regulamento-aereo

3 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Regulamento Aéreo

Quem deseja se tornar um piloto de excelência precisa conhecer e compreender os Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Não faltam informações disponíveis sobre o assunto na internet em livros e na legislação nacional e internacional, porém geralmente em linguagem técnica e difícil de compreender.

A Bianch, com mais de dez anos de experiência no setor de aviação, sabe que conteúdo acessível e de qualidade faz toda a diferença na formação do piloto e, por isso, disponibiliza diversos conteúdos sobre formação aeronáutica.

Continue lendo para conferir três coisas que você precisa saber sobre regulamento aéreo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Regulamento Aéreo é essencial para a segurança de voo

Olhando para a quantidade de conteúdo técnico e nada didático disponível na internet, é fácil esquecer que o regulamento aéreo é essencial para a segurança de voo. São inúmeras questões que evitam acidentes e permitem que você e os órgãos de controle saibam onde sua aeronave está.

Imagine, por exemplo, que você precisa chegar em uma região que não tem órgão de controle ou estação no solo. Existe uma frequência livre (123.5) em que você pode informar onde está, a quantos pés, dando informações para outros pilotos que estejam voando na mesma rota.

Agora pense que você já está em rota de colisão e ambos os pilotos precisam tomar uma decisão sobre como evitar o acidente. Por convenção, nessa situação ambos devem fazer uma curva para a direita, criando um espaço entre as aeronaves.

Viu? Convenções, regras e regulamentos são para a sua segurança e a dos demais.

2. É extremamente importante ter um plano de voo.

Ser um piloto de excelência não é apenas sobre o que acontece quando se está atrás dos controles da aeronave, e sim sobre a atenção a toda a preparação necessária para o voo.

O plano de voo é um documento com as principais informações sobre o voo planejado e precisa ser apresentado ao AIS e aprovado pelo órgão de controle.

Esse documento estima quanto combustível será necessário, quais os aeroportos de decolagem e aterrissagem na rota para o caso de pouso inesperado e outras aeronaves na localidade; prepara o piloto para eventuais rotas alternativas, além de informações como velocidade, altitude e nível ideais.

Essas e outras informações asseguram que todos estejam preparados para quaisquer circunstâncias que se apresentem.

3. O espaço aéreo é dividido em sete classes

Além de ser dividido entre espaço superior e inferior, divididos em áreas controladas e não controladas, o espaço aéreo é dividido em sete classes, indo de A até G.

Cada uma delas com regras específicas relativas à separação entre aeronaves, limite de velocidade, comunicação por rádio e autorização para voar fornecida pelo órgão de controle de tráfego aéreo.

Se você quer ficar por dentro de todas essas especificidades e se tornar um piloto de excelência, a Bianch pode ajudar você!

Conheça a Bianch

A Bianch Pilot Shop é a maior loja de produtos e artigos para aviação do Brasil, no mercado há 12 anos, contando com mais de 3000 produtos voltados para a aviação, incluindo material sobre regulamento aéreo.

A loja pertence ao Grupo Bianch, que também conta com o sistema de e-learning eBianch e com a Editora Bianch, sendo um dos principais grupos de ensino de aviação do Brasil.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre aviação, acompanhe nossas atividades em nossas redes sociais (Facebook | Twitter | YouTube | Instagram | LinkedIn).

Acesse nosso site para conferir nossos produtos ou navegue por nosso blog para mais conteúdo.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.