Dicas da Aviação

Como baixar cartas de voo?

novembro 8, 2018
cartas de voo
Tempo de leitura 3 min

Esta é uma das grandes dúvidas dos que estão iniciando no mundo da aviação. Seja como estudante, piloto ou em simuladores de voo, como baixar  cartas de voo?

A algum tempo o processo de obtenção das cartas aeronáuticas era extremamente complicado e burocrático. Todo o processo era feito através da Pame (Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro). Com um processo extremamente burocrático e demorado para se obter as cartas de voo. Já a alguns anos as cartas estão disponíveis para download. No entanto, apenas em 2018 ele se tornou mais simples e intuitivo, mesmo assim ainda gera uma série de dúvidas que vamos esclarecer neste post.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como baixar as cartas no Aisweb?

O primeiro passo é acessar o endereço www.aisweb.aer.mil.br, em seguida passando o mouse em cima de Cartas, você vai ver 3 opções de opções de cartas conforme imagem abaixo.

A primeira são as cartas de Aeródromos e TMAs. Você pode fazer a busca aqui pelo Código Icao, pelo Tipo de Carta, pelo Nome da Carta ou fazer uma pesquisa simples, caso não saiba o Código Icao da Carta. Quando abrimos a página ela mostra apenas as cartas mais recentes (para carregar mais rápido). Caso deseje fazer a busca simples, primeiro clique em procurar. Assim serão carregadas todas as quase 2000 cartas existente.

Em seguida, assim que localizar as cartas que deseja baixar, você pode baixar uma por uma clicando no símbolo a direita, ou selecionar as cartas que deseja e baixar todas de uma vez, clicando em “Baixar Cartas Selecionadas” conforme imagem abaixo.

Lembrando sempre que para alguns aeródromos você terá uma grande quantidade de cartas para baixar. Então pode filtra-las em “Tipo” no menu superior, aqui você pode buscar por diversos tipos de cartas.

A segunda opção no menu são as Cartas de Rota, aqui temos uma divisão entre as cartas de Baixa (Low) e as de Alta (High). Sendo que elas vão da numeração 1 a 9, de acordo com as regiões do Brasil.

A terceira opção de cartas de voo se refere as Cartas Visuais, recomendadas justamente para quem deseja fazer voos visuais. Aqui você encontra as famosas Cartas Wac e as REAs (Rotas Especiais de Aeronaves).

Posso imprimir as cartas?

Sim, a legislação vigente permite que as cartas sejam impressas, desde que respeitem as proporções e dimensões reais dos arquivos. Papel offset com gramatura entre 75g e 200g e impressão com no mínimo 200 dpi.

Devido ao fato de algumas cartas terem dimensões muito grandes, chegando a quase 1 metro de largura. Não é muito fácil encontrar um local para impressão, sendo assim você pode adquiri-las em uma Pilot Shop de sua preferência.

Nossa sugestão é que quando for fazer um voo você tenha a carta impressa junto com a carta na versão digital, pois caso você tenha algum problema com o seu dispositivo eletrônico, é sempre bom ter um backup impresso. Você encontra as principais cartas de voo na Bianch, acessando este link.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Responder 6 livros sobre aviação que você precisa conhecer - novembro 29, 2018 at 6:35 pm

    […] lista conta com títulos essenciais e incluem desde assuntos técnicos, fatos históricos, relatos informativos até aqueles com tons mais leves e […]

  • Avatar
    Responder MAURICIO PANTALENA março 6, 2019 at 8:29 pm

    Boa tarde! Qual o tamanho para impressão da carta WAC? Não encontrei esta informação no arquivo. Obrigado.

    • Bianch
      Responder Bianch março 8, 2019 at 2:31 pm

      Olá Mauricio tudo bem?
      O tamanho varia um pouco, para saber certinho precisa importar em um software de edição de imagem para medir.
      Elas variam em milimetro e isso faz toda a diferença na escala.

      Abraços!

    Deixe um comentário