito grande de diversos mercados, com uma quantidade de dados gigantesca e uma capacidade de inovação enorme, é uma questão de tempo até que uma ou algumas destas empresas entrem no mercado de aviação. Hoje o Google já dá seus primeiros passos na venda de passagens e nas informações de check-in e de voos, com o Google Voos e o Google Trips, e devemos esperar mais novidades por parte destas empresas nos próximos anos.

4. Empresas mais humanas

Ao mesmo tempo os consumidores buscam cada vez mais produtos digitais, velocidade e praticidade, também existe uma crescente demanda por serviços mais humanizados.

Narrativas conhecidas como storytelling, com depoimentos e histórias de consumidores reais, de funcionários e tripulantes estão em alta, e a tendência deve se manter.

Além disso as empresas estão trabalhando cada vez mais com influenciadores digitais e microblogs, hoje não mais focados apenas no público jovem e sim no mercado em geral.

Se lembram do tempo que a tripulação do voo era intocável? Esqueçam essa era. Cada vez mais eles têm um papel fundamental na experiência do voo e grande influência na comunicação da empresa com seus clientes. Se os consumidores estão buscando um atendimento mais humanizado, nada melhor do que inicia-lo com os pilotos, comissário e a equipe de solo.

 

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