Dicas da Aviação

6 livros sobre aviação que você precisa conhecer

novembro 28, 2018
livros sobre aviação
Tempo de leitura 6 min

Para quem sonha em viver nos ares, entre uma escala e outra ou uma conexão aqui e ali, a leitura é uma ferramenta importante para agregar conhecimento e também promover uma pausa na hora de relaxar a mente do trabalho. Para isso, vale muito a pena investir em livros sobre aviação que trazem mensagens de reflexão e curiosidades.

Pensando nisso, reunimos neste post alguns títulos que ensinam, inspiram e informam sobre a história da aviação no Brasil, os contratempos, as superações e as conquistas de aeronautas apaixonados por esse universo.

Se você quer uma ajuda para conhecer mais sobre a aviação brasileira e embarcar por esse caminho, continue a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. A Decolagem de um Grande Sonho (Ozires Silva)

Um livro para os fãs da aviação nacional. O autor, Ozires da Silva, é um importante engenheiro aeronáutico que se destacou por contribuir para o desenvolvimento da indústria da aviação e liderou o grupo que criou a empresa Embraer.

Essa leitura é referência para quem quer saber sobre a história e a criação da Embraer, desde o seu início, na década de 1970, até os tempos atuais.

O autor apresenta os fatos que motivaram a criação dos primeiros aviões desenvolvidos no Brasil, vendidos e exportados para mais de 40 países, mostrando como a empresa alcançou o patamar de umas das maiores do Brasil e a posição de um dos maiores fabricantes do mundo.

Essa é uma leitura que compartilha os problemas enfrentados no Brasil para fabricar em uma indústria com padrões mundiais, por isso é um conteúdo indispensável para promover inspiração e trazer reflexões valiosas sobre empreendedorismo.

2. Além dos Manuais – Uma Conversa sobre Segurança de Voo (Nelson de Souza Taveira)

Um dos livros sobre aviação que trata de um assunto técnico muito importante: a segurança do voo. Nelson de Souza é ex-piloto da FAB e engenheiro aeronáutico. O autor traz para o livro uma linguagem simples e leve ao apresentar diálogos com seu neto, também piloto.

Como se estivessem conversando em casa, o piloto apresenta ensinamentos ao registrar comentários e análises de alguns acidentes aéreos, especialmente aqueles em que houve participação do fator humano.

O livro foi dividido em duas partes: pilotos militares e pilotos civis, que se entrelaçam ao tratar de temas pertinentes às duas categorias. O autor discute temas como propulsão do avião, limites aerodinâmicos e aborda assuntos relacionados aos requisitos exigidos para certificação, como fases da decolagem e aproximação da luz.

É uma leitura direcionada aos pilotos jovens. Por meio de uma linguagem simples, aborda conceitos e fórmulas matemáticas com explicações claras.

3. Formação Aeronáutica – 50 Dicas de Aviação (Alexandre Sales Thamaro)

Alexandre Sales é piloto, blogueiro, youtuber, podcaster, professor e escritor. Ele lidera o Canal Piloto e escreveu seu primeiro livro, “Formação Aeronáutica – 50 dicas de Aviação”, publicado pela editora Bianch.

A ideia do livro surgiu a partir das inúmeras perguntas que Alexandre recebia diariamente em seu e-mail e nos comentários dos seus posts no blog, com dúvidas sobre o início da carreira de piloto, enviadas pelos iniciantes na aviação e por aqueles interessados no tema.

No livro, o autor vai responder as 50 perguntas mais comuns que já recebeu ao longo dos anos em que está à frente do blog. Os temas abordados partem da estrutura básica inicial para a formação e passam por orientações sobre treinamentos práticos, questões sobre saúde e idade até a entrada no mercado de trabalho.

Livro recomendadíssimo para os iniciantes e apaixonadas pela aviação, pode ser considerado um guia para os primeiros passos daqueles que desejam voar mais alto.

4. Conexão Wright-Santos Dumont (Salvador Nogueira)

O mais famoso e antigo debate sobre a paternidade da aviação é tratado nesse livro. No Brasil, o pai da aviação é Santos Dumont, mas nos EUA e em outros lugares do mundo os pais são os irmãos Wright. Salvador Nogueira aborda a questão sem tomar partido e apresenta, com honra, as conquistas de cada um desses aviadores.

Esse livro sobre aviação foi criado a partir de uma extensa pesquisa sobre a invenção do avião, no qual o autor apresenta diversas curiosidades, como a diferença das máquinas utilizadas, os primeiros recordes de permanência em voo e os meios usados por cada um.

O autor procura desfazer a polêmica e mostrar que o resultado foi fruto dos esforços não apenas de uma pessoa, mas de vários cientistas, pesquisadores e inventores que estavam envolvidos na tarefa de construir uma máquina mais pesada que o ar e fosse capaz de voar.

5. Voo noturno (Antoine de Saint-Exupéry)

Essa é uma obra de ficção sobre a aviação escrita em 1931 pelo aviador Antoine de Saint-Exupéry. O autor ficou famoso pela obra “O Pequeno Príncipe”. Em “Voo Noturno”, a história é real, sobre a época de ascensão da aviação em que a Aéropostale inaugurava os voos noturnos para encurtar os prazos de entrega dos correios.

Um romance que traz relatos das tensões e dos desafios vividos por alguns pilotos que, corajosamente, encararam os voos noturnos, comandados pelo diretor da Aéropostale em um período de poucos recursos técnicos, mas que se mostraram comprometidos com a paixão por voar.

Um dos livros sobre aviação para inspirar, encorajar e promover a mágica de voar, narrando histórias que trazem reflexão sobre liderança, humanidade e coisas realmente importantes na vida.

6. Caixa Preta (Ivan Sant’Anna)

Ivan Sant’Anna é autor desse livro que traz o relato de três acidentes aéreos que fazem parte da história da aviação brasileira: o Boeing 707 que faria o voo Rio de Janeiro-Orly, na França, a ponte aérea Brasília-Belo Horizonte-Rio e o avião perdido entre Marabá-Belém das companhias aéreas VASP e VARIG.

Os relatos de Ivan são ricos em detalhes e expressam com clareza, sensibilidade e leveza os conflitos e medos dos passageiros e da tripulação. Um livro que reuniu vasta quantidade de pesquisa, documentos, laudos, cartas e telefonemas para reconstruir esses acidentes aéreos com maestria e emoção.

Conhecer mais sobre a indústria aeronáutica é importante para quem deseja ingressar nesse mercado. Por isso, essa lista conta com títulos essenciais e incluem desde assuntos técnicos, fatos históricos, relatos informativos até aqueles com tons mais leves e divertidos.

Se você se interessa em aprender e aumentar o seu conhecimento sobre essa área, não deixe de conhecer os livros sobre aviação técnicos da Bianch. São excelentes títulos para completar sua biblioteca!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Avatar
    Responder Luis Lara janeiro 9, 2019 at 8:13 pm

    Parabéns senhores,por este blog,interessante,útil e apaixonante.Nós que somos apaixonados pela aviação agradecemos.

  • Avatar
    Responder Jorge Marcelo e Silva Cerveira fevereiro 18, 2019 at 5:05 pm

    Sou spenas um velho entusiasta , mas, estou encantado com o trabalho de vcs.
    Genial.
    Parabens.

    • Bianch
      Responder Bianch fevereiro 18, 2019 at 8:37 pm

      Olá muito obrigado Jorge! Um abraço!

    Deixe um comentário