como-estudar-sozinho

Como Estudar Sozinho em Casa

Imagine a seguinte situação: você reserva o seu final de semana para estudar sozinho em casa, mas chega ao domingo à noite se sentindo frustrado por ter procrastinado o final de semana todo. Isso soa familiar?

Estudar por conta exige muita determinação, perseverança e disciplina. Entretanto, há um outro ingrediente, que faz toda a diferença, que muitas pessoas acabam esquecendo: a organização.

Veja neste artigo, algumas técnicas de organização que farão você colocar os seus estudos em dia.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Defina objetivos de estudos

Essa etapa é fundamental para que você consiga sentir que o seu dever foi cumprido. Cada indivíduo é responsável por definir seus próprios objetivos, mas vamos lhe dar um exemplo prático.

Continuando com o caso citado no início do texto sobre estudar aos finais de semanas, suponha  que no sábado você decidiu estudar sobre Meteorologia e Regulamentos de Tráfego Aéreo — vale lembrar que dentro destas matérias amplas, você pode criar subdivisões para ficar ainda mais organizado — e no domingo revisar o conteúdo do dia anterior e praticar alguns procedimentos de voo no simulador.

Agora, quando você finalizar os estudos propostos para cada um dos dias, poderá utilizar o resto do dia inteiro para lazer, sem peso na consciência, pois já cumpriu com seus objetivos diários.

Ao invés de estipular matérias, você pode estabelecer intervalos de tempo que serão totalmente dedicados ao estudo. A escolha é sua, e vale testar diversas formas para descobrir qual funciona melhor para você!

Lembre-se que o descanso é uma parte essencial do aprendizado. É dormindo que nós fixamos o conteúdo estudado durante o dia.

Técnica do Pomodoro

É bem comum perdermos a concentração depois de um certo tempo de foco. Estudos já comprovaram isso. Uma ótima forma de adequar os estudos a essa característica humana é a chamada técnica do Pomodoro, que promete aumentar sua produtividade e seus níveis de concentração.

A técnica do Pomodoro funciona da seguinte forma: a cada 25 minutos de estudo, dê 5 minutos de pausa. Você pode fazer o que quiser em sua pausa, como acessar seu celular ou fazer um lanche.

Logo após a pausa, volte imediatamente para os estudos. A cada 4 etapas de 25 minutos, é sugerido fazer uma pausa maior, de 15 minutos. Vale ressaltar que estes valores são apenas uma recomendação. Caso você perceba que é mais produtivo com 50 minutos de estudo e 10 de pausa por exemplo, fique a vontade para alterar seu cronômetro de acordo.

É importante que durante os períodos de estudo, você se mantenha o mais focado possível! Isso inclui celular no silencioso em outro cômodo da casa, nada de redes sociais ou conversas paralelas. Todas estas distrações pertencem aos momentos de pausa, ou a quando terminar os afazeres do dia.

Entenda a sua melhor forma de aprendizado

Você sabia tem algumas formas em que você aprende com mais facilidade do que outras? Existem pessoas que têm a memória visual mais aguçada e por isso, quando leem livros, assistem vídeo aulas e/ou fazem resumos ilustrados, conseguem facilmente absorver grande parte do conteúdo.

Já outras, gostam ler textos em voz alta, ouvir audiobooks e/ou falar sobre a matéria para gravarem melhor os aprendizados. Uma das táticas pode ser ensinar na frente do espelho sobre o que aprendeu ou até para um amigo ou familiar.

Ainda existem aquelas pessoas que só aprendem mesmo quando escrevem, e por isso focam na produção de mapas mentais e resumos da matéria, escrito a punho, para facilitar a aquisição do conhecimento.

E tem aqueles que precisam ouvir alguém falando sobre o assunto. Esses podem usar áudio books, vídeos, palestras ou aulas com professores falando sobre as matérias.

O ponto aqui é você observar quais são as formas de estudo que se mostram mais eficazes para você, e focar principalmente nelas. Observe durante a sua vida inteira qual sempre foi o seu formato preferido de aprender coisas novas e adapte à sua rotina de estudo de acordo com as suas preferências.

Se você busca materiais de qualidade no ramo da aviação para estudar em casa, encontre no nosso site uma gama de produtos que serão essenciais para a aquisição de novos conhecimentos.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.