historia-dos-uniformes-de-pilotos-e-comissarios

A História dos Uniformes de Pilotos e Comissários?

Você já parou para pensar qual é a história dos uniformes de pilotos e comissários?

Estes profissionais são indispensáveis em qualquer voo comercial, essenciais para que a viagem seja tranquila e segura. São profissionais que definem a aviação, com uniformes facilmente reconhecíveis em todo o mundo.

Então, se você tem uma curiosidade em saber de onde surgiram os uniformes de pilotos e comissários, confira o post e descubra!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Histórico dos uniformes de Pilotos

Para entender a história por trás dos uniformes dos pilotos e comissários, é preciso voltar ao início da aviação comercial. Esta cresceu por conta da Primeira Guerra Mundial, já que após experimentar o potencial destas máquinas em combate, a evolução natural foi usá-la para transporte de civis.

Logo, os uniformes nos primeiros aviões de passageiros não eram muito diferentes dos de combate. As roupas eram focadas nos aspectos mais práticos da aviação. Por exemplo, eram usadas jaquetas com grandes bolsos, para ajudar a guardar materiais como mapas. Os lenços no pescoço, teoricamente serviriam para ajudar a combater o vento no cockpit.

Naturalmente, estas roupas não faziam muito sentido na aviação civil. Porém, como grande parte dos pilotos originais eram ex-militares e estes eram os únicos uniformes que eles conheciam, a adoção foi um processo bem natural.

Contudo, ao longo dos anos, as empresas perceberam um grande problema. Um piloto que está vestido para a guerra não gera muita confiança e segurança nos passageiros, não é mesmo? Com base nisso, começaram a ocorrer mudanças nos uniformes.

A primeira ideia, era procurar um visual mais sofisticado. Afinal, o início da aviação era ainda mais elitizado. Então, na busca por algo mais “chique” e sem perder o DNA militar, a inspiração veio através dos oficiais da marinha. Parecia uma combinação perfeita, bem sofisticada, imponente e que transmitia bastante respeito.

Por isso, os comandantes se vestiam como capitães, com quepes adornados nas viseiras. Os copilotos se vestiam como os primeiros-oficiais. Até hoje esse padrão é seguido, inclusive com a insígnia que denota as funções do capitão e do copiloto. Por exemplo, capitães de aeronaves de grande porte têm berimbelas de 4 listras nos ombros e os copilotos têm 3, seguindo a hierarquia da marinha.

Os uniformes dos Comissários de Bordo

Enquanto os pilotos mantiveram o um padrão de vestimenta que ainda referencia vestes militares, o uniforme dos comissários foi o que sofreu mais mudanças. Atualmente, estes profissionais assumem o caráter da empresa, refletindo seus valores.

Com a proliferação de companhias “low-cost” por exemplo, o uniforme dos comissários é mais voltado para um aspecto minimalista. Já as empresas que têm um serviço mais “premium” trazem a elegância como sua principal característica. Empresas que tem um aspecto regional mais forte, apostam na individualidade e refletem isso no uniforme, com peças únicas.

Esta preocupação com a roupa dos comissários começou nos anos 50 e 60. Na época, as “aeromoças”, eram selecionadas de acordo com a sua beleza. Existia um padrão adotado e isso se refletia no uniforme e na maquiagem usada. Ao longo dos anos, estes padrões foram caindo e as empresas focaram em promover as marcas, de acordo com as suas características, como vimos acima.

A história dos uniformes dos pilotos e comissários é muito interessante, trazendo até alguns conceitos de marketing e reforço de marca. Então, se quiser conhecer mais sobre os produtos de aviação visite a Bianch Pilot Shop, a maior loja de aviação do Brasil!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.