Como-ficou-antonov

Antonov An-225: saiba como ficou o maior avião do mundo

Tempo de leitura 2 min

O Antonov An-225 agora só existe na memória dos fãs de aviação, uma notícia triste para todo o mundo. O maior avião do mundo foi atacado pelo exército russo, na recente guerra iniciada contra a Ucrânia, produtora da lendária aeronave.

O ataque ao aeroporto de Hostomel acabou sendo sentido por toda a comunidade aviária do mundo, afinal, o lendário Antonov An-225 estava por lá. Para conferir o estado atual em que o avião se encontra, confira o artigo onde falamos mais sobre ele!

Antonov – OMaior avião do mundo agora está no passado

O Antonov An-225, também conhecido por ser o maior avião do mundo, agora existe apenas na memória dos fãs de aviação. A aeronave foi destruída pelo exército russo, em decorrência da recente guerra travada contra a Ucrânia.

O gigante da aviação foi incendiado após o exército russo conseguir vencer uma batalha na guerra. As imagens da destruição foram compartilhadas por uma TV estatal russa, que mostrava o Antonov-225 Mriya aos cacos, totalmente irreconhecível.

O avião foi encontrado no aeroporto de Hostomel, próximo a Kiev, capital da Ucrânia, país que tenta se defender dos russos. Infelizmente, o avião não resistiu ao incêndio na região, e acabou perecendo, restando agora, apenas a sua carcaça.

O nome “Mriya”, que batiza a nave, em ucraniano, significa “sonho”, e, por mais que seja curioso, antes, foi criado para servir o exército russo. Isso porque, ele foi fabricado para que levasse o Energia, ônibus espacial soviético, para o espaço, apesar disso não ter acontecido.

A nave fez o seu primeiro voo ainda em 21 de dezembro de 1988, 3 anos antes da dissolução da União Soviética, e nunca cumpriu com seu propósito. Apesar disso, fez diversos voos ao redor do mundo, já visitando, inclusive, o Brasil.

O avião ucraniano era famoso no mundo todo, afinal, seu tamanho era destacável até mesmo entre outras grandes aeronaves. O Antonov contava com 18,2 metros de altura, o que já demonstra que a sua estatura é muito maior do que o comum.

Além disso, sua envergadura, alcançava 88,40 metros, a maior do mundo nesse sentido. A distância entre uma ponta e outra do avião era tão grande, que seria o equivalente ao tamanho de um prédio de 29 andares, tamanha sua grandiosidade.

Outro ponto de destaque sobre a aeronave é o seu comprimento, que chegava a ter 84 metros. Todo esse tamanho também era acompanhado de muita rapidez, afinal, sua capacidade de velocidade de cruzeiro chegava a até 800 quilômetros por hora.

Apesar de todo o tamanho, sua existência agora fica no passado. Ao serem questionados sobre uma possível reconstrução no futuro, a estatal Ukroboronprom, da Ucrânia, fabricante de armas, alegou que a sua reparação necessitaria de um valor astronômico para acontecer.

Como-ficou-antonov
Como-ficou-antonov

Basicamente, seria necessário gastar cerca de US$ 3 bilhões para fazer com que o avião voltasse a voar. Por conta de todo esse valor, é bem improvável que essa reparação aconteça, logo, possivelmente, não veremos mais o Antonov no ar.


Gostou deste post sobre o Antonov ? Visite nosso site agora mesmo!

Aproveite e nos siga nas redes sociai no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.

E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.