avioes-autonomos

Aviões Autônomos: Conheça as Empresas que Mais Investem nessa Tecnologia

Tempo de leitura 3 min

Até pouco tempo, aviões autônomos (sem a necessidade de piloto e copiloto) eram apenas vistos em filmes de ficção científica. Mas você sabia que essa realidade mudou? Hoje, existem empresas dedicadas a garantir que os aviões operem sem precisar necessariamente de um piloto. Como exemplo, podemos destacar a startup Xwing, que já realizou diversas decolagens usando um avião autônomo.

Tendo ciência de que esse é um assunto interessante para muitas pessoas ligadas à área de aviação, elaboramos este conteúdo para apresentar as empresas que mais investem nessa nova tecnologia. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Embraer

Já há muitos, a Embraer é referência no que diz respeito à inovação. A empresa está sempre buscando investir em soluções criativas e inovadoras, que sejam capazes de trazer maior desenvolvimento para a sociedade e, especificamente, para seu setor de atuação: a aviação.

Nesse sentido, podemos destacar que a Embraer vem investindo significativamente em inteligência artificial com o objetivo de criar um avião que seja capaz de se autogerenciar, armazenando, por exemplo, dados obtidos durante os voos e os transmitindo para a base de apoio. Além disso, a empresa vem investindo em um avião que seja capaz de decolar e pousar sem a necessidade dos comandos de um piloto.

Vale acrescentar que a empresa já realizou, em 2019, um teste em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo e a Startup Motora, na fase de taxiamento em solo de uma aeronave autônoma. No entanto, a Embraer  acredita que ainda há muito a ser feito com relação a essa inovação, como, por exemplo, resolver a questão regulatória, que envolve a segurança dos voos.

Reliable Robotics

Outra empresa importante que vem se destacando com relação ao investimento em tecnologia da aviação autônoma é a Reliable Robotics. Nessa direção, cabe destacar que ela, em 24 de setembro de 2019, coordenou uma operação de um Cessna 172 que taxiou pela pista de um pequeno aeroporto localizado na Califórnia. O pequeno avião decolou, voou por 15 minutos, retornou e pousou sem a presença de um piloto a bordo.

equenta black friday

A startup Reliable Robotics é da Tesla Motor, que é referência na produção de motores elétricos de alto desempenho. Ambas as empresas são comandadas por Elon Musk, bilionário que tem investido fortemente em voos-teste de aeronaves autônomas. Já foram mais de 50 voos-teste, segundo o site Flight Global.

Força Aérea dos Estados Unidos

Embora não se trate necessariamente de uma empresa, mas de um órgão da administração pública americana, cabe destacar que a Força Aérea dos Estados Unidos também tem sua cota de investimento em aviões autônomos. O órgão, segundo o portal AeroFlap, planeja produzir um avião totalmente independente, que possa ganhar combate ar-ar contra um caça tripulado.

Ainda de acordo com esse portal, a Força Aérea dos Estados Unidos planeja realizar o primeiro teste do avião autônomo em julho deste ano de 2021.

Como se pode visualizar, há tanto empresas como um órgão público de olho em aviões autônomos, o que significa dizer que essa tecnologia tem chamado a atenção do mercado e da administração pública.

Para ler mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar as publicações aqui em nosso blog. Estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos. Aproveite!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.