historia-da-embraer

A História da Embraer

Tempo de leitura 3 min

Instituição responsável pela fabricação de aviões militares, comerciais, executivos e agrícolas, a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) é um símbolo da indústria nacional.

Sendo uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a Embraer é reconhecida pela sua tecnologia de ponta, além de ser a maior empresa brasileira quando se fala de exportação.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a empresa conta com unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, em continentes como Europa, Ásia, África e Américas.

Estima-se que desde a sua fundação, em 1969, ela já tenha produzido mais de 8 mil aeronaves! A média é de que a cada 10 segundos exista uma aeronave fabricada pela Embraer decolando de algum lugar do planeta, transportando milhões de passageiros ao ano.

Origem e desenvolvimento

As origens da Embraer remetem às histórias de dois jovens brasileiros em meados da década de 1940.

Ozires Silva e o seu amigo Benedito tinham por volta de 15 anos e moravam em Bauru, interior de São Paulo, quando começaram a sonhar em fabricar aviões.

Esse sonho surgiu a partir de conversas dos jovens com um alemão que fabricava aviões, em que eram contadas as maravilhosas invenções que existiam dentro de uma aeronave.

Encantados e entusiasmados com a ideia, os garotos descobriram a profissão de engenheiro aeronáutico.

Como no Brasil ainda não havia esse curso disponível, eles decidiram escrever cartas para escolas norte-americanas de aeronáutica, que anunciavam cursos em revistas encontradas no aeroclube em que frequentavam.

Mesmo com a resposta positiva de algumas universidades, a realidade financeira dos amigos impediu que qualquer estudo fora do país fosse realizado naquele momento.

Em 1947, os amigos foram aprovados em um concurso da Força Aérea Brasileira (FAB) e em 1951 se formaram na Aeronáutica.

Após a formação, cada um seguiu um caminho diferente. Enquanto Ozires optou por seguir na FAB na área de aviação de transporte, Benedito seguiu para a área de aviação de caça, em que infelizmente faleceu em um acidente no ano de 1955.

equenta black friday

Com a morte do seu amigo, Ozires abandonou os seus sonhos de criar aviões por um período, mas retomou os planos após conhecer o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde conseguiu uma bolsa para o curso de engenharia aeronáutica.

Formado como engenheiro aeronáutico, Ozires iniciou conversas com colegas sobre a intenção de montar uma indústria aeronáutica.

Após desenvolver o protótipo do seu primeiro avião, fazendo-o voar, Ozires conseguiu articular com o governo a criação de uma companhia estatal.

Sendo assim, em 19 de agosto de 1969, a Embraer foi oficializada por meio de Decreto de Lei, assinado pelo então presidente da República, Arthur da Costa e Silva.

Com a lei publicada no Diário Oficial, o engenheiro Ozires Silva passou a ser o primeiro presidente da companhia.

A partir dos investimentos do governo, a Embraer conseguiu aumentar a sua linha de produção, passando a trazer soluções inovadoras para os seus clientes nas áreas de aviação agrícola, comercial e executiva.

Após os 10 primeiros anos de existência, as aeronaves fabricadas pela empresa já se estabeleciam como protagonistas da aviação regional e global.

Na década de 1980, novas aeronaves foram sendo introduzidas, sobretudo com foco nos mercados de aviação comercial e de defesa.

Em 1994, a Embraer passou por um período de dificuldades financeiras, em que Ozires Silva conduziu a empresa a um processo de privatização.

Com toda a administração da companhia reestruturada, ela foi negociada na Bovespa, rendendo bastante lucros a acionistas e funcionários.

Atualmente, estima-se que o valor de mercado da empresa gire por volta de R$14,5 bilhões.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Boa noite! Eu só lamento que, se o brasileiro desse mais valor em nossos produtos o Brasil era uma nação poderosa, infelizmente são mais valor no produtos de fora, brasileiro , mania de ser pequeno.

Os comentários estão fechados.