Economia e Mercado

Quais profissões existem na aviação além de pilotos e comissários?

03/09/2019
profissoes-na-aviacao

Quando se fala em profissões na aviação, as primeiras que costumam vir à mente são as de piloto e comissário de bordo. Estes profissionais têm papéis fundamentais e são alguns dos responsáveis pela boa condução e segurança dos voos, mas não são os únicos.

Existem muitas possibilidades de campos de atuação no mercado da aviação. Se você tem interesse em trabalhar nesse setor mas não se identifica com os cargos mais famosos, confira essa lista de  que elaboramos — Quem sabe sua próxima profissão está nela! 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Controlador de tráfego aéreo

Assim como existem profissionais para controlar o trânsito em rodovias e estradas — chamados  de agentes de trânsito — há também os controladores de tráfego aéreo, que tem funções similares só que, ao invés de carros, organizam o trânsito de aviões e helicópteros.

O controlador de tráfego aéreo é o agente responsável por gerenciar as aeronaves, tanto no espaço aéreo como nas pistas e aeroportos, de modo a evitar acidentes e manter o trânsito de aeronaves ordenado e seguro.

Geralmente esses profissionais mantém contato com os pilotos e copilotos de uma aeronave, com o objetivo de orientá-los.

Mecânico de aeronaves

O mecânico de aeronaves é o profissional encarregado da manutenção e conserto de equipamentos ou sistemas de um avião ou helicóptero, para garantir que eles operem sem qualquer contratempo e de forma segura.

Geralmente, o mecânico de aeronaves opera em solo,  fazendo verificações de rotina, consertando equipamentos danificados, entre diversas outras funções, sempre com o objetivo de manter todo o maquinário em perfeito funcionamento.

Engenheiro Aeronáutico

Esta é uma opção para os que buscam uma opção de formação em ensino superior voltado para o mercado da aviação. Uma figura importante da aviação mundial graduada neste curso é Ozires Silva, fundador da Embraer. Quem escolhe seguir por esse caminho passa por uma intensa formação teórica e prática, que aborda conceitos complexos das ciências aeronáuticas.

Esse profissional pode atuar no desenvolvimento, aprimoramento e manutenção de aeronaves, tanto no que se refere a suas estruturas físicas como em seus sistemas de controle por exemplo. Vale lembrar que engenheiros aeronáuticos não estão necessariamente restritos a aviões, podendo trabalhar também com helicópteros, planadores ou até mesmo foguetes, entre diversos outros tipos de aeronaves. Tudo depende dos conhecimentos e das especializações estudadas pelo profissional.

Atendimento em solo

Uma outra opção de profissão é o atendimento em solo. Não são apenas os comissários de bordo que brilham em atendimentos aos passageiros. Existem também aqueles que dão o seu melhor para garantir ordem, organização e agilidade no atendimento aos clientes das companhias dentro dos aeroportos.

Cabe a estes profissionais atuar de modo a sanar dúvidas e garantir que os clientes embarquem na aeronave de modo seguro e ágil.

 

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário